Vidroplano
Vidroplano


PIB da indústria de transformação cai e construção cresce no terceiro trimestre

02/12/2021 - 12h09

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 2 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores. O resultado representa a 2ª queda consecutiva do indicador e coloca o País em recessão técnica.

Entre as atividades industriais que contribuíram para a queda do PIB estão as indústrias de transformação, que caiu 1%, além das indústrias extrativas (0,4%).

Já a indústria de construção foi o único setor que se destacou positivamente no terceiro trimestre, com crescimento de 3,9%.

Apesar do desempenho negativo do PIB do terceiro trimestre em relação ao segundo, o indicador dos meses de julho, agosto e setembro deste ano cresceu 4% no comparativo com o mesmo período de 2020. A indústria apresentou alta de 1,3% e, no acumulado de quatro trimestres, teve crescimento de 5,1%. Entre as atividades industriais, a construção registrou o melhor resultado no volume adicionado (10,9%), graças ao aumento da ocupação nessa atividade. Já as indústrias de transformação oscilaram negativamente 0,7%.

Segundo economistas, o resultado de 2021 coloca o crescimento da economia brasileira em risco em 2022.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters