Vidroplano
Vidroplano

Espelho lunar

01/06/2023 - 18h07

Imagine se, ao caminhar pela Lua, um astronauta visse ao longe algo brilhante, esférico e multicolorido? Seria uma miragem, um objeto esquecido por outra missão ou, quem sabe, um extraterrestre? A resposta é: nenhuma das três hipóteses, já que o objeto em análise não seria nada mais do que um importantíssimo e velho conhecido da humanidade: o vidro! Uma descoberta feita por cientistas chineses durante exploração lunar não tripulada (a missão Chang’e 5) revelou que colisões violentas de rochas com a superfície do satélite foram capazes de gerar pequenas esferas do material fora da Terra. Tal evidência corrobora o mostrado por outras missões, indo de encontro ao mito de que nosso satélite natural seria desprovido de água – isso porque tais esferas de vidro continham esse líquido tão importante para a vida em seu interior.

Um estudo sobre o assunto foi publicado na edição de abril da revista Nature Geoscience. E o tema “água na Lua” vai longe: estima-se que, até o final de 2025, a Nasa, a agência espacial norte-americana, retome o envio de astronautas para lá, mais especificamente para o polo Sul do satélite, onde se acredita existir crateras cheias de água congelada.

Este texto foi originalmente publicado na edição 605 (maio de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: robertuzhbt89/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters