Vidroplano
Vidroplano

Diretora da Glasstec explica decisão de adiar evento para 2021

20/08/2020 - 10h26

Em abril, a Messe Düsseldorf, organizadora da Glasstec, tinha confirmado a realização da edição 2020 da feira para outubro, conforme cronograma original do evento. No entanto, com os cenários de pandemia cada vez mais imprecisos em diversos países pelo mundo, um comunicado, emitido em 26 de maio, anunciou o adiamento da feira para 15 a 18 junho de 2021. Para entender como essa decisão foi tomada, O Vidroplano conversou com Birgit Horn, diretora da Glasstec. Confira a seguir a entrevista.

A Glasstec foi um dos últimos eventos de porte mundial do setor vidreiro a anunciar seu adiamento. O que foi definitivo para vocês tomarem essa decisão?
Birgit Horn — Com certeza, não foi fácil para nós adiarmos a Glasstec, o principal ponto de encontro para todos os players da indústria do vidro. Por conta da atual situação do setor, juntamente com as incertezas a respeito das regulamentações de quarentena e deslocamentos nos mercados-alvos, decidimos, com respaldo de nosso conselho consultivo e dos parceiros envolvidos, adiá-la para junho de 2021. A Glasstec vive deste fator internacional: em 2018, 72% do público veio de fora da Alemanha, sendo 50% da Europa e 22% de outros continentes. Por isso mesmo, quisemos oferecer aos participantes a melhor situação possível para planejarem a visita com segurança.

glasstec2

 

Como as empresas reagiram a esse anúncio?
BH — Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, claro, também atingiram a indústria vidreira. Muitas companhias viram-se forçadas a reduzir seus investimentos, incluindo participações em feiras. Como resultado, houve alguns cancelamentos por parte de expositores já confirmados, mas também sinais positivos de outros. No entanto, após intensas discussões com essas empresas, tanto alemãs como estrangeiras, uma boa decisão foi tomada.

Voltando à questão multinacional e multicultural da Glasstec, cuja audiência é global: pode haver algum impacto nessa característica da feira na próxima edição?
BH — A Glasstec é a mais importante feira de nosso mercado. Ainda mais em tempos de crise, é especialmente importante oferecer às empresas uma plataforma para inovações e tendências. Assim, esperamos um alto nível de participação internacional por parte dos líderes dessa indústria. Ao mesmo tempo, estamos desenvolvendo diversos novos formatos digitais de interação para facilitar a troca de experiências entre profissionais, algo importante para o evento.

Quais serão as medidas de saúde a serem tomadas para garantir a segurança de todos os participantes e profissionais durante a feira?
BH — Para fazer expositores, visitantes e imprensa sentirem-se completamente em casa, a Messe Düsseldorf preparou protocolos de higiene coordenados para todos os participantes (veja no quadro no final da reportagem).

Outra grande característica do evento são as mostras paralelas, bastante aguardadas pelos visitantes. Podemos citar como exemplo a Glass Technology Live (a qual revela em primeira mão tecnologias que podem se tornar padrão da indústria no futuro) e a Glass Art (com obras de arte envidraçadas), entre outras. Essa programação será mantida?
BH — Estamos em contato próximo com nossos parceiros, trabalhando intensamente para criar um programa e cronograma para essas mostras.

Espera-se a mesma quantidade de participantes e expositores em comparação ao que teriam este ano em um quadro de “normalidade”?
BH — Esperamos uma diferença pequena no ano que vem, mas ainda assim uma participação maior em relação ao que teria sido possível este ano. Como mencionado anteriormente, em tempos de crise as empresas precisam de um espaço para apresentar inovações, e já recebemos retornos positivos de companhias que anunciaram participação em 2021. Mas, claro, cada uma deve decidir por si própria se quer fazer parte da próxima edição ou só em 2022. Fazemos cordialmente o convite a todos para se juntarem a nós na Glasstec 2021.

Então teremos uma nova edição já em 2022, mantendo a tradição de ser realizada em anos pares?
BH — Sim, a feira mantém seu espaço no portfólio da Messe Düsseldorf para 2022, voltando ao ciclo bienal.

De que forma o mercado de eventos e feiras será afetado no pós-pandemia?
BH — Os adiamentos têm impacto nesse setor, assim como em todos os outros economicamente ligados a ele. Isso inclui, entre outros, o setor de construção dos espaços e dos estandes, gastronômico, hoteleiro, de varejo e de transporte. A Messe Düsseldorf, da mesma forma que muitas outras empresas, terá de revisar a previsão financeira de 2020 para baixo.

O uso do vidro pode aumentar quando essa crise passar, até pelas características de nosso material, como sua facilidade de limpeza?
BH — Sim, acredito. Muitas instalações médicas, lojas de varejo e espaços públicos serão mais equipados com vidros por questão de segurança. Assim, consigo imaginar que a indústria vidreira possa ter aumento no volume de negócios.

 

Saúde em primeiro lugar
Em julho, a Messe Düsseldorf anunciou protocolos de saúde a serem seguidos nas feiras que organiza. Conheça alguns deles, pois também estarão em vigor na Glasstec 2021.

– A capacidade de certas áreas será ajustada para receber quantidade limitada de pessoas, incluindo marcas de distanciamento no chão;

– Totens com álcool em gel estarão localizados em diversos locais, como nas entradas, corredores e banheiros;

– Superfícies em espaços com grande movimentação de pessoas serão desinfetadas regularmente;

– Áreas de palestras e apresentações contarão com assentos distantes uns dos outros;

– Ingressos diários serão vendidos apenas online, não mais em bilheterias do pavilhão de exposições;

– Estandes deverão ter mais espaço para circulação e salas de reunião deverão ser construídas sem teto, para facilitar a circulação de ar;

– Os tradicionais coquetéis em estandes de expositoras estão proibidos.

Dicas para visitantes também foram divulgadas:
– Evitar contato físico com outras pessoas, como apertos de mão;

– Usar máscaras cobrindo nariz e boca dentro da feira;

– Manter distanciamento de cerca de 1,5 m de outros participantes;

– Usar o braço para cobrir o rosto quando espirrar ou tossir.

Este texto foi originalmente publicado na edição 572 (agosto de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters