Vidroplano
Vidroplano

Consultoria da Abravidro agora tem versão online

24/01/2024 - 18h34

Uma das grandes bandeiras da Abravidro é a certificação do vidro temperado – há mais de duas décadas a entidade mantém convênios com Organismos de Certificação de Produto (OCP) para fomentar esse processo. Agora, uma novidade pode ajudar ainda mais as processadoras de todo o Brasil a obter a chancela do Inmetro: a consultoria oferecida pela Abravidro sobre o tema passa a contar com uma versão online.

O que é
A Consultoria Certificação Abravidro é uma assessoria na preparação da empresa para a auditoria do Inmetro. O consultor Edweiss Silva visita a processadora para avaliar os processos produtivos e indicar quais melhorias e adequações devem ser implementadas, incluindo etapas como: análise do negócio; diagnóstico e orientações; gestão estratégica; mapeamento dos processos; plano de ações; gestão da informação; controle de produtos; identificação e rastreabilidade; e atividades pós-entrega, entre outros tópicos.

“A consultoria é uma etapa opcional. No entanto, a agilidade que ela gera na conquista da certificação faz toda a diferença”, afirma Ed. Assim, a partir deste mês, as beneficiadoras interessadas nesse serviço têm à disposição uma versão online.

Como funciona
A consultoria remota se dá pela plataforma da Tecno Quali, empresa de tecnologia especializada em sistemas para certificação. Por meio do site, é possível acessar as informações necessárias para a implantação de todo o sistema de gestão para certificação, com suporte via abertura de chamados.

  • Após a contratação, a processadora receberá um link para cadastro de usuário e senha;
  • A plataforma produzirá um cronograma com o passo a passo de como a certificação será conduzida;
  • Para cada etapa, o usuário terá as informações detalhadas e um painel de tarefas a serem realizadas;
  • Todas as informações disponíveis na consultoria presencial estarão presentes nessa plataforma, com a vantagem de serem acessadas a qualquer momento do dia.

“Uma grande vantagem da versão remota é que a empresa obterá todo o conhecimento e ainda terá redução nos custos, uma vez que não terá despesas de transporte e hospedagem”, avalia o consultor. “Além disso, tem a maior agilidade para o início e conclusão do projeto, pois não depende de agenda disponível dos envolvidos.”

Importante: as empresas associadas à Abravidro têm desconto exclusivo na consultoria, seja presencial ou remota.

Quais as vantagens da certificação?

  • Implementação de melhorias no processo, resultando em maior controle dos procedimentos e menos desperdícios e retrabalhos;
  • Permissão para colocar o selo com as logomarcas do Inmetro e do OCP nos produtos certificados;
  • Proteção jurídica contra reclamações;
  • Possibilidade de atender mercados que exigem padrão de segurança atestado.

Atenção às mudanças na certificação
Como visto na edição passada de O Vidroplano, a Portaria nº 491, do Inmetro, publicada em 1º de dezembro de 2023, substituiu a Portaria nº 327, de 2007, estabelecendo novos critérios e procedimentos para a certificação do temperado. Na edição de dezembro de 2023 de O Vidroplano, nossa equipe preparou uma matéria mostrando boa parte das alterações e como isso impactará as processadoras. Agora, voltamos ao assunto para apresentar mais algumas mudanças relevantes.

Como a portaria faz referência aos Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP), do Inmetro, o modo de as empresas tratarem reclamações de clientes passa a incluir:

  • A disponibilização de um meio de contato para que o cliente possa comunicar uma reclamação;
  • Deve ser informado ao cliente o código ou número de protocolo da reclamação, para posterior acompanhamento;
  • Deve haver indicação formal de pessoa ou equipe capacitada e com liberdade para fazer o atendimento;
  • A empresa tem prazo de quinze dias para responder ao Inmetro, no caso de reclamações por intermédio da instituição.

“Todas as empresas certificadas devem atualizar seus procedimentos, de acordo com as mudanças na portaria, para sua próxima auditoria de manutenção. Isso pode ser feito usando a consultoria online“, conta Ed.

Este texto foi originalmente publicado na edição 613 (janeiro de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: romul014/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters