Vidroplano
Vidroplano

Entenda a importância de softwares para o e-commerce

05/05/2023 - 11h44

Quem nunca ouviu o famoso ditado “o Brasil não é lugar para amadores”? Nós da revista O Vidroplano pedimos licença ao criador do provérbio para ir um pouco mais além. Com uma leve adaptação, deixando de lado o aspecto crítico da frase em relação a nosso país, é possível afirmar, sem medo de errar, que o mercado vidreiro não é mais um lugar para amadores. E para deixar o amadorismo de lado, as ferramentas digitais se tornam mais do que necessárias.

Seguindo com o especial sobre softwares vidreiros, cuja 1ª parte, veiculada em março, abordou as benesses das ferramentas voltadas para o processo de corte, neste mês a revista traz as vantagens do e-commerce para a indústria de processamento. Além de explicar sua forma de uso, abordaremos as facilidades que tais sistemas oferecem e os principais benefícios que a venda por e-commerce propicia não só às empresas como também aos seus clientes.

Os temas da SÉRIE ESPECIAL
Março: Corte
ABRIL: E-COMMERCE
Maio: ERP

Cadê o pedido?

Em um tempo não muito distante,  o gerenciamento dos dados na base da caneta e do papel – ou seja, no improviso. O problema nesse modelo de controle é que, não raras as vezes, distrações, perdas ou esquecimentos tornavam tal processo fonte para uma série de contratempos, falhas essas que, se não identificadas a tempo, poderiam não só gerar prejuízos como também comprometer a imagem do negócio.

Sem sombra de dúvidas, o comércio eletrônico mudou o mundo em que vivemos de várias formas. Junto com a evolução da tecnologia, houve também mudanças nos hábitos do consumidor — e com o setor vidreiro não foi diferente. Segurança, comodidade e praticidade são elementos-chave para gerar uma experiência de compra agradável a todo tipo de cliente, dos mais simples aos mais exigentes.

“O e-commerce é uma ferramenta bastante vantajosa, pois fideliza e agiliza o processo de compra junto aos clientes pela Internet e possibilita que as empresas alcancem novos compradores no mercado”, destaca Priscila Kimmel, coordenadora-comercial da SystemGlass. Na visão dela, entre as facilidades que o e-commerce oferece estão a praticidade e a conveniência para os consumidores, os quais podem fazer compras de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, sem a necessidade de se deslocar até um estabelecimento físico.

Embora os propósitos sejam os mesmos, a forma de utilização da ferramenta varia conforme o tipo de software contratado. É o que explica Alexandre Gomes Nascimento, gerente-comercial da Pegasus Corporate da Softsystem. “A processadora fornece um login e senha para seu cliente acessar a plataforma. Por meio dela, a empresa comercializa seus produtos, como vidro temperado, espelhos, ferragens, kits etc.” O lado bom é que os interessados podem, além de emitir e acompanhar os pedidos, realizar os pagamentos pelo próprio sistema. “O vidraceiro obtém autonomia total para consultar preços e acompanhar a produção e a entrega, resultando em maior agilidade no tempo de resposta”, explicam Carlos Santos e José Gonçalves Júnior, respectivamente diretor e gerente de Desenvolvimento da SF Informática, dona da marca Glasscontrol.

Da desconfiança ao sucesso

No início, quando as transações online ainda não eram tão populares, houve um certo ceticismo por parte do mercado em relação ao sucesso e segurança do e-commerce. Na época, havia o receio por parte das processadoras de que os clientes, por dificuldades em utilizar a ferramenta, preferissem seguir com o controle de pedidos no famoso “papel de pão”. Felizmente, o receio se revelou equivocado. “O que aconteceu foi o contrário, houve uma grande adesão ao uso do e-commerce”, afirma Alexandre Gomes. “Os incentivos comerciais, as possiblidades de pagamentos diretos e os prazos de entrega mais curtos fizeram com que os clientes abandonassem as formas antigas de enviar pedido e endereçassem tudo pelo sistema.”

Porém, até que tudo transcorresse conforme o desejado, foi necessário encontrar o equilíbrio, tanto para que a processadora tivesse a definição perfeita para produção como para que o vidraceiro realizasse as solicitações de forma fácil e rápida. Em alguns casos, foi necessária a atuação in loco das desenvolvedoras no intuito de desmitificar certos temores, caminho esse percorrido pela SystemGlass. “Realizamos alguns eventos com grupos de vidraceiros para divulgação, testamos a ferramenta na prática e houve uma ótima aceitação. Tudo que fizemos foi conscientizá-los de que, com essa nova tecnologia, eles iriam fidelizar seus clientes cada vez mais, tendo, inclusive, mais tempo para buscar novos clientes no mercado”, relembra Priscila Kimmel.

Como se dá a implementação do e-commerce nas processadoras?

De acordo com Carlos Santos e José Gonçalves Júnior, na SF Informática os processos ocorrem da seguinte forma:

  • A processadora determina quais produtos comercializará no e-commerce;
  • Elabora-se a estrutura de navegação por categorias, projetos e política de preços;
  • A partir daí, pode haver treinamentos específicos para as áreas de vendas e produção, dependendo do tipo de sistema;
  • Os pedidos no e-commerce passam a ser tratados de forma similar aos realizados no software interno da processadora;
  • O sistema acaba integrado à produção, especialmente às mesas de corte e furadeiras automáticas.
Crédito: PureSolution/stock.adobe.com

Crédito: PureSolution/stock.adobe.com

Benefícios para as processadoras

Muitos entendem que a razão para o sucesso do e-commerce no nosso mercado se deu por sua capacidade de maximizar o controle das informações e de minimizar a incidência de erros. De fato, essa é uma grande verdade. Porém, as vantagens garantidas àqueles que aderiram ao sistema vão além. “Posso dizer que o ganho de tempo é um dos grandes benefícios. Ao aliviar o setor de vendas na digitação de pedidos, por exemplo, é possível direcionar a atenção a outras atividades ou dar maior foco nas vendas em si”, afirma Alexandre, da Softsystem. “O uso do software também favorece a economia de papel e de processos, pois, com os pedidos chegando diretamente pelo e-commerce, eles já são lançados automaticamente no ERP.”

E para os clientes, quais são os benefícios?

Existem várias vantagens conferidas pelo e-commerce aos compradores, sejam eles vidraceiros, arquitetos ou outro tipo de profissional:

  • Autonomia e conveniência: é possível comprar produtos da indústria a qualquer hora do dia ou da noite;
  • Economia de tempo e dinheiro: não é necessário deslocar-se fisicamente;
  • Descontos exclusivos: vendas pelo e-commerce geralmente possuem preços mais competitivos;
  • Experiência de compra personalizada;
  • Facilidade para realizar pedidos: a utilização de sistemas com layouts simples e intuitivos facilita as compras em tempo real.

Adaptando-se às mudanças

E qual é a opinião das próprias processadoras em relação a esses sistemas? Na visão de Rodolfo Júnior, diretor da Guaporé Vidros, sem o uso de um software eficiente é muito difícil para uma empresa se manter competitiva no mercado. “A tecnologia avançou muito nos últimos anos. Se as empresas não estiverem atualizadas e prontas para adotar novas soluções tecnológicas, dificilmente estarão aptas a atender as demandas.”

Um sistema eficiente e bem implementado oferece uma série de benefícios, desde a coleta e análise de dados em tempo real até a tomada de decisões mais informadas e estratégicas. Um diferencial e tanto para empresas que buscam pelo melhor caminho em relação à experiência de se fechar negócios.

Enquanto alguns estabelecimentos buscam por soluções e-commerce consolidadas no mercado, outras optaram por elas próprias desenvolverem o seu sistema. Esse é o caso da Divinal Vidros. “Em geral, a implementação pode ser um processo complexo que exige planejamento, recursos e conhecimentos específicos. No nosso caso, tivemos muito sucesso quando iniciamos, de 2010 a 2011, época em que pouco se falava em uma ferramenta que integrasse a indústria com as vidraçarias”, relata o gerente de Projetos, Leandro Gonçalves. “Foram anos de muitos investimentos e desenvolvimento até estarmos prontos para instalarmos nosso próprio sistema e-commerce”, aponta Carol Ferreira, supervisora do Departamento Técnico da Divinal.

De modo geral, a instalação do e-commerce varia de acordo com o tamanho e complexidade de cada empresa. Em muitos casos, mesmo com os esforços para torná-lo cada vez mais intuitivo, treinamentos para um perfeito manejo são sempre muito bem-vindos. “Fomos desenvolvendo a ferramenta em conjunto; no início foi preciso fazer muitos ajustes. Felizmente, após esse período, tudo transcorreu de forma bem tranquila”, afirma Alessandra Reis, coordenadora-comercial da Viminas Vidros Especiais.

Seja qual for o caminho optado pela empresa ou o modelo de software escolhido, um ponto une todos aqueles que acompanham as mudanças do mercado e creem na eficiência da tecnologia: o sucesso. “O e-commerce proporcionou comodidade e conforto aos nossos clientes. Não tivemos alteração na estrutura comercial da equipe em função de seu emprego”, destaca José Augusto de Oliveira, gerente-comercial da processadora Vitral. “Outro ponto a destacar é que os vidraceiros que ingressaram na plataforma minimizaram a incidência de retrabalhos e erros em seus pedidos”, completa.

Soluções para o nosso mercado

Software: GlassControl E-commerce

Desenvolvedor: SF Informática

Diferenciais

  • Ferramenta e-commerce integrada à solução ERP;
  • Interface intuitiva para rápida identificação de projetos, informações e realização de pedidos;
  • Pedidos produzidos de forma similar ao sistema GlassControl Industrial;
  • Propicia a comercialização desde itens de estoque até projetos elaborados;
  • Separação de preços específicos por cliente, região, grupo;
  • Não exige do operador experiência anterior na área de beneficiamento de vidros.

Software: e-Vidraceiro

Desenvolvedor: Softsystem

Diferenciais

  • Ferramenta e-commerce integrada à solução ERP;
  • Possibilidade de os clientes realizarem otimizações, orçamentos e acompanhar pedidos;
  • Interface de fácil utilização;
  • Disponibilidade de diferentes modelos de pedido para impressão com a logomarca, telefone, e-mail, valores de venda e endereço da vidraçaria;
  • Imagens dos projetos no estilo vetor;
  • Realização de pagamentos via cartão de crédito, PIX ou boleto.

Software: WebGlass

Desenvolvedor: SystemGlass

Diferenciais

  • Ferramenta e-commerce integrada à solução ERP;
  • Permite consultas em tempo real das posições de pedidos;
  • Acesso gratuito ao WebGlass App;
  • Possibilita o controle de agendamentos, entregas e compras;
  • Integração com WhatsApp para envio de orçamentos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Sikov/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters