Vidroplano
Vidroplano

Sempre alerta

27/09/2021 - 10h18

editorial-set2021À medida que o segundo semestre do ano avança, o mercado vidreiro continua movimentado, impulsionado principalmente pela construção civil. Na capital paulista, por exemplo, a quantidade de lançamentos chama a atenção de quem circula pelos diversos bairros da cidade. Há obras de diversos portes.

Embora o cenário seja positivo neste momento, a preocupação com a deterioração do ambiente político e econômico é grande. Escassez hídrica e impactos no fornecimento e nos custos de energia elétrica e discussões sobre a política de gás natural em São Paulo, Estado que concentra a maior parte das usinas vidreiras, são alguns dos temas que têm deixado o empresariado alerta.

Há ainda preocupação com os problemas eventuais nos fornos de float, os quais podem causar restrições no fornecimento de nossa matéria-prima, especialmente num cenário de aumento das exportações, as quais, em agosto, registraram o maior volume deste ano.

Também requer a atenção do setor a revisão da norma ABNT NBR 14.698 — Vidros temperados. As reuniões têm contado com a participação de profissionais dos diversos elos da cadeia vidreira na busca por atualizar parâmetros e requisitos na produção de temperados, vidros que representam mais da metade do consumo de processados não automotivos no Brasil. A participação de todos os interessados é bem-vinda para ajudar na construção de um texto que reflita a realidade do mercado brasileiro. Sua empresa está atuando ativamente nesse estudo?

E para quem quer melhorar o próprio processo produtivo, no mês de outubro a Abravidro realiza mais uma edição do PPCPE. Módulo de treinamento em PCP voltado especificamente para o mercado vidreiro, ele já treinou e qualificou profissionais de mais de 150 empresas de todo o Brasil. Não perca essa oportunidade de estar presente na última turma do ano!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters