Empresa familiar: 5 dicas de administração
27/01/2020 - 11h54
A maior parte dos pequenos negócios no País é composta por empresas constituídas por parentes. Por isso, manter a empresa em equilíbrio exige muito cuidado, principalmente pelo nível de afetividade e proximidade que envolve as pessoas da equipe.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae no final de 2017 mostrou que, entre os seis mil donos de negócios entrevistados, quase 24% tinham em seu quadro societário um parente, e pouco mais de 22% haviam empregado um familiar. Os especialistas em gestão advertem que alguns fatores podem influenciar negativamente o dia a dia do empreendimento. Veja como agir se sua empresa se enquadra nesse tipo.
1: Papeis definidos
É importante que as atribuições de cada pessoa na empresa estejam bem definidas, de modo a evitar possíveis conflitos de competência em atividades como compras, vendas, comunicação, gestão de mídias sociais e relações com funcionários, entre outras.
2: Muita conversa e alinhamento
Dentro da empresa, estando os papéis definidos, não pode ocorrer de alguém, por ser pai, tio, ou irmão mais velho, ter maior poder ou decidir assuntos que sejam da competência de outro. Por isso, é necessário muito diálogo entre os integrantes para que não haja desavenças que acabem causando prejuízos aos negócios e à harmonia familiar.
3: Remuneração combinada
É preciso que se tenha uma definição prévia da remuneração de sócios investidores e sócios comprometidos com o dia a dia da empresa. Isso fará com que não haja problemas relacionados à divisão dos lucros, ou que a remuneração de quem está dedicando maior tempo seja prejudicada.
4: Contrate profissionais
Nem sempre é bom a empresa familiar atuar só com seus membros, por isso é bom contratar também profissionais de mercado para trazer olhares, inovações e propostas de fora do círculo de influência familiar.
5: Sucessão
Treine sua equipe, elenque as competências necessárias para cada função e jamais considere um funcionário ou sócio como eterno. Forme as “novas gerações” da família para encarar desafios e manter a empresa funcionando. O processo sucessório é complexo, mas um desafio que precisa ser encarado o quanto antes.
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