De setor para setor
17/02/2017 - 17h41
Todos do setor vidreiro sabemos dos tempos difíceis pelos quais passa a construção civil nacional. Em um cenário como esse, o desafio não é apenas atrair novos clientes, mas também formar relacionamentos duradouros e cada vez mais próximos daqueles que a empresa já tem.
Produtos de qualidade, profissionais de atendimento bem-preparados e um serviço de e-commerce bem-organizado ajudam a atingir esse objetivo. Mas é possível ir muito além. Seja por meio de inovações tecnológicas ou da criatividade, empresas da construção civil já adotam iniciativas para mostrar atividades ao cliente e mantê-lo envolvido com sua equipe e suas obras.
Conheça algumas delas a seguir.
‘Time-lapse’: meses resumidos num piscar de olhos
Nem todas as ferramentas mostram o andamento de uma obra em tempo real. A técnica de filmagem time-lapse é uma delas. Quando o vídeo é reproduzido, parece que o movimento mostrado é acelerado. Com isso, usando o exemplo das construtoras, meses de atividades em uma obra são comprimidos em poucos minutos, mostrando ao espectador de forma rápida, e ainda assim detalhada, todo o período filmado.
O time-lapse é uma ferramenta de grande ajuda para mostrar as etapas do trabalho, os materiais utilizados e os impactos sobre a obra. “Alguns de nossos clientes usam esse recurso e divulgam o vídeo para o mercado e parceiros do negócio”, observa Claudia Mitne, diretora de Marketing e Produtos da GlassecViracon.
Esse foi o caso do Grupo JCPM, responsável pela construção do RioMar Shopping Fortaleza, na capital cearense: a obra, que tem vidros fornecidos pela GlassecViracon, é mostrada em todas as suas etapas — terraplenagem do terreno, montagem do “esqueleto” da estrutura e o projeto pronto e em funcionamento. Tudo isso dura pouco mais de um minuto!
Também vale para o vidro!
Todas essas ferramentas têm ajudado construtoras a se aproximar de clientes — mas será que funcionariam para uma empresa vidreira? A Guardian usou drones para as fotos da galeria de obras mostrada em seu estande na feira vidreira Glass South America 2016. As imagens oferecem visão panorâmica dos edifícios. O objetivo era mostrar aos visitantes do evento como construções com vidros de controle solar se destacam no meio em que se encontram.
Além de proporcionar essa visão aos seus clientes, a Guardian também destacou na galeria o processador dos vidros em cada obra — assim, essas empresas ganham visibilidade e a fabricante estreita seu relacionamento com elas.
“Diferenciais tecnológicos sempre agregam valor aos projetos, serviços e produtos”, aponta Osvaldo Wertheim, integrante da Vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). “Nós entregamos edifícios e as processadoras fornecem vidros, mas somos todos prestadores de serviço e, para nos mantermos ‘vivos’, é preciso sempre atender as demandas dos clientes e inovar.”
Com ou sem tecnologia, uma coisa é certa: credibilidade, inovação e transparência são as chaves para estreitar relacionamentos. “Colocando-se no lugar do cliente, você sempre quer saber com quem está lidando”, lembra Leonardo Pissetti, da Swell. “Por isso, cada vez que uma empresa consegue melhorar sua comunicação e dar transparência ao trabalho, sempre estará saindo na frente”.
Fale com eles!
Allianz Parque — www.allianzparque.com.br
GlassecViracon — www.glassecviracon.com.br
Grupo JCPM — www.jcpm.com.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Secovi-SP — www.secovi.com.br
Swell — www.swellconstrucoes.com.br
WTorre — www.wtorre.com.br
Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Termômetro Abravidro: responda à pesquisa sobre abril
- 16º Simpovidro já tem data e local definidos
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%
- Dia do Associativismo: os benefícios da ação conjunta
- Prêmio Abravidro Glass South America prorroga inscrições
- Simvidro-MG prepara Semana do Vidraceiro