Vidroplano
Vidroplano


‘ABNT NBR 7199’: qual vidro usar em coberturas e marquises

30/03/2022 - 15h42

Seguir o que determinam as normas técnicas é essencial para garantir a aplicação correta do vidro e a segurança. Atualmente, temos 37 normas e uma prática recomendada relacionadas ao vidro. Entre elas, destaque para a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.

O texto, como o próprio título sugere, estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil e todos os profissionais vidreiros e especificadores de vidro devem segui-la, sem exceção.

Começamos hoje uma série especial no portal da Abravidro sobre a norma, indicando, qual tipo do nosso material usar em determinada aplicação.

Iniciamos com coberturas, marquises, claraboias e fachadas inclinadas (vidros não verticais), aplicações em que é possível usar o:

Laminado de segurança
Composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, por uma ou mais camadas intermediárias (PVB, EVA ou resina), o laminado recebe a classificação de vidro de segurança através de um ensaio de impacto, previsto pela norma ABNT NBR 14697 Vidro laminado. Entre os principais benefícios deste tipo de vidro, destaca-se o fato de que em caso de quebra, os cacos permanecem presos, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a troca da peça.

Aramado
O aramado também é permitido para esta aplicação, mas é cada vez menos utilizado. Ele é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. A função principal da rede metálica é segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa.

Insulado
No caso dele, em sua composição, a peça interior deve ser laminada ou aramada. O insulado, vale explicar, é composto por duas ou mais placas de vidro paralelas (dependendo do número de placas que se usa, pode ser chamado de vidro duplo, triplo etc.). Essas placas são intercaladas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas e formando uma câmara interna preenchida com ar ou algum tipo de gás. Com isso, forma-se uma câmara estanque entre um vidro e outro. Essa câmara estanque ajuda os insulados a impedirem a troca de temperatura entre os ambientes.

Somado ao conforto térmico, um dos maiores benefícios do insulado é o conforto acústico.

Para você: BAIXE AQUI A TABELA “QUE VIDRO USAR”, COM INSTRUÇÕES SIMPLES SOBRE QUAL TIPO DE VIDRO USAR EM CADA APLICAÇÃO

Crédito da imagem de abertura: iStock



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters