Vidroplano
Vidroplano

Custo x investimento

19/08/2019 - 13h57

Escrito por Eunice Vitiello

Custo e investimento não são a mesma coisa. No entanto, é muito comum confundi-los, principalmente na hora de precificar ou decidir sobre uma compra. É importante todo gestor ou empreendedor criar uma planilha para visualizar as movimentações da sua empresa ou mesmo ter um sistema que faça isso — existem muitos disponíveis no mercado. Nessa visão, é preciso ter claro o quanto de dinheiro entra na empresa, o custo para a produção do produto ou realização de um serviço, os encargos e, somente ao final, o lucro do sócio.

Custos
Envolvem a aquisição do consumidor, compra de matéria-prima, materiais de consumo e de apoio, salários, contas de água, luz, telefone, aluguel, deslocamentos, transporte, hospedagem e viagens — tudo que incide diretamente sobre o preço do produto, podendo variar de acordo com o setor.

Investimentos
É tudo aquilo que irá gerar receita, melhorar o desempenho, diminuir custos, atrair novos clientes e manter os talentos na empresa. Fazem parte deles: maquinários, softwares, aplicativos, cursos, equipamentos de tecnologia, Internet, sistemas de logística, divulgação, eventos, conteúdos e ações de relacionamento.

Resultados
E como se calcula isso? De forma geral, depois de alocar as receitas, deduzimos os custos. A partir do primeiro resultado, avaliamos a inclusão dos investimentos, tendo em mente o tempo de retorno desse valor. Após a dedução dos investimentos, temos o valor do caixa, uma parcela reservada para outras movimentações, que evita a recorrência a bancos, algo que pode gerar endividamento. O terceiro valor é o lucro, de onde você vislumbra sua retirada, que pode variar a cada mês. Com esses cálculos, você será capaz de ver claramente o panorama da sua empresa, evitando surpresas e falta de recursos.

Eunice Vitiello
é sócia-proprietária da Imprenditore Gestão Estratégica Empresarial e atua como estrategista em gestão de negócios, marketing e planejamento estratégico.

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters