Vidroplano
Vidroplano

Prédio na Alemanha usa fachada dupla envidraçada

23/04/2020 - 10h09

O Cube Berlin, concluído recentemente na capital alemã, é a prova de que complexidade estética e técnica podem andar juntas na arquitetura, principalmente quando nosso material é usado. Localizado na Washington Platz, no distrito de Europacity, o edifício mistura as qualidades de prédio inteligente no quesito energético com um design arrojado e moderno, tornando-o um marco da construção contemporâneo.

Ficha técnica
Autor do projeto: 3XN Architects
Local: Berlim, Alemanha
Conclusão: fevereiro de 2020

Formas refletivas
Com 11 andares e 19 mil m² de área total, o Cube Berlin foi desenvolvido para dialogar com o espaço urbano em volta, quase como se fosse uma escultura. “Para alcançar isso, procuramos vidros que enfatizassem a superfície da fachada ao mesmo tempo que refletissem os arredores”, comenta o arquiteto Torben Østergaard, membro do escritório dinamarquês 3XN, responsável pelo projeto. “A obra também permite uma leitura mais subjetiva do contexto da vida ao redor na praça. Nossa esperança é de que suas formas levem as pessoas a questionar: ‘O que realmente está acontecendo aqui?’”

Duas vezes vidro
O elemento estrutural mais importante desse conjunto é a fachada dupla envidraçada e ventilada. Vale recordar: esse tipo de estrutura consiste numa pele de vidro tradicional com a segunda pele de vidro na frente. As duas são separadas por um espaço, de centímetros ou até metros, que ajuda a ventilar o interior e também a barrar ainda mais a entrada de radiação solar.

A do Cube Berlin é marcada por padrões triangulares e algumas aberturas nos quatro lados da obra — isso, juntamente com as janelas que vão do chão ao teto, garante ainda mais integração dos usuários com o ambiente externo, assim como farta entrada de luz natural.

Os vidros refletivos escolhidos também têm função relevante. Eles oferecem uma mudança dinâmica na aparência do edifício. Dependendo do ângulo de visão, clima e período do dia, é possível ver cores e texturas diferentes espelhadas na fachada.

fachada-predio-alemanha

 

Eficiência energética
Outro destaque do projeto: o baixo consumo de eletricidade em comparação a outras construções semelhantes. Para isso, a fachada dupla foi um fator importante: a distância entre as peles de vidro externa e interna permite proteção mais efetiva contra a radiação solar, além de oferecer ventilação natural às instalações (graças àquelas aberturas na fachada citadas anteriormente). Para evitar o superaquecimento desse espaço entre as peles de vidro, foram usados coatings (revestimentos) especiais e também PVBs de controle solar nos vidros externos.

Especificação da fachada
Fabricante dos vidros: Guardian
Parte externa
Laminado de SunGuard HD Diamond 66 Ultra, com PVB solar e estrutural Saflex (da Eastman)
Parte interna
Insulado triplo de ClimaGuard Permium 2 (6 mm) + float incolor (6 mm) + SunGuard SN 62/34

clune-berlim-alemanha

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 568 (abril de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters