Vidroplano
Vidroplano

Feiras mundiais ganham edições online

21/10/2020 - 10h29

A pandemia do novo coronavírus pode ter causado o cancelamento das edições presenciais de grandes eventos vidreiros pelo mundo, mas nosso setor vem realizando edições online deles, levando conhecimento e apresentando novos produtos. Veja dois a seguir.

 

vp_glassbuildconnect

Até o final do ano
O GlassBuild Connect, organizado pela National Glass Association (NGA) no lugar da edição 2020 da GlassBuild America, realizado de 1º a 30 de setembro, contou com uma programação de mais de setenta webinars, cerca de trezentas empresas expondo produtos e serviços e acessos de milhares de visitantes de vários países. Devido ao sucesso do evento, a NGA vai manter o conteúdo apresentado disponível para acesso dos inscritos até dezembro deste ano.

As palestras estão divididas em blocos temáticos, como fabricação, instalação e desempenho. Dicas para prevenir riscos e danos às bordas dos vidros, cuidados para evitar surpresas nas propriedades visuais do envidraçamento e o papel das mulheres na indústria da construção civil são alguns dos assuntos abordados.

Já na parte de exposição, os estandes deram lugar a páginas dentro do site do GlassBuild Connect, onde as empresas colocam informações, imagens e materiais promocionais de seus produtos. Veja a seguir destaques de algumas expositoras com atuação no Brasil.

 

vp_bavelloniA Bavelloni destaca novidades para o manuseio de vidro totalmente automático, incluindo uma ilha de produção com robô que desliza em uma guia e uma lapidadora vertical VE500 V10. Com a solução, o robô pega o vidro, coloca-o na máquina, faz o giro da peça e então a retira, permitindo a lapidação das quatro bordas da chapa. Também é possível combinar duas lapidadoras e um robô para fazer a movimentação entre as duas máquinas, permitindo até o manuseio de vidros jumbo.

 

vp_bovoneDiferentes equipamentos para lapidação e laminação de vidros estão na página dedicada à Bovone. A ELB102, por exemplo: projetada para ser uma solução flexível e alcançar o melhor equilíbrio entre qualidade de polimento, desempenho e economia de uso, é capaz de trabalhar com peças de até 60 mm de espessura, usando duas rodas de polimento montadas em trilhos deslizantes motorizados.

 

vp_diptechA Dip-Tech exibe a série GPi de impressoras digitais. De acordo com a empresa, estão disponíveis para diferentes dimensões de vidro (de 1,4 a 6 m) e fornecem plataforma superior para ampla gama de aplicações, com resultados simples, rápidos e de alta qualidade, voltadas para os setores de arquitetura (uso externo e interno), automotivo, blindagem à prova de balas e envidraçamento marítimo.

 

vp_fenziUm dos produtos destacados pela Fenzi, o Butylver TPS é um espaçador para insulados monocomponente com dessecantes incorporados. Segundo a fabricante, ele combina em um único produto o perfil espaçador tradicional, a peneira molecular e o selante de primeira barreira, garantindo adesão com permeabilidade mínima, isolamento térmico completo e durabilidade.

 

vp_forelA Forel não só tem à vista seus produtos mais recentes, como também está mostrando uma prévia de sua mais nova versão da linha High Tech para fabricação de insulados: desenvolvida especificamente para o mercado norte-americano, é equipada com espaçador aplicador flexível e robô selador que aplica o hot melt (selante secundário) no sistema, podendo trabalhar com peças jumbo e/ou curvas e montar insulados duplos, triplos e até quádruplos, com espaçador rígido ou flexível.

 

vp_guardianAlém de seus vidros especiais, como o UltraClear, com baixo teor de ferro, a Guardian também destaca os espaçadores Guardian Align para insulados. Os perfis apresentam constituição ultrafina de aço inoxidável corrugado de baixa condutividade, cantos de 90 graus com uma junta hermética e selante primário de alta resistência. Inclui ainda dessecante de alto desempenho e sem grânulos.

 

vp_lisecA PlusLam (foto), da Lisec, linha de laminação semiautomatizada e acessível, permite a colocação dos interlayers e também o corte das arestas das películas de forma manual, além de contar com autoclave de alta pressão. A empresa também exibe a linha de processamento modular SplitFin, especialmente para o beneficiamento de vidros para interiores, como portas ou divisórias — com ela, é possível separar os diferentes passos do processamento.

 

vp_schiattiangeloA Schiatti Angelo tem em sua página uma unidade Turnover, projetada e fabricada para conectar duas ou mais biseladoras e/ou chanfradeiras em linha. A função do equipamento é girar as placas de vidro a 90 graus, com funcionamento totalmente automático de seu braço giratório. Devido ao sistema de controlador lógico programável (CLP) nele instalado, a presença das lâminas de vidro e seu tamanho são identificados por células fotoelétricas localizadas na esteira de entrada da primeira máquina.

 

vp_glassconve

De olho no futuro
Nos dias 9 e 10 de setembro, os eventos GlassCon Global VE e Glass Expo VE foram realizados conjuntamente, organizados pelas revistas norte-americanas USGlass e DWM e pela Finishing Contractors Association (FCA) International. Ambos trouxeram apresentações sobre temas ligados às últimas inovações e tendências na indústria vidreira. Completavam a mostra um hall virtual, com produtos e lançamentos, e espaços para networking.

Jörma Vitkala, ex-chairman do congresso Glass Performance Days (GPD), um dos palestrantes, apresentou sua visão geral das tendências para nosso setor. Ele enfatizou o grande impacto que a digitalização deverá ter no futuro da indústria, estimando que, com isso, trará um nível ainda mais alto de produtividade do que os obtidos com a eletrificação e automação.

Segundo os organizadores, os eventos foram acessados por pessoas de todo o mundo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters