Vidroplano
Vidroplano

Galpão para morar

23/01/2019 - 17h20

A reportagem especial de O Vidroplano deste mês (veja clicando aqui) mostra exemplos de como nosso material controla a luminosidade nos ambientes. Pois o vidro serve também — muito bem — para manter estável a temperatura interna dos edifícios. Prova disso é o The Conservatory, residência construída em Pretória, na África do Sul.

Ficha técnica
Autora do projeto: Nadine Engelbrecht
Local: Pretória, África do Sul
Conclusão: segundo semestre de 2018

conservatory2

Conforto mais que necessário
O vidro escolhido para revestir a obra foi o low-e (de baixa emissividade) laminado, com 6 mm de espessura. A especificação levou em conta o clima da região (seco e quente), com grande amplitude térmica — a temperatura pode variar em até 20 ºC num único dia. Isso explica a opção pelo low-e, cujo revestimento metálico diminui a transferência de calor entre ambientes: o isolamento das construções é fundamental na África do Sul.

Temperatura na medida certa
O destaque visual do The Conservatory é o galpão central, com fachadas (frontais e traseiras) e paredes laterais envidraçadas. Essa estrutura é usada como saguão de entrada e também sala de jantar, embora tenha muito mais importância para o projeto: funciona como uma espécie de “ar condicionado” da obra, controlando a temperatura do restante da casa. “No inverno, as portas do espaço ficam fechadas enquanto as internas são abertas para aquecer os cômodos adjacentes, já que o galpão é mais quente durante o dia”, explica a arquiteta Nadine Engelbrecht. “No verão, ele é inteiramente aberto, permitindo que a ventilação natural penetre todo o ambiente.”

Uma das condições exigidas pelo casal de ocupantes da casa era integrar o projeto às colinas de Pretória que circundam a área, oferecendo bela visão da cidade. A transparência do vidro atua também nesse sentido, ajudado ainda pelas portas envidraçadas do galpão.

conservatory3

Especificação técnica
Vidros usados: laminados low-e 6 mm, instalados em todos os fechamentos da casa, incluindo o galpão central
Esquadrias: Yebo Windows & Doors
Portas de correr do galpão: Coroma

Este texto foi originalmente publicado na edição 553 (janeiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters