Vidroplano
Vidroplano


Confira seis dicas para a instalação de coberturas de vidro!

14/09/2017 - 12h33

O papel do vidro nas obras de hoje já não se restringe ao que vemos na nossa frente, mas também no que está acima de nós: seu uso em coberturas tem crescido cada vez mais. Não faltam motivos para isso, pois o material traz diferencial estético para essas estruturas, sem deixar de lado a segurança.

Para que as coberturas envidraçadas tragam todos esses benefícios, é claro, sua instalação deve ser isenta de erros. Para garantir isso, siga as dicas abaixo:

Para teto de vidro sem risco de quebra!
laminado-temperado-insulado
A norma NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações estabelece que apenas vidros laminados, aramados ou insulados (neste último caso, a peça interior precisa ser laminada ou aramada) podem ser usados em coberturas.

Com todos os dados em mãos!
Tape measure in man's hand  isolated on white
Nunca é demais lembrar: não tire pedidos de vidro sem antes fazer a medição pessoalmente no local e conferir se há como instalar as peças através dos vãos existentes. Verifique também quantas pessoas serão necessárias para a instalação, qual maquinário ou ferramentas usar, entre outros detalhes necessários para o planejamento do trabalho.

Livre de tensão!
Colorized profile systems for windows and doors manufacturing
Os esforços da estrutura não podem ser transmitidos para os vidros. Para isso, o contato entre eles deve ser intermediado por um corpo mais mole, como borracha de etileno-propileno colocada em espaços apropriados nos perfis.

Atenção para o sistema construtivo!
IMG_8223 cópia
Conheça de antemão os materiais que compõem o sistema antes de definir as folgas para a dilatação do vidro e dos perfis. Aço e alumínio, por exemplo, dilatam muito mais que o vidro e, com isso, podem esmagá-lo, causando sua quebra.

Suporte com segurança!

IMG_9468 cópiaÉ importante certificar-se de que todas as ancoragens mecânicas estão corretas, e se não há fraturas em pilares ou pontos de fixação dos vidros.

Nessa casa tem goteira? Não!

Selante

Selante


A vedação nas coberturas de vidro é fundamental: para garanti-la, preencha todo o perímetro dos vidros com o selante, evitando assim o acúmulo de sujeira e de umidade quando o conjunto estiver pronto.

Para conhecer mais sobre coberturas de vidro, leia a reportagem na edição nº 519 (março de 2016) de O Vidroplano!

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters