Vidroplano
Vidroplano


Que tipo de vidro deve ser usado nos boxes de banheiro?

26/04/2017 - 18h51

Um boxe de vidro dá outro aspecto para o banheiro, não é mesmo? Porém, é preciso estar atento a qual tipo de vidro será instalado nele, atendendo ao que determina a norma e garantindo, assim, a segurança do cliente. Neste texto da série “O que a norma diz?”, vamos apresentar quais vidros são indicados para o boxe.

Antes, um lembrete: o programa De Olho no Boxe (apoiado pelas empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro) foi criado pela Abravidro especialmente para apresentar informações didáticas sobre o produto de vidro mais popular do Brasil, o boxe de banheiro. Acesse o site www.deolhonoboxe.com.br e verifique todas as informações.

Vamos aos tipos de vidro? A norma técnica que trata sobre o assunto é a NBR 14207 e seu nome, Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, já é claro: nada de usar vidros float ou impresso comuns! Os vidros permitidos são:

Temperado
deolhonoboxe_setembro
Esse vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido. Isso faz com que a peça se torne até cinco vezes mais forte e, ao quebrar, seja fragmentada em pedaços pequenos e não pontiagudos. Vale ressaltar que o vidro depois de temperado não pode ser cortado, furado ou lapidado — isso deve ser feito antes do processo de têmpera.

 

Laminado
shower box in bathroom

Basicamente é um sanduíche de vidro. É composto por duas ou mais lâminas fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos ficam presos na camada intermediária, evitando ferimentos.

 

Temperado com película de segurança

vp_pelicula1O vidro temperado recebe uma película de segurança que deve ser aplicada antes da instalação do vidro. Isso porque a peça inteira deve receber o filme, inclusive a que ficará presa na estrutura. Outro ponto importante é que o fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento a porta. Além disso, os fragmentos devem permanecer presos à estrutura por pelo menos duas horas após a quebra.

Quer saber mais?
No site do De Olho no Boxe, acesse a área para o vidraceiro, onde é possível baixar materiais de apoio, como o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, planilhas de check-list, cartaz para colocar na vidraçaria e muito mais. Aproveite para cadastrar a sua vidraçaria no site. Assim, ela aparece no sistema de busca que existe na área para o consumidor!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters