Vidroplano
Vidroplano


ABNT NBR 7199: qual vidro usar em fachadas

20/07/2022 - 11h48

Para garantir a segurança e a correta aplicação do vidro, é essencial seguir o que determinam as normas técnicas. Uma das mais importantes é a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações: ela estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil.

Dando sequência à série que começamos em março sobre as determinações da NBR 7199, falaremos agora sobre tipos do nosso material que podem ser usados em fachadas.

LEIA TAMBÉM:
‘ABNT NBR 7199’: qual vidro usar em portas, vitrines e divisórias

‘ABNT NBR 7199’: qual vidro usar em coberturas e marquises

Baixe materiais de apoio  da campanha #TamoJuntoVidraceiro, incluindo a tabela Que vidro usar? e cartilha

Fachadas (vidros verticais)

ABAIXO da cota de 1,1 m em relação ao piso

Seja no pavimento térreo (dividindo ambientes com desnível superior a 1,5 m) ou nos andares superiores, devem ser utilizados:

Laminado de segurança
O laminado é composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias (PVB, EVA ou resina). Em caso de quebra, seus cacos ficam presos à camada intermediária, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a substituição da peça.

Aramado
Impresso translúcido, o aramado possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. A função principal da rede metálica é segurar os estilhaços de vidro caso ocorra rompimento da placa.

Insulado (composto com os listados acima)
Na composição do insulado, devem ser utilizados apenas os tipos de vidro permitidos para a aplicação: laminado ou aramado. O insulado, vale explicar, é composto por duas ou mais placas de vidro paralelas (dependendo do número de placas que se usa, pode ser chamado de vidro duplo, triplo etc.). Essas placas são intercaladas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas e formando uma câmara interna preenchida com ar ou algum tipo de gás. Com isso, forma-se uma câmara estanque entre um vidro e outro. Essa câmara estanque ajuda os insulados a impedir a troca de temperatura entre os ambientes. Além do conforto térmico, um dos maiores benefícios do insulado é o conforto acústico.

Já no pavimento térreo, com desnível menor que 1,5 m ou totalmente plano, também é possível usar, além dos vidros citados acima, o temperado.

Temperado
Até 5 vezes mais resistente do que o vidro comum, o temperado, em caso de quebra, se desintegra em pedaços muito pequenos e pouco cortantes, reduzindo o risco de ferimentos. Esse vidro de segurança tem maior resistência ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso.

ACIMA de 1,1 m em relação ao piso

Além dos vidros de segurança citados, o vidro a ser utilizado acima de 1,1 m em relação ao piso também pode ser comum (float ou impresso), desde que encaixilhado ou colado em todo o perímetro.

 

Crédito da foto de abertura: Abobe Stock/hallojulie



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters