Vidroplano
Vidroplano

De olho no espaço

03/08/2023 - 12h41

Ao longo dos séculos, o vidro tem papel fundamental na tarefa humana de entender o universo. Os principais tipos de telescópios, a mais importante ferramenta para se observar o espaço, são feitos com nosso material:

  • Refratores
    São os modelos mais antigos, tendo sido estudados pelo astrônomo italiano Galileu Galilei no século 16. Eles são feitos com lentes planas e convexas de vidro (chamadas de oculares e objetivas), posicionadas de modo a captar a luz dos objetos celestes a serem observados e transformá-la em uma imagem visível aos olhos humanos. Os telescópios refratores podem ser encontrados em estruturas terrestres de pequeno porte – como os presentes em planetários, por exemplo.
  • Refletores
    Mais modernos, foram desenvolvidos inicialmente pelo físico britânico Isaac Newton. São produzidos com espelhos, material mais leve que o vidro, o que permite que esses telescópios sejam enviados para a órbita terrestre. Os mais célebres exemplares são o Hubble e o James Webb, famosos por nos mostrarem imagens de locais longínquos do universo. Este último conta com um espelho primário côncavo de 6,5 m de largura e dezoito espelhos hexagonais menores.

Este texto foi originalmente publicado na edição 607 (julho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: pongpinun/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters