Vidroplano
Vidroplano

O vidro no novo Brasil

22/10/2015 - 11h10

Chegamos ao último trimestre de 2015 com a economia brasileira em trajetória descendente e os principais mercados consumidores de vidro plano demonstrando sofrer mais intensamente as consequências. Recentemente, foram divulgados os números de desempenho das indústrias automotiva e de material de construção em setembro, com quedas de 42% e 17%, respectivamente, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Porém, em outro plano, transformações positivas vêm acontecendo. A operação Lava-jato transpõe barreiras históricas e coloca atrás das grades nomes de peso do cenário nacional. Milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a corrupção e nas redes sociais pipocam manifestações de repúdio a pequenos atos de corrupção dentro da própria sociedade, como furar fila ou utilizar meia-entrada por não estudantes, entre outras posturas ditas comuns.

Mas, e no vidro, temos algum impacto diante dessas novas reflexões?

Dias atrás, durante apresentação a jovens líderes do setor vidreiro, afirmei querer estar vivo quando a famosa Lei de Gerson for revogada. E, para os que acreditam que levar vantagem em tudo faz parte da cultura nacional, os exemplos acima indicam mudanças na aceitação dessa prática.

Percebo em nosso setor uma grande movimentação de vários Estados organizados em suas entidades de classe tomando ações efetivas contra posturas desleais e, principalmente, ilegais de algumas empresas. Atitudes antes consideradas parte do negócio passaram a ser questionadas e fortemente repelidas.

Pessoalmente, acredito que, em momentos de crise, quando as margens são mínimas e os ganhos são conquistados a cada detalhe, não existe mais espaço para dois pesos e duas medidas. Num ambiente de maior concorrência, as comparações precisam obedecer aos mesmos parâmetros — e modelos antigos já não cabem mais. No novo Brasil que começa a ser construído, competição passa a ter outras bases fundamentais: competência e diferencial. É isso que nosso mercado merece, é isso que temos de perseguir!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters