Vidroplano
Vidroplano

Um momento sem precedentes

23/03/2020 - 12h36

domingos2020-2O mundo atravessa um momento sem precedentes na história. A pandemia do coronavírus domina a rotina, as rodas de conversas, o noticiário e nossos pensamentos. Seus impactos na vida de todos nós já são sentidos em nosso dia a dia: álcool gel a todo instante, recomendações de isolamento e cuidado especial com os grupos de risco.

A modalidade do home office vem sendo adotada para profissionais que atuam em áreas administrativas das empresas, bem como a antecipação das férias daqueles que se encontram nos grupos de risco. Porém, para a turma do chão de fábrica é preciso tomar medidas que aumentem a segurança sanitária dos colaboradores: escala com horários que fujam do pico do movimento no transporte público, distanciamento nos refeitórios, distribuição de álcool gel em diversos pontos, recomendações redobradas sobre higiene pessoal e limpeza e tantas outras.

Todas essas medidas atendem às questões essenciais de saúde e buscam minimizar o ritmo de contágio e disseminação do coronavírus. Mas nenhuma delas trata de outro resultado trágico do Covid-19: o impacto econômico. A cotação do dólar bateu seu recorde na era do real, a bolsa despenca dia após dia, e muitas atividades estão parando, conforme o ritmo imposto pelas autoridades. A indústria da construção civil, que começava a esboçar uma recuperação, mais uma vez se vê refém de uma conjuntura desfavorável.

Em meio a tantas notícias e diante do agravamento do cenário, a Glass South America, principal evento do nosso setor no País e cuja realização estava prevista para o mês de junho, foi adiada para os dias 5 a 8 de novembro no mesmo local, o São Paulo Expo. A Abravidro, co-organizadora da feira, acredita que a decisão foi correta e que a manutenção da mostra no calendário deste ano demonstra a confiança de que o segundo semestre deve ser mais positivo para o nosso segmento.

E, nesse momento de tanta incerteza, minha mensagem aos colegas do setor vidreiro é no sentido de nos mantermos atentos, cuidarmos de nossas famílias e colaboradores, respeitando as determinações das autoridades, para que possamos colaborar com o esforço nacional para diminuir o impacto destruidor dessa pandemia. É fundamental avaliarmos cenários e traçarmos planos de contingência para garantir a continuidade dos nossos negócios apesar das adversidades.

 

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 567 (março de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters