Vidroplano
Vidroplano


Glasstec 2024 reforça papel da feira como local de inovação

25/10/2024 - 14h39

Acabou hoje a edição 2024 da Glasstec, a principal feira vidreira do mundo. De terça até hoje, sexta-feira (25), Düsseldorf, na Alemanha, foi o local onde as novidades que prometem mudar o setor vidreiro num futuro próximo eram mostradas em primeira mão. Foram mais de 32 mil visitantes ao todo, oriundos de 121 países diferentes, para conferir mais de 1250 marcas internacionais. Brasileiros também marcaram presença: 214 compatriotas participaram da mostra, número superior ao de 2022.

Fechamento positivo
“Foram quatro dias maravilhosos. Nossa avaliação é de satisfação”, afirma o diretor da Glasstec, Lars Wiers, que estreou na coordenação da feira nesta edição. “A indústria está um pouco mais hesitante agora, especialmente em relação a planejamento, mas tivemos bons retornos. Conversamos com vários expositores e, sim, são momentos desafiadores, mas tenho a sensação de que todos estão com um olhar positivo para o futuro.”

Segundo Wiers, este ano a feira atingiu os objetivos traçados por sua direção. “A edição de 2018 era nossa referência, pois 2022 ainda éramos atingidos pela pandemia. Tivemos praticamente a mesma quantidade de expositores que em 2018 e também um aumento na quantidade de visitantes na comparação com 2022. Os expositores ficaram satisfeitos com a qualidade desses visitantes e das palestras, assim como com as oportunidades para fazer negócios.”

Público de alto nível
Dos mais de 32 mil visitantes, quase 80% eram formados por executivos com posição para tomar decisões dentro das empresas. Cerca de 75% do público era de fora da Alemanha – principalmente de países europeus como Itália, França, Polônia e Holanda, dos Estados Unidos e da China. É a prova do apelo global que a feira exerce sobre profissionais por todo o planeta, incluindo brasileiros, como confirmado pelo bom número de vidreiros compatriotas por lá.

Conteúdo fundamental
Um aspecto importante da Glasstec são os eventos simultâneos que acontecem durante a feira, focados na conhecimentos e no debate de temas relevantes para o presente e futuro da indústria, como a descarbonização da produção, digitalização e economia circular. Os produtos vistos no pavilhão de exposições, por exemplo, confirmam essa conversa com a realidade do setor vidreiro: várias empresas mostraram vidros sustentáveis (incluindo materiais amigáveis a pássaros), maquinários inteligentes e uma maior automatização, tudo para facilitar a busca por processos mais limpos e eficazes.

“Gostaria de deixar um recado aos brasileiros: ficamos orgulhosos de recebermos tantos de vocês este ano, como visitantes e expositores. Venham para a edição 2026, pois a Glasstec é onde as coisas empolgantes do setor acontecem”, comenta Lars Wiers. A próxima Glasstec será nos dias 20 a 23 de outubro de 2026.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COM IMAGENS DOS BRASILEIROS NA FEIRA!

Veja também:
Glasstec 2024: último dia da feira tem maquinários, ferramentas e novos vidros
Glasstec 2024: grande variedade de soluções no terceiro dia
2º dia da Glasstec 2024: empresas prezam pela sustentabilidade
Glasstec 2024: o que os brasileiros pensam sobre a feira
Glass Technology Live revela o futuro das aplicações de vidro
As novidades para o mercado vistas no primeiro dia da Glasstec 2024



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters