Vidroplano
Vidroplano

Dicas para a instalação adequada de boxes de banheiro

19/09/2019 - 10h19

O trabalho com boxes de banheiro é certamente um dos mais procurados — se não o primeiro da lista — pelos clientes de qualquer vidraçaria. Para garantir um serviço bem feito, informações não faltam: há uma norma técnica com as orientações para um serviço que garanta a segurança e a qualidade do sistema e cursos para a instalação são frequentemente disponibilizados em várias partes do País. O Vidroplano apresenta conselhos de especialistas nessa atividade e as principais determinações técnicas para sua realização.

Oportunidade de ouro

Segundo Ricardo Câmara, diretor e instrutor na Central do Vidraceiro, a aplicação de um boxe não é só a mais procurada nas vidraçarias, mas também a porta de entrada para fazer depois outros trabalhos para o mesmo cliente. “Como instalar um boxe é o mesmo que realizar um grande sonho para o comprador, é importante que sejamos lembrados por esse momento. Por isso, faça sempre o seu melhor.”

Os cuidados que o vidraceiro deve tomar começam ainda na venda do produto. “A primeira etapa é saber exatamente em que lugar o item, trilho, guia e ferragens serão instalados”, explica Sérgio Reino Júnior, professor do Curso de Vidraceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Paulo. Também é importante informar-se onde passa a tubulação de água no banheiro, para evitar furos em canos.

Que vidro usar?

close up of Shower box in the bathroom
A resposta está na NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. Conforme a norma, há três tipos que podem ser utilizados:

Temperado: esse vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido. Isso faz com que a peça se torne até cinco vezes mais forte e, ao quebrar, seja fragmentada em pedaços pequenos;
Laminado: composto por duas ou mais peças de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias (interlayer). Em caso de quebra, os cacos ficam presos nessa camada, evitando ferimentos;
Temperado com película de segurança: nesse caso, o temperado recebe uma película de segurança que deve ser aplicada antes da instalação do vidro. A peça inteira deve receber o filme, inclusive a que ficará presa na estrutura. O fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta. Além disso, os fragmentos devem permanecer presos à estrutura por pelo menos duas horas após a quebra.

Tipos de boxe

Segundo Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro, os modelos mais comuns no mercado são:

Frontal de correr
– Com duas folhas (uma fixa e uma móvel);
– Com três folhas (duas fixas e uma móvel);
– Com quatro folhas (duas fixas e duas móveis);

De canto em “L” com portas de correr (duas folhas fixas e duas móveis);

Frontal pivotante, com dobradiças (pode ter apenas uma porta de vidro, com ou sem transpasse, ou ter também folhas fixas).

box
É possível encontrar outros tipos de sistema, com diferentes ferragens, tamanhos ou abertura do vão. Mas não se preocupe em conhecer um por um: “O que muda é o projeto. As etapas de instalação são bastante parecidas”, comenta Sérgio Reino Júnior, do Senai.

Atenção: a NBR 14207 indica que o vidro precisa ter o nome ou logomarca de seu fabricante. Além disso, o boxe também deve identificar a empresa responsável por sua instalação.

O passo a passo da montagem

– Verificação das medidas do vão e do produto;
– Forração de todo o ambiente (para que não haja nenhuma avaria durante a instalação);
– Organização de espaço na área externa para corte dos perfis (evitando barulho e sujeira no local);
– Corte dos perfis de acordo com as dimensões do vão;
– Limpeza do vão com álcool isopropilico (para garantir a melhor aderência na hora da vedação);
– Instalação dos primeiros perfis ou ferragens (como dobradiças) utilizando prumo e nível a laser;
– Aplicação dos batedores nos perfis;
– Encaixe dos vidros e roldanas no sistema;
– Vedação com silicone, borracha ou outro material que impeça a passagem da água para fora do boxe fechado;
– Checagem do funcionamento do sistema;
– Limpeza do ambiente.

vp_instalação-ferragens

Atenção: o vidro não pode entrar em contato com materiais duros que possam danificá-lo. Por isso, a NBR 14207 recomenda o uso de uma proteção intercalada, como calços de borracha ou buchas de plástico, entre o material e as peças metálicas ou alvenaria. Essa proteção precisa ser colocada em todos os furos e recortes do vidro e ser feita de materiais que não absorvam água e que não apodreçam.

vp_instalação-vidro

A norma informa ainda que o boxe deve sempre ser instalado por um profissional qualificado, que tenha recebido treinamento específico para a instalação desse produto — por isso, vidraceiro, garanta que sua equipe esteja sempre capacitada!

Não acaba na instalação!

Depois que o boxe for montado com sucesso, a NBR 14207 determina que o vidraceiro entregue ao cliente o manual de uso e conservação do produto. “Com o guia, o usuário final saberá a forma correta de uso e também poderá identificar possíveis problemas que venham a aparecer com o tempo”, orienta Sérgio, do Senai.

manual
Outro ponto essencial após a instalação é a orientação do consumidor para a importância da manutenção periódica a cada doze meses, conforme orientado pela norma. Além de informá-lo na hora, o vidraceiro pode anotar a data do serviço e telefonar quando o período da manutenção estiver próximo. “É de extrema responsabilidade que o vidraceiro informe ao cliente o momento correto em que deve ser feita a manutenção, enviando um comunicado formal para que ele se lembre desse procedimento”, aponta Ricardo. “Dessa maneira, o profissional ainda consegue manter um contato mais próximo com o comprador, podendo levar a vendas de outros produtos.”

Instalação nota 10!

Ricardo e Sérgio listam alguns cuidados que fazem toda a diferença no serviço com boxes de banheiro:

– Escolha de kits e ferragens de qualidade;
– Respeito às orientações dos fabricantes em relação à carga máxima suportada pelos componentes;
– Checagem e seguimento do passo a passo da instalação conforme estabelecido no projeto;
– Atenção especial na vedação, pois a grande função do boxe é impedir a passagem de água para fora dele;
– Boa fixação dos perfis e das ferragens do sistema.

De olho no boxe

vp_deolhonoboxe-site
Buscando ajudar a conscientizar os profissionais do setor sobre a importância da manutenção preventiva desse item, a Abravidro lançou, em 2016, a campanha De Olho no Boxe. Elaborada em parceria com grandes especialistas nesse sistema, traz informações variadas e importantes sobre o assunto, além de disponibilizar um modelo de guia, com o título Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro — material gratuito, ele pode ser baixado no seu computador, impresso e entregue aos clientes. Há duas versões do arquivo, uma fechada e outra editável, na qual o vidraceiro pode acrescentar suas próprias orientações.

A campanha contribuiu bastante para a disseminação de conhecimento no mercado vidreiro. Segundo Ricardo Câmara, a Central do Vidraceiro costuma orientar seus alunos a fazer o download do manual, imprimir duas vias para ambas as partes assinarem, com o vidraceiro guardando uma das cópias em seus arquivos. “Assim, fica claro que o cliente também tem responsabilidade em relação ao produto instalado, como salvaguarda contra pessoas que se recusam a fazer a manutenção prevista”, explica.

Sérgio Reino acrescenta que é comum encontrar colegas de profissão que dizem que, após o conhecimento da iniciativa, a visão deles em relação à instalação do boxe mudou para melhor. “A ação foi muito bem elaborada e traz as informações de forma objetiva”, comenta o professor do Senai.

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters