Vidroplano
Vidroplano

Os sete mitos da inovação

17/12/2019 - 11h23

Escrito por Marília Cardoso

Inovação é um tema recorrente na maioria das empresas. Boa parte entende que estamos diante de profundas transformações. Contudo, o assunto pode fazer com que empresários se sintam cercados de dúvidas, um cenário perfeito para a proliferação de mitos. Sete deles são desconstruídos a seguir:

1. Inovação é tecnologia
Muitos profissionais acreditam que precisam adotar tecnologias, mesmo sem avaliar os reais impactos ao dia a dia da empresa. Elas são um meio, não um fim. Devem ser usadas com estratégia.

2. Inovação é complexa
Gestores talvez acreditem que ela seja complexa demais, que deve ficar para um momento oportuno. Porém, o futuro é construído dia após dia. Comece pequeno, invista em experimentação e busque conhecimento de boas referências.

3. Inovação é cara
Existem inúmeros exemplos de inovações simples, eficazes e que custam nada ou quase nada. Tem muito mais a ver com mudança de mentalidade.

4. Inovação é criatividade
Ser criativo é importante, mas apenas uma parte do processo. Só ter ideias não garante que uma empresa seja capaz de inovar. É preciso ir para a prática.

5. Inovação precisa de laboratório
Muitas empresas se julgam modernas por dispor de salas cheia de pufes coloridos, videogames. Isso não é inovação, mas descompressão. Um ambiente leve favorece novas ideias, mas sozinhas, sem processos, essas salas são incapazes de garantir algo a mais.

6. Inovação é só para o P&D
Costuma-se associar o assunto à área de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Esse é um setor fundamental para criar, mas não pode ser uma ilha dentro da empresa. É necessário engajar todos os setores, em especial aqueles diretamente ligados ao cliente e à operação.

7. Inovação não é urgente
A maioria dos gestores é tragada pelos compromissos cotidianos. Ficam imersos nas pendências e acabam se esquecendo das tendências que ditam os novos rumos do mercado.

Marília Cardoso é jornalista, MBA em marketing, empreendedora, fundadora da agência de comunicação InformaMídia e sócia-fundadora da consultoria de inovação e gestão Palas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 564 (dezembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters