Tabela Que Vidro Usar

Edifício em Porto Alegre traz grandes janelas envidraçadas de correr

Esquina Chartier combina vidro, aço e concreto para uma experiência de moradia verde
reportagensVidro em obra
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Edifício em Porto Alegre traz grandes janelas envidraçadas de correr

Na Rua Dr. Eduardo Chartier, no bairro nobre de Higienópolis, na capital gaúcha, ergue-se um prédio residencial que reúne algumas das principais características dos mais modernos edifícios sustentáveis do mundo. Um fator em comum entre essas edificações é justamente o uso de vidros para ajudar no conforto térmico dos moradores – e o Esquina Chartier não deixaria nosso material de lado, já que seus apartamentos contam com grandes janelas envidraçadas de correr.

Ficha técnica
Autor do projeto: Oficina Conceito Arquitetura
Local: Porto Alegre
Conclusão: primeiro semestre de 2020

vp_esquinachartier3

Interação máxima
O terreno em que o Esquina Chartier foi construído tem formato de trapézio. Isso permitiu aos profissionais da Oficina Conceito Arquitetura, responsável pelo projeto, apostar em um conceito inusitado: distribuir os três apartamentos por andar de forma a todos terem uma boa vista dos arredores, sem que uma parte específica do edifício seja considerada a “frente” dele, tornando sua estética mais orgânica.

Outros dois fatores fazem o prédio inserir-se ainda mais na comunidade ao redor. Um é o fato de a obra se elevar por meio de pilotis (conjunto de pilares no térreo), gerando maior permeabilidade visual entre as ruas e o interior do empreendimento. O outro está no acesso principal, um pórtico de madeira e estrutura metálica, próximo a uma praça pública e uma igreja.

Continue a leitura após a publicidade

vp_esquinachartier2

Mix de materiais
Cada apartamento é semelhante a uma “caixa de concreto aparente”, como definido pelos arquitetos. Todas as unidades estão posicionadas para receberem o Sol da manhã — balcões ou sacadas funcionam como elemento estratégico para aumentar a entrada de luminosidade. Mas a ideia só é completa graças à instalação de grandes janelas envidraçadas de correr, com vidros fornecidos pela Guardian e esquadrias de alumínio da Alupex. Algumas tipologias dessas janelas ganharam laminados fumê 6 mm, enquanto outras levam temperado fumê 8mm.

Nas sacadas, estão ainda 36 painéis de metalon, material feito de aço carbono, formando um sistema de brises para filtrar a luz solar que incide sobre quartos e salas.

100% verde
Os apartamentos (de um a quatro dormitórios) foram pensados com área para plantas, o que deixa o espaço não só mais bonito, mas também saudável. A obra tem ainda uma cobertura verde acessível aos moradores e sistema de reaproveitamento de água da chuva para irrigação do jardim. A sustentabilidade na construção civil está forte no Brasil — e o vidro contribui muito para isso.

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.