Vidroplano
Vidroplano


‘ABNT NBR 7199’: qual vidro usar em portas, vitrines e divisórias

20/04/2022 - 10h16

Em março, iniciamos aqui no portal da Abravidro uma série especial sobre a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações com o objetivo de indicar qual tipo de vidro usar em cada tipo de aplicação.

Iniciamos abordando os tipos de vidros que podem ser usados em coberturas, marquises, claraboias e fachadas inclinadas (vidros não verticais). Agora é a vez de apresentar o que diz a norma sobre portas, vitrines e divisórias.

Portas, vitrines e divisórias
Nestas aplicações, todos os vidros instalados abaixo de 1,1 m em relação ao piso devem ser de segurança, independente do pavimento em que estejam instalados:

Temperado
O temperado é considerado vidro de segurança porque, em caso de quebra, a peça se desintegra em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que diminui o risco de ferimentos. Ele ainda possui resistência mecânica até cinco vezes maior que a do vidro comum. Além da resistência mecânica, o temperado resiste também ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso.

Laminado de segurança
O laminado é composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, por uma ou mais camadas intermediárias (PVB, EVA ou resina). Em caso de quebra, seus cacos ficam presos à camada intermediária, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a substituição da peça.

Aramado
O aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. A função principal da rede metálica é segurar os estilhaços de vidro caso ocorra rompimento da placa.

Insulado (composto com os vidros acima)
Na composição do insulado, deve ser utilizado apenas os tipos de vidros permitidos para a aplicação: temperado, laminado ou aramado. O insulado, vale explicar, é composto por duas ou mais placas de vidro paralelas (dependendo do número de placas que se usa, pode ser chamado de vidro duplo, triplo etc.). Essas placas são intercaladas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas e formando uma câmara interna preenchida com ar ou algum tipo de gás. Com isso, forma-se uma câmara estanque entre um vidro e outro. Essa câmara estanque ajuda os insulados a impedirem a troca de temperatura entre os ambientes.

Além do conforto térmico, um dos maiores benefícios do insulado é o conforto acústico.

Acima de 1,1 m em relação ao piso
Além dos vidros de segurança citados, o vidro a ser utilizado acima de 1,1 m em relação ao piso também pode ser comum (float ou impresso), desde que encaixilhado ou colado em todo o perímetro.

Para você: BAIXE AQUI A TABELA “QUE VIDRO USAR”, COM INDICAÇÕES SOBRE QUAIS TIPOS DE VIDROS USAR  NAS APLICAÇÕES

Crédito da imagem de abertura: terex/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters