Vidroplano
Vidroplano


Sindividros-RS organiza eventos online sobre vidros na arquitetura

06/01/2022 - 11h43

O Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) realizou, de setembro a dezembro, a série de encontros a distância “Falou Happy Hour? Um jeito descontraído de falar de vidros na arquitetura”. No total, os eventos reuniram cerca de 160 convidados, entre arquitetos, designers, decoradores e engenheiros.

A iniciativa, que integra o programa de qualificação do sindicato gaúcho Qualividros, trouxe mensalmente palestrantes de destaque no mercado do público especificador. Segundo Rafael Ribeiro, presidente do Sindividros-RS, o objetivo dos encontros foi oferecer os conteúdos de forma mais leve e descontraída aos especificadores do nosso material.

Conteúdos
O arquiteto e designer de produtos, André Menin, que esteve na primeira e na última edições do evento em 2021, apresentou as tendências para 2022. Ele também destacou o crescimento da importância do atendimento online no contexto dos clientes, especialmente os da geração X, apontando a importância de estudar o mercado internacional, como o asiático, para compreender os estilos.

Por sua vez, a arquiteta e urbanista Camila Klein compartilhou elementos e referências de alguns dos seus projetos, como a aplicação da solução do septo e o uso de aletas de vidro – material que, segundo ela, traz um espírito high tech e moderno aos projetos, além de ser extremamente sustentável. Camila mostrou exemplos do tour virtual que oferece aos clientes para que estes visualizem os ambientes como um todo. Entre as novidades exibidas pela palestrante, o vidro corten foi bem recebido entre os que acompanharam o evento.

Especialista em luminotécnica, a designer de interiores Karen Fanti, compartilhou diferentes abordagens de uso do vidro, ressaltando a importância da parceria com arquitetos e engenheiros para que o vidro possa atender todas as funcionalidades esperadas para sua aplicação, e não apenas a estética. Segundo Karen, ter a mente aberta é um diferencial para atender melhor as cidades como um todo.

Expectativa pelo retorno ao formato presencial
Durante as apresentações da série “Falou Happy Hour?”, todos os participantes receberam uma gift box (caixa de presentes) e um espumante em seus escritórios ou residências. De acordo com Flavia Silva, executiva do Sindividros-RS, o propósito foi compartilhar com cada convidado algo que remetesse ao tradicional “happy hour” com os amigos, mesmo a distância.

Rafael Ribeiro relembrou que 2021 foi um ano atípico, exigindo adaptação de todos e, por isso, com eventos remotos mostrando-se como opções mais adequadas. Apesar disso, o dirigente do Sindividros-RS espera poder retomar os encontros presenciais em 2022. Por ser o Ano Internacional do Vidro, espera-se que será um ano de muito trabalho e visibilidade para o nosso material.

O “Falou Happy Hour?” recebeu o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) e do Portal Vidro Certo, além do patrocínio da AGC, Cebrace, Guardian e Vivix.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters