Vidroplano
Vidroplano

Ética empresarial: o exemplo vem de cima

19/03/2021 - 10h45

Escrito por Barry M. Wolfe

A gestão pelo exemplo faz toda a diferença para consolidar uma cultura organizacional que garanta um ambiente ético e saudável. Esse movimento torna-se, portanto, uma força vital para a disseminação desse jeito de ser, pensar e agir.

Aspectos essenciais da ética empresarial, respeito e lealdade devem fluir de cima para baixo, permeando toda a estrutura corporativa. O desrespeito é uma das grandes causas de males corporativos. Daí resta só um pulo para o surgimento de corrupção, fraude ou roubo. Não há exagero nisso: a experiência tem me mostrado como pequenos descontentamentos podem se transformar em problemas.

As lideranças têm papel fundamental nesse processo. Um ponto de atenção é não concentrar poder nas mãos de personalidades dominantes, que tendem a ter certa liberdade abusiva nas relações. Em casos extremos, essas pessoas podem até exercer a intolerância e a intimidação, situações incompatíveis com a ética empresarial.

Mecanismos de controle e de denúncia são fundamentais, assim como canais de comunicação claros e formais. Isso evita a zona do limbo, o buraco negro dentro do qual informações sobre ameaças potenciais podem desaparecer. É preciso criar processos simples e fluidos para a ágil resolução de dilemas éticos, conflitos de interesse e resolução de disputas. O sigilo e a proteção devem ser garantidos, valendo até incentivos e recompensas para encorajar a comunicação.

As boas práticas em ética empresarial passam por políticas e mecanismos que atuem na prevenção. A construção de um ambiente capaz de minimizar riscos é o melhor caminho. Não há empresa imune a riscos, mas existem formas de mantê-los a distância.

Barry M. Wolfe é advogado internacional, criminologista e mestre em direito internacional pela Universidade de Cambridge. Nascido em Glasgow, Escócia, atua no Brasil desde 1986

Este texto foi originalmente publicado na edição 579 (março de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters