Como será 2025 para o setor vidreiro?
28/01/2025 - 14h50

Após um 2024 complexo, de altos e baixos no setor vidreiro, 2025 começa com boas esperanças – se elas se concretizarão, só saberemos daqui a um tempo. Como já virou tradição em todo mês de janeiro, O Vidroplano analisou indicadores econômicos, incluindo os dos mercados consumidores de vidro, e conversou com players de diversos elos da cadeia vidreira para saber o que esperar de 2025. A seguir, confira uma longa análise a respeito das perspectivas para os nossos negócios.
Panorama geral da indústria
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação em 2024 é de crescimento de 3,5%, valor que representaria a maior alta do indicador em três anos. O PIB nacional como um todo, para a entidade, também deve marcar alta de 3,5%.
O estudo Indicadores Industriais, produzido pela CNI, referente a novembro, que é a edição mais recente da pesquisa, mostra que o faturamento real da indústria nacional subiu 0,1% no mês, apresentando estabilidade sobre outubro, que tinha marcado alta de 3,1%, revertendo a queda de 2,1% registrada no mês anterior (setembro). Na comparação com novembro de 2023, esse indicador cresceu 9,1%. As horas trabalhadas na produção tiveram estabilidade, com variação de -0,1% frente a outubro, assim como a utilização da capacidade instalada, que está em 79,6% (0,7 ponto superior à de novembro de 2023).
Por outro lado, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) revela pessimismo: em queda pelo quarto mês seguido (com 4,2 pontos de recuo desde setembro), o indicador caiu de 50,1 pontos para 49,1 este mês. Com isso, ficou abaixo da linha divisória que delimita um estado de confiança pela primeira vez desde maio de 2023. “O pessimismo faz com que os empresários tendam a adiar decisões com relação a investimentos, aumento de produção e contratações, na expectativa de um cenário mais favorável”, comenta o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Os dois componentes do Icei caíram em janeiro. O Índice de Condições Atuais obteve baixa de 2,3 pontos, o que significa que a avaliação dos empresários sobre as condições atuais da economia e das próprias empresas se tornaram mais negativas em relação aos seis meses anteriores. O Índice de Expectativas, por sua vez, teve diminuição de 0,4 ponto.
Construção civil
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima que o setor da construção civil deve consolidar 2024 com crescimento de 4,1% em suas atividades. Para 2025, a expectativa é de crescimento, mas menor em relação ao ano passado: a projeção inicial é de expansão de 2,3%.
De acordo com os dados apresentados pela CBIC em dezembro, a construção de edifícios registrou crescimento de 8% em 2024, enquanto as obras de infraestrutura apresentaram queda de quase 39%. A construção civil também gerou 920 mil empregos de janeiro de 2020 a outubro de 2024, desempenhando um papel fundamental na recuperação da economia pós-pandemia – de 2021 a 2024, foram mais de 200 mil postos de trabalho anuais.
Quem também cresceu foi o mercado imobiliário: de janeiro a setembro, as vendas de apartamentos novos aumentaram 20%, com 292.557 unidades comercializadas; já os lançamentos de projetos subiram 17,3%.
Setor automotivo
O segmento de automóveis teve um ótimo 2024. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção total no ano foi de 2,550 milhões de autoveículos – alta de 9,7% na comparação com 2023, fazendo com que o Brasil assumisse o posto de 8º maior produtor de veículos no mundo.

Foto: Sodel Vladyslav/stock.adobe.com
O volume de emplacamentos também cresceu (14,1%), em quantidade bem superior à média global de 2%. É o maior aumento no ritmo de vendas internas desde 2007. A soma de vendas de novos e usados chegou ao maior resultado na história do País, com 14,2 milhões de veículos leves vendidos. “Claramente, há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente, graças às melhores condições de crédito”, explica o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite. “Se essas condições melhorarem e se houver uma política de renovação de frota, mais pessoas poderão optar por veículos 0 km.” E, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo de 6 de janeiro, a capacidade de produção da indústria automotiva nacional deverá aumentar a partir deste ano, graças ao início das operações fabris das montadoras chinesas BYD e GWM. As empresas terão, somadas, potencial para fabricar 500 mil unidades por ano.
Linha branca
Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) indicam que, de janeiro a setembro, as vendas dessa indústria como um todo para o varejo apresentaram salto de 29% em comparação com o mesmo período de 2023. Por isso mesmo, a entidade prevê o melhor resultado para o setor eletroeletrônico dos últimos dez anos: o crescimento em 2024 deve ficar entre 15% e 20%.
Olhando apenas para os produtos do segmento de linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar, entre outros), houve avanço de 19% de janeiro a setembro, com a comercialização de 11,3 milhões de unidades. “O setor vem registrando uma retomada importante em relação às perdas verificadas nos últimos anos, em especial em 2022, um dos piores da história para a indústria nacional eletroeletrônica. Chegar a mais de 80 milhões de unidades antes mesmo da nossa principal sazonalidade, que acontece no quarto trimestre, com as datas de Black Friday e Natal, mostra que o consumo está mais aquecido”, destaca o presidente-executivo da Eletros, Jorge Nascimento.
De olho na construção civil
Para saber mais detalhes a respeito das expectativas do segmento que mais consome vidro no Brasil, a construção, O Vidroplano conversou com Ieda Vasconcelos, economista da CBIC.
O desempenho da construção em 2024 foi abaixo ou acima do esperado?
Ieda Vasconcelos: O setor fechou com resultado positivo e acima do projetado inicialmente. A estimativa de crescimento de 4,1% foi melhor que o observado em 2023, quando apresentou relativa estabilidade (-0,3%). O incremento de atividades do setor está refletido diretamente nos resultados do seu mercado de trabalho. Conforme os dados do Ministério do Trabalho, a construção, em todo o País, gerou de janeiro a novembro (últimos dados divulgados) 200.613 novos empregos com carteira assinada. Assim, o seu número de trabalhadores formais passou a ser de 2,948 milhões, o que correspondeu a um incremento de 7,3% em relação ao registrado no final de 2023.
Além disso, outros fatores ajudam a explicar o desempenho positivo: o melhor dinamismo da economia nacional, que cresceu acima do que era aguardado no início do ano; a volta das atividades do mercado de padrão econômico, com a retomada do Minha Casa, Minha Vida e o ano eleitoral são alguns deles. Também é preciso considerar o desempenho do mercado de trabalho no País, com taxa de desemprego alcançando o menor patamar histórico.
Quais foram as principais dificuldades enfrentadas por esse segmento em 2024? Essas condições podem melhorar em 2025?
IV: O aumento da taxa de juros foi um dos desafios e merece destaque. Os juros elevados prejudicam o segmento produtivo da economia, pois direcionam um maior volume de investimento para o mercado financeiro. Além disso, com juros maiores, a Caderneta de Poupança, uma das principais fontes de financiamento imobiliário no País, perde recursos para outras aplicações financeiras que proporcionam rendimentos mais atrativos. Conforme dados divulgados pelo Banco Central, a sua captação líquida (depósitos menos as retiradas) foi negativa em R$ 21,718 bilhões. Há quatro anos consecutivos a Poupança vem perdendo recursos. Outra fonte de preocupação é o aumento de custos do setor. Em 2024, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, aumentou 6,54%; o custo com a mão de obra cresceu 8,56%; e o custo com materiais e equipamentos, 5,34%. Já o IPCA/IBGE registrou elevação de 4,83%. Portanto, altas superiores à inflação oficial. Os custos da construção, que já estão em patamar elevado em função dos fortes aumentos registrados no período da pandemia, voltaram a preocupar o setor. Também é necessário destacar a falta ou o alto custo do trabalhador qualificado. Inclusive esse é um desafio para vários segmentos da economia.
Para 2025, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) já sinalizou mais aumentos na taxa de juros Selic. Portanto, os juros altos continuarão preocupando. A alta do dólar deve pressionar o preço de commodities, influenciando os preços de alguns insumos. Nesse sentido, o aumento de custos também preocupa o setor este ano. Em relação à mão de obra, a construção tem trabalhado para amenizar o problema, inclusive fazendo parcerias com o Sesi/Senai para aumentar a capacitação da mão de obra.
O que esperar da construção ao longo de 2025?
IV: Deverá continuar crescendo em 2025. O processo produtivo do setor é longo. Assim, obras iniciadas nos últimos dois anos continuarão gerando emprego e renda para a economia nacional.Ainda é preciso ressaltar que os lançamentos imobiliários registraram alta expressiva em 2024, o que também sinaliza mais atividade em 2025. O mercado imobiliário deverá continuar registrando resultados positivos, mas é importante destacar a preocupação com o crédito para a média renda. A taxa de juros em patamar elevado pode inibir pequenas obras, reformas, infraestrutura e o mercado imobiliário de média e alta renda. Já o segmento de infraestrutura poderá ser impulsionado por investimentos privados contratados. Isso tudo significa que o setor continuará registrando expansão. A expectativa da CBIC é de crescimento de 2,3%. Mas esse número poderia ser maior caso a taxa de juros estivesse em patamar razoável.
De modo geral as empresas vidreiras estão otimistas em relação ao aumento do uso do material nos próximos anos. Elas devem manter o otimismo ou seria melhor ter cautela nas previsões?
IV: Falando do segmento imobiliário: o Brasil possui um déficit habitacional de mais de 6 milhões de moradias, e esse número sozinho indica a importância das atividades da construção e também de todas as indústrias e fornecedores de sua cadeia produtiva. Além do déficit existente, também é preciso considerar as novas famílias que se formam anualmente e o crescimento da população. Por isso, é necessário, é urgente, que o setor solidifique o seu processo de crescimento e continue apresentando expansão. A demanda existe e, por isso, as expectativas são de incremento de atividades.

Foto: Rmcarvalhobsb/stock.adobe.com
À espera da reforma tributária
Um assunto que o setor aguarda ansiosamente este ano é a regulamentação da reforma tributária. A mais importante mudança é a reorganização dos impostos sobre o consumo:
- PIS, Cofins e IPI se transformarão na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), representando a parcela arrecadada pela União;
- ICMS, de competência estadual, e ISS, de competência municipal, se tornarão o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
“A parte positiva do assunto é a simplificação e o fato de termos uma legislação única para todos os tributos, além de trazer segurança jurídica”, explica Halim José Abud Neto, advogado e assessor-jurídico da Abravidro. “O novo sistema é mais racional. Porém, tem muito questionamento sobre as alíquotas relativas aos Estados e municípios. Por isso, a simplificação prometida ainda será testada.”
Uma das discussões mais relevantes para nossas empresas diz respeito às alíquotas que incidirão sobre a indústria. “Existe uma trava no projeto aprovado, da qual está pendente a sanção presidencial, de que a alíquota não pode passar de 26,5%”, alerta Halim. “Todos devem ter consciência de que a aplicação disso se inicia em 2026, mas a transição será um processo de longo prazo. Nosso setor tem a tarefa de acompanhar isso – e a Abravidro estará atenta às movimentações sobre o assunto.”
Balança comercial: o impacto dos importados
De acordo com o Comex Stat, portal do governo federal para acesso gratuito às estatísticas de comércio exterior do Brasil, em 2024 tivemos a maior marca de importação de vidro desde 2014. Foram 268 mil toneladas que entraram em nosso país – número ainda maior que o de 2023, quando já tinha sido visto um aumento de mais de três vezes na importação do material em relação a 2022.
Principais volumes:
- Float: 140.764 t
- Temperado: 19.394 t
- Laminado: 27.158 t
Além do aumento da importação do float, o maior consumo de vidro processado estrangeiro é algo cada vez mais recorrente – atingindo diretamente a cadeia de processamento nacional. A importação de laminados, por exemplo, teve alta de 34% no ano passado na comparação com 2023 (é o número mais alto da última década).
A opinião das empresas vidreiras
Confira o que as companhias de nosso setor pensam sobre o desempenho de 2024 e o que esperar para 2025. O Vidroplano conversou com fabricantes de maquinários, ferragens e insumos – também falamos com as usinas de base, cuja opinião você lê a partir das próximas páginas.
- BLINDEX/PILKINGTON
“2024 foi marcado por grandes conquistas e expansões significativas, tanto no portfólio de produtos como em novas parcerias e estratégias. Apresentamos lançamentos de soluções em envidraçamento, como os boxes Blindex Slim, o relançamento do Box Blindex Classic e o sistema de fechamento de fachadas Blindex Vista, além de destacar a versatilidade do vidro no segmento pet durante a feira Pet SA. Reforçando a importância de parcerias estratégicas para nossa marca, fortalecemos nossa rede de franquias e licenciados, promovendo maior engajamento entre os parceiros e ampliando nossa presença no mercado nacional. Para 2025, nossas expectativas são bastante positivas. Continuaremos investindo no fortalecimento da marca no mercado arquitetônico. Também estamos comprometidos em fortalecer ainda mais as parcerias estratégicas que são a base do nosso negócio. Além disso, reafirmamos nosso esforço constante para manter a Blindex como sinônimo de qualidade e inovação, enquanto expandimos nosso impacto em diferentes mercados e exploramos novas possibilidades para atender as demandas de um público cada vez mais exigente e diversificado.”
Glória Cardoso
- EASTMAN
“O ano de 2024 foi bastante intenso e dinâmico, com projetos interessantes não só aqui no Brasil, mas também em outros países da América Latina. Para 2025, seguimos otimistas, mas com cautela, visto que a situação macroeconômica do País inspira atenção. De nossa parte, seguiremos investindo no tema da sustentabilidade, buscando cada vez mais ampliar a circularidade dos nossos produtos e, em paralelo, apoiar nossos clientes para poder seguir fazendo o mercado do vidro laminado crescer este ano.”
Daniel Domingos
- LISEC
“2024 foi outro ano muito bom, assim como o de 2023. Na região da América Latina, na qual estamos inseridos, podemos comentar que, além dos projetos fechados, tivemos um aumento significativo de solicitações de novas ofertas de máquinas, softwares e mesmo plantas completas para o processamento de vidro plano. Um fato a ser considerado no ano passado foi o número de visitantes realmente significativo da América Latina, e em especial do Brasil, que recebemos em nosso estande na feira Glasstec. Sem dúvida, a expectativa para 2025 é positiva por conta do número grande de clientes nos procurando, solicitando novas ofertas, e também pelo fator automação das plantas de processamento – o qual julgamos como um caminho sem volta, que irá crescer ano a ano, com empresas procurando aumentar a produtividade e capacidade produtiva e ter garantia assegurada na produção, sem variação de lotes fabricados em diferentes momentos.”
Luiz Garcia
- MANUSA
“Em 2024, a Manusa apresentou um bom resultado, dando continuidade ao processo de desenvolvimento da marca no Brasil. A empresa expandiu seu portfólio, incluindo lançamentos como a porta de segurança com certificado RC2 e os novos módulos com tecnologia IoT (Internet of Things), produtos que aumentam a segurança e facilitam a gestão dos acessos, por meio de celular e de forma virtual. Também conquistamos o Certificado de Declaração Ambiental de Produto (DAP) para as nossas linhas de portas automáticas Visio+, uma certificação internacional que reconhece e avalia a transparência dos processos e produtos em relação ao impacto ambiental. O ano foi promissor tanto para a empresa quanto para o segmento de portas, que continua a se expandir. A previsão para os negócios em 2025 é de crescimento sustentado. O mercado de portas automáticas continuará em alta, impulsionado pela crescente demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis, especialmente nas áreas de comércio e infraestrutura. E, embora as perspectivas sejam positivas, devemos estar atentos aos desafios impostos pela inflação e pela volatilidade cambial, que exigirão flexibilidade e adaptação constante para garantir o sucesso a longo prazo.”
Flávio Margaritelli
AGC
Isidoro Lopes Junior, presidente e diretor geral de Vidros Arquitetônicos para a América do Sul
- Saldo dos negócios em 2024
“O saldo dos negócios feitos em 2024 foi um pouco acima de 2023, com um crescimento esperado em torno de 3%. Esse saldo foi superior à expectativa inicial da empresa para o ano: esperávamos um cenário mais nebuloso e cinzento, mas o desempenho acabou sendo melhor que o planejado.”
- Dificuldades encontradas em 2024
“As principais dificuldades em 2024 incluíram um começo de ano difícil, com os três primeiros meses piores que 2023. Além disso, houve desafios macroeconômicos, como inflação e questões políticas, que impactaram o mercado. Algumas dessas dificuldades poderão ser solucionadas em 2025, especialmente se houver um alinhamento político e fiscal que motive investidores e melhore a macroeconomia. No entanto, desafios estruturais do País, como custos de energia e logística, ainda precisam ser abordados.”
- Expectativas para 2025
“A expectativa para o mercado de vidro em 2025 é de crescimento. A empresa está otimista e espera um pequeno crescimento, com um cenário mais alinhado politicamente e fiscalmente, o que pode motivar investidores estrangeiros.”
- O que esperar dos mercados consumidores de vidro
“Para o setor automotivo, a expectativa é positiva, com recuperação e crescimento. O setor moveleiro também mostra sinais de recuperação, com alguns clientes já com capacidade totalmente tomada. A construção civil tem projeções de crescimento revisadas para cima, enquanto a linha branca ainda enfrenta desafios maiores.”
- Pontos de atenção para as empresas vidreiras
“Os pontos de atenção incluem a necessidade de investir em tecnologia e treinamento, manter um compromisso com a qualidade e atendimento, e estar atento às mudanças no mercado e às oportunidades de parcerias. Além disso, é importante acompanhar as questões de sustentabilidade e eficiência operacional.”
- Recado para o setor
“O recado para o setor é de otimismo e compromisso. A AGC está comprometida em crescer e desenvolver o mercado junto de seus clientes, investindo em tecnologia, inovação e parcerias duradouras. É importante persistir na busca pela aplicação correta do vidro e manter a união e o respeito entre todos os elos da cadeia vidreira.”
CEBRACE
Lucas Malfetano e Wiltson Varnier, diretores-executivos
- Saldo dos negócios em 2024
“2024 apresentou dois períodos bem distintos: o primeiro semestre mais desafiador, seguido por uma retomada no segundo semestre. Por outro lado, registramos um volume de importações ainda maior que em 2023, o que nos traz grande preocupação. Esse movimento de importações impactou negativamente o desempenho dos nossos negócios, e esperamos reverter a situação em 2025. O que ficou confirmado em nossas expectativas foi o crescimento dos mercados no Brasil. Por outro lado, o crescimento não se refletiu em nossas vendas na mesma magnitude, devido ao expressivo aumento das importações, que impactaram não somente o float, mas praticamente todos os produtos processados.”
- Dificuldades encontradas em 2024
“No primeiro semestre, houve uma demanda de mercado reprimida, acompanhada por um forte crescimento das importações. Além disso, os descaminhos fiscais na cadeia do vidro continuaram a desafiar nosso setor. Em 2024, o principal problema foi o patamar das importações, o que gerou grande preocupação. As tensões geopolíticas, as relações entre as grandes potências e um nível de atividade mais fraco, especialmente na China, desencadearam uma guerra comercial que afeta as cadeias produtivas globais e incentiva a concorrência desleal. Nesse sentido, compreendemos que é essencial ao Brasil garantir que todos os atores do mercado participem em condições de igualdade. Ao final de 2024, houve a publicação da Resolução Gecex nº 675, que alterou a alíquota do imposto de importação do vidro incolor para 25%, e que deverá trazer algum alívio em relação às importações desse produto, ajudando a reestabelecer o equilíbrio comercial em nosso mercado, fortemente impactado nos últimos dois anos. No entanto, é importante ressaltar que é uma medida temporária. Portanto, precisamos continuar trabalhando em medidas que assegurem condições equânimes de competitividade e que garantam maior previsibilidade e sustentabilidade ao setor. Por isso, destacamos o processo de investigação antidumping para importações de float incolor, das origens Malásia, Turquia e Paquistão, iniciado em julho de 2024 e ainda em andamento. Estamos atentos também à situação dos produtos processados, como laminados e temperados, que apresentaram crescimentos importantes nos volumes de importação em 2024. O Brasil recebeu investimentos significativos nos últimos 12 anos, que praticamente dobraram a capacidade de produção. Assegurar um ambiente de negócios justo, sem distorções competitivas, é fator chave para assegurar novos investimentos nos próximos anos.”
- Expectativas para 2025
“Mantemos nosso otimismo em relação ao crescimento para 2025, embora estejamos atentos aos impactos do aumento das taxas de juros na demanda, que deverão se intensificar a partir do segundo semestre deste ano. As recentes elevações indicam a necessidade de cautela, apesar de todos os segmentos em que o vidro atua apresentarem indicadores que sinalizam um cenário mais positivo. Essa perspectiva otimista é sustentada por uma recuperação mais consistente da construção civil, impulsionada por novos projetos habitacionais. Continuamos a acreditar no mercado brasileiro e no desenvolvimento do mercado de construção sustentável, o que nos leva a manter os investimentos nas operações, na produção de vidros de valor agregado e na descarbonização.”
- O que esperar dos mercados consumidores de vidro
“Todos os setores de consumo do vidro apresentam perspectivas de crescimento em 2025. Na construção civil, os fundamentos permanecem sólidos: altos índices de novos lançamentos, baixos níveis de estoque, aumento na renda da população e redução do desemprego são fatores que devem sustentar o segmento, mesmo diante das altas taxas de juros.”
- Pontos de atenção para as empresas vidreiras
“Acreditamos que o mercado de vidros no Brasil tem oportunidades para um aumento significativo na penetração de soluções inovadoras que ofereçam diferenciação, como mais eficiência energética, segurança, maior conforto térmico e acústico. Portanto, a capacitação do setor continuará sendo crucial, aproveitando iniciativas como o Educavidro para disseminar conhecimento e aumentar a competitividade e sofisticação do segmento. Além disso, é indispensável a união do setor para que possamos avançar nos desafios e garantir uma concorrência justa, enfrentando em conjunto as práticas desleais de mercado.”
- Recado para o setor
“Reiteramos nosso compromisso com o setor. A Cebrace possui plena capacidade para atender o mercado com seus cinco fornos – e isso se aplica tanto ao float como às linhas de produtos processados, como espelhos, laminados, vidros de controle solar e texturizados. Ainda sobre o aumento das taxas de importação do float incolor no final de 2024, entendemos que essa é uma medida provisória e pontual. Nosso esforço está direcionado a atuar em conjunto com todo o setor na busca por uma concorrência mais justa. Aproveitamos para agradecer a todos pela parceria e reforçar, como mencionado no 16º Simpovidro, que contamos com cada um de vocês para nos desafiar constantemente a sermos a melhor Cebrace possível.”
GUARDIAN
Rafael Rodrigues, diretor-comercial e de Marketing da Guardian na América do Sul
- Saldo dos negócios em 2024
“O ano foi marcado por momentos de altos e baixos, mas deixou no final um saldo positivo, com recuperação, em relação a 2023. Tivemos um primeiro semestre com mais desafios, por conta do desequilíbrio da relação de oferta e demanda, causado principalmente pelo excesso de produto importado, e um segundo semestre mais positivo, apoiado também pelo aumento da demanda típica dessa época. Foi muito importante avançarmos com ações estratégicas para apoiar nossos clientes com novos produtos, como o FumêMax, o SunGuard Solar Plus G31 e o SuperClear. Também avançamos com nossas plataformas digitais, em especial o portal de e-commerce, que permitiu dar maior agilidade, segurança e consistência na entrada de pedidos. Também publicamos importantes documentos para o mercado: as Declarações Ambientais de Produto (EPDs) e as Declarações de Saúde de Produto (HPDs) para o portfólio de produtos feitos no Brasil. Esses documentos reforçam o compromisso da empresa em medir e reduzir o impacto ambiental dos produtos e serviços. Por isso tudo, o saldo dos negócios em 2024 ficou dentro das expectativas da empresa.”
- Dificuldades encontradas em 2024
“A principal dificuldade foi balancear a oferta a essa demanda menor, bem aquém dos últimos anos. O cenário de retração foi um fenômeno global, impactando o mercado brasileiro com uma maior entrada de vidro importado. Nesse contexto, itens importantes que compõem o custo de produção tiveram inflação significativa, exigindo uma gestão interna mais eficiente para nos mantermos competitivos considerando a oferta disponível e custo de produção. Vamos continuar trabalhando em produtos inovadores e de maior valor agregado para levar soluções mais adequadas e diferenciadas. Dessa forma, respondemos aos desafios criados pela entrada mais expressiva dos importados. Também seguiremos enfatizando a qualidade, transparência e segurança de nossa operação. O plano para 2024 inclui ainda melhorar o atendimento, ganhar ainda mais agilidade e flexibilidade para atender nossos clientes.”
- Expectativas para 2025
“Esperamos um crescimento moderado para o mercado de vidros. O aumento da demanda no final de 2024 nos trouxe um pouco mais de otimismo. Porém, mantemos a cautela devido a fatores macroeconômicos que podem limitar esse avanço. A crescente pressão inflacionária e a previsão de manutenção de taxas de juros em níveis elevados representam desafios significativos. A construção civil, por exemplo, depende fortemente do crédito para sustentar o consumo e o ciclo econômico do setor. Em certa medida, espera-se um reequilíbrio da relação entre oferta e demanda em nossa indústria, o que deverá trazer mais estabilidade e previsibilidade. Os ajustes na alíquota de importação, aliados à possibilidade de aplicação de sanções às práticas não concorrenciais de alguns países, devem reduzir os riscos nesse sentido, especialmente quando comparamos ao cenário de 2024.”
- O que esperar dos mercados consumidores de vidro
“A construção deve apresentar um cenário positivo em 2025. Os lançamentos imobiliários devem se manter em expansão, impulsionados por programas de crédito habitacional, como o Minha Casa, Minha Vida, e pelo crescimento das vendas de imóveis em volumes acima dos lançamentos. Esse movimento pode estimular o consumo de vidro no setor, especialmente devido à relevância de projetos residenciais e comerciais que demandam soluções inovadoras e de alta qualidade, nos quais os vidros são elementos fundamentais. No entanto, fatores econômicos com perspectivas desfavoráveis continuam sendo desafios para todos esses setores (construção, automotivo, moveleiro e linha branca). A manutenção de altas taxas de juros, que dificultam o acesso ao crédito, especialmente para a classe média, podem limitar o avanço esperado, considerando a alta dependência de financiamentos para viabilizar o consumo e novos investimentos.”
- Pontos de atenção para as empresas vidreiras
“Nosso mercado tem muito potencial para continuar crescendo. Continuamos com um nível de consumo do vidro per capita muito abaixo de regiões mais desenvolvidas e isso deve ser visto como oportunidade. O ponto chave, no entanto, é que esse crescimento siga de forma sustentável e que permita trazer cada vez mais inovação, tecnologia e benefícios para os usuários finais do vidro. A tendência é que haja cada vez mais competidores e a diferenciação, seja por produtos ou pela qualidade do nível de serviços, será determinante para o sucesso das empresas a longo prazo. Paralelamente, o aprimoramento da eficiência operacional e da qualidade dos produtos será essencial para garantir competitividade e fortalecer a confiança dos clientes.”
- Recado para o setor
“Nosso recado é de otimismo e confiança no potencial do Brasil e da América do Sul. Essa é uma região resiliente, cheia de oportunidades e que continuará crescendo à medida que avançar nas transformações necessárias para fortalecer a indústria.
A Guardian segue firme em seu compromisso com foco em parcerias de longo prazo que tragam benefícios mútuos e que contribuam para o desenvolvimento do mercado.”
VIVIX
Henrique Lisboa, presidente
- Saldo dos negócios em 2024
“Tivemos um ano marcado pelo elevado volume de vidros importados no mercado interno, prejudicando toda a cadeia vidreira. Apesar disso, foi um ano de moderado crescimento do volume de vendas – porém, com preços abaixo do esperado. Tivemos ainda uma evolução nas vendas de um mix de produto com maior valor agregado – e temos percebido isso como tendência positiva para o perfil desse produto em nosso país.”
- Dificuldades encontradas em 2024
“As principais dificuldades foram causadas pelo impacto das importações, algo negativo para a cadeia como um todo.”
- Expectativas para 2025
“Nossa visão é otimista. Contratamos em 2024 três diferentes consultorias, as maiores de projeção setorial de mercado no Brasil, e todas apresentaram resultados muito similares, indicando um crescimento médio do mercado na ordem de 4% ao ano para os próximos cinco anos. Acreditamos em uma aceleração do consumo de produtos de maior valor agregado – e já percebemos esse movimento, com a valorização no mercado interno de vidros que oferecem benefícios para o consumidor, a exemplo dos vidros de proteção solar.”
- O que esperar dos mercados consumidores de vidro
“Temos acompanhado os indicadores dos setores da construção civil e automotivo, e o cenário se mostra positivo. No caso da construção, há uma expectativa de crescimento da ordem de 4%, e o setor automotivo, que apresentou uma importante evolução no seu desempenho em 2024, tem boas perspectivas para 2025, com projeções que superam os 5% de alta. Já o setor moveleiro seguirá crescendo um pouco acima da construção. Acreditamos em um ano em que haverá uma menor entrada de produtos importados, o que corrigirá as distorções ocorridas no ano passado. Além disso, como destacado anteriormente, acreditamos na evolução das vendas em 2025 e que este será um bom ano para toda a cadeia.”
- Pontos de atenção para as empresas vidreiras
“Em especial, a cadeia vidreira está bem consciente e atenta às projeções de produtos de valor agregado e cada vez mais compreendendo a importância de uma melhor gestão dos seus custos e processos, buscando assim uma melhor eficiência interna. Como consequência, certamente isso trará o retorno esperado para o empresário vidreiro.”
- Recado para o setor
“O mercado de vidro plano é feito de ciclos e temos de adaptar as nossas empresas para esses períodos. Acreditamos que 2025 será um ótimo ano para todos.”
Foto de abertura: David Johnson/stock.adobe.com
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