Vidroplano
Vidroplano


Abravidro fala sobre boxes no É de Casa, da Globo

11/01/2020 - 12h00

A Abravidro participou neste sábado, 11 de janeiro, do quadro “Sem Armadilha”, do programa É de Casa, da TV Globo. Vera Andrade, coordenadora técnica da entidade, explicou ao apresentador Zeca Camargo detalhes sobre a instalação, uso e manutenção do vidro em boxes de banheiro. Confira o vídeo aqui.

A aplicação deve seguir as determinações da norma técnica NBR 14207, da ABNT, que dentre outros pontos diz que só devem ser usados vidros de segurança – temperados, laminados e temperados com película de segurança (saiba mais sobre cada vidro nesta reportagem) – e que a estrutura deve passar por manutenção preventiva a cada doze meses, realizada por um vidraceiro.

O vidro é seguro
Logo na abertura do quadro, Vera deixou claro que o vidro é um material extremamente seguro: o índice de quebra do material em boxes é de 0,07% e o índice de ferimentos em acidentes é de 0,05%. Acidentes ocorrem, normalmente, quando a estrutura do boxe já está danificada por falta de manutenção preventiva.

Atenção aos detalhes
A profissional também deu dicas importantes para o consumidor:

  • As bordas do vidro não devem apresentar lascas — em caso positivo, o vidro deverá ser trocado para evitar eventuais quebras
  • A abertura e o fechamento do boxe não devem exigir esforço. O vidro não deve encostar no chão durante sua abertura e fechamento
  • O puxador não pode encostar na borda do vidro fixo quando a porta está aberta
  • O vidro também não deve entrar em contato com algum material mais rígido (parede, parafuso, perfil etc). Isso pode ocorrer quando o sistema está sem os batedores!
  • A guia da porta não deve estar ressecada ou muito flexível
  • A estrutura toda do boxe deve estar firme
  • Importante: faça a manutenção preventiva a cada doze meses com profissional qualificado

Outras dicas importantes:

  • Sempre que for adquirir um produto novo, escolha um fornecedor com boa reputação no mercado, exija nota fiscal do produto, pergunte se ele conhece as normas técnicas da ABNT e se a proposta dele está de acordo com essas normas. Se tiver dúvidas, consulte a área técnica da Abravidro;
  • A norma técnica determina que os fabricantes identifiquem os vidros do boxe com sua marca. Confira se os vidros do seu boxe estão identificados;
  • Após a instalação do boxe, espere 24 horas antes de usá­-lo, para garantir que o selante aplicado já esteja seco;
  • Não bata no vidro com objetos duros ou com pontas;
  • Não se apoie ou se pendure no boxe;
  • Nunca deixe crianças perto do boxe sem acompanhamento de um adulto responsável;
  • Certifique-se de que seu boxe passou por manutenção preventiva nos últimos doze meses;
  • Não tente desmontar o boxe: para isso, contrate um profissional qualificado;
  • Peça sempre o manual de uso e manutenção do boxe para o instalador do seu boxe.

A repercussão do assunto foi grande e a coordenadora técnica da Abravidro pôde responder perguntas de quem estava assistindo:

Em dias frios, a água quente do chuveiro pode quebrar o vidro do boxe?
Essa é uma dúvida comum, mas a resposta é não. O vidro temperado não quebra com choques térmicos – afinal, ele é submetido ao choque térmico na fabricação justamente para ser até 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Se não bastasse, um dos ensaios de desempenho da norma de certificação de vidros temperados, a NBR 14698, é o de choque térmico: o vidro é colocado em uma estufa a 250ºC e permanece ali por trinta minutos. Em seguida, com um esguicho, o técnico direciona o jato de água fria, por noventa segundos, para o centro do vidro. Mesmo com o choque térmico, o vidro não pode quebrar!

É normal ouvir estalos no vidro após o banho?
Segundo a coordenadora técnica da Abravidro, sim. O ruído é resultado da movimentação molecular do vidro e não representa qualquer risco.

Por fim, foi exibido o depoimento do apresentador esportivo Alex Escobar, da TV Globo, que se feriu na hora do banho com a quebra de uma prateleira de vidro comum instalada em seu boxe. Vera explicou que a Abravidro sempre recomenda o uso de vidros de segurança:

Vidro temperado: resultado de um processo de aquecimento e resfriamento rápido do vidro comum que o torna bem mais resistente à quebra por impacto, apresentando, assim, resistência até cinco vezes maior que a do vidro comum. É considerado um vidro de segurança, pois, em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, o que diminui o risco de ferimentos.

Vidro laminado:
O laminado é um vidro de segurança composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas intermediárias (PVB, EVA ou resina). Em caso de quebra da placa laminada, os cacos permanecem presos. Com a aplicação do laminado, eventuais ferimentos são evitados e o vão permanece preenchido.

De Olho no Boxe
O programa De Olho no Boxe, lançado pela Abravidro em 2016, orienta vidraceiros e consumidores (que têm áreas específicas no site) sobre a importância da manutenção preventiva em boxes de banheiro e traz dicas de instalação e cuidados no dia a dia.

Vidraceiros têm no site materiais de apoio gratuitos que ajudam na manutenção e na divulgação do serviço. Um desses materiais é um Manual de Utilização, Limpeza e Manutenção dos Boxes. O arquivo pode ser baixado para o seu computador, editado e impresso para ser entregue aos seus clientes.

Além disso, você confere um vídeo onde são apresentados todos os pontos que devem ser verificados em uma manutenção. Estão ainda disponíveis para download e impressão um fôlder orientativo, um cartaz para sua vidraçaria divulgar a o serviço de manutenção preventiva, além de planilhas que facilitarão o seu trabalho.

Acesse agora mesmo www.deolhonoboxe.com.br para conferir todo o conteúdo disponível.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters