Vidroplano
Vidroplano

Desafios de gestão em empresas familiares

19/06/2018 - 12h00

Escrito por Flávio Paim

Empresas familiares são a base do empreendedorismo ao redor do mundo. Porém, no Brasil, com frequência a expressão é usada de maneira pejorativa, associando a companhia em questão à falta de profissionalismo. Atribuir ao controle familiar a origem de todos os problemas é uma prática simplista e distante da realidade. Alguns desafios encontrados derivam da estreita ligação entre a atividade do negócio e a vida de seus administradores, incluindo:

– Conflito de interesses;
– Disputas de poder;
– Divergências quanto a capacidades e aptidões para o exercício de funções;
– Conflitos com sócios, gestores e colaboradores que não são membros da família;
– Divergências sobre definições financeiras do negócio;
– Dúvidas e dificuldades no planejamento sucessório.

Gerir processos, negócios, marketing, vendas, finanças, inovação e pessoas não são tarefas triviais. A má condução de qualquer um pode levar à decadência completa. Porém, grandes companhias mundiais permanecem fazendo sucesso com a presença das famílias controladoras: Walton, Porsche, Ford. Exemplos similares podem ser encontrados em organizações brasileiras, como Itaú, Rede Globo e Magazine Luiza.

Por isso, quando estiver à frente de um empreendimento familiar, não se esqueça:

– Cada negócio é único. É natural que a empresa enfrente desafios em momentos e intensidades diferentes;
– Em todos os exemplos, um modelo de governança estruturado de maneira profissional promoverá o desenvolvimento da gestão;
– O modelo escolhido deve auxiliar dirigentes e colaboradores no entendimento de tudo que é previsível e controlável, para que a tomada de decisão seja correta e assertiva, diminuindo assim o risco de erro por meio de ações precipitadas.

Flávio PaimFlávio Paim
Administrador e consultor empresarial, possui MBA em marketing e sólida experiência nas áreas de gestão e comercial.

Este texto foi originalmente publicado na edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters