Vidroplano
Vidroplano

Glass 2018 – Expositores E – L

19/06/2018 - 12h00

Veja o que foi apresentado na Glass 2018 de A a Z!

eastmanO Vanceva Illusion White (foto) é o lançamento da Eastman este ano. Película de PVB, ela oferece gradação de cor ao longo de sua superfície, parte com 65% de opacidade, parte quase inteiramente transparente. Além das possibilidades estéticas que proporciona, ela é mais resistente que as demais películas da Vanceva e pode ser misturada com outras opções de cores dessa linha.

 

exfakEquipamentos de proteção individual (EPIs), como aventais, mangotes e luvas anticorte (foto), dominaram o estande da Exfak. Eles são feitos de spectra, com resistência bastante alta a cortes (demonstrada ao riscá-los com faca no corpo de um expositor). A empresa pode confeccionar uniformes inteiros com esse material, se o cliente assim quiser.

 

FDSO grupo americano FDS Glass levou para a feira produtos de diversas companhias internacionais, incluindo um CNC (foto) da italiana Denver (que estava em funcionamento no estande), linhas de laminado da Handong Glass, linhas de insulado da Lijiang e fornos de têmpera da Northglass (todas chinesas), além de softwares da alemã A+W, entre outras.

 

fenziOs insumos para insulado da Fenzi também estiveram na Glass. Além de selantes, a companhia produz espaçadores warm edge, que fazem com que o vidro duplo tenha um coeficiente de transmissão de energia mais homogêneo, garantindo maior conforto térmico para as obras. As soluções para impressão digital, da Tecglass, empresa do grupo, eram outro foco do estande.

 

ferragens3fO catálogo de fechaduras para portas de vidro da Ferragens 3F agora conta com opções com maçaneta: trata-se da 3080 e da 3090 (foto). Usadas para encaixe em vidros com recorte, elas estão disponíveis com acabamento cromado ou pintura eletrostática branca ou preta.

 

folienwerkPela primeira vez no Brasil, a alemã Folienwerk é dona da marca EvGuard de películas EVA transparentes e translúcidas para laminação (foto). Além das versões incolores, o produto permite combinações com filmes de polietileno para a criação de cores diversas. O prédio Faria Lima Corporate, em São Paulo, usou películas da empresa.

 

forelMaquinários para processamento também estiveram no espaço da Forel. A fabricante italiana divulgou, por meio de catálogos e cartazes, o robô Sahm para insulados, que faz a selagem com adesivo hotmelt, a linha de corte vertical para laminados VC02 (que é operada por apenas uma pessoa) e a linha de lavagem vertical VW.

 

fvtFerragens de zamac cromado (foto) para uso com vidro temperado foram apresentadas no estande da FVT Acessórios. Botões, fechos, fechaduras e puxadores desse material estiveram dispostos nas prateleiras da empresa.

 

gemataA Gemata do Brasil, braço nacional da italiana Rollmac, expôs em seu estande a Multiglass (foto), máquina a rolo (com até três cilindros) para pintura e desenho em vidro plano. Segundo a empresa, sua tecnologia exclusiva de aplicação em reverso garante maior aproveitamento da tinta na superfície das placas de nosso material.

 

gimavQuinze associados à Gimav, entidade de empresas de maquinários e insumos da Itália, estiveram no Pavilhão Italiano. Para a diretora Laura Biason, apesar da economia volátil dos últimos anos, o Brasil segue como mercado estratégico. Nosso país e a América do Sul em geral têm consumido mais produtos de lá: crescimento de 22% nas vendas em comparação a 2015.

 

glasspartsO robô Turn Over (foto), da Glassparts, é indicado para fazer a rotação das chapas durante a lapidação em equipamentos verticais. Produto 100% nacional, garante produtividade de 5 m por minuto. A companhia mostrou ferramentas e peças de reposição para máquinas, assim como soluções das empresas estrangeiras que representa (GDS, Kstar, Enkong, UV Ultraglass e OxiGlass).

 

glasspeçasUm dos lançamentos da Glasspeças foi o kit para portas articuladas (foto), que permite a instalação de até seis folhas de vidro móveis e sem guia inferior. O sistema conta com abertura de até 95% do vão e é instalado com um recorte próprio da empresa. Outro produto novo é a dobradiça de encaixe para instalação vidro-alvenaria, com trinco livre-ocupado e instalação também com recorte próprio desenhado pela Glasspeças.

 

glastonO conceito do estande da Glaston era o uso de tecnologia digital para gerar interação com nosso material. Os visitantes podiam manusear um grande telão touch envidraçado e pequenos monitores, nos quais respondiam um quiz sobre vidro, além de conhecer o iLook (foto), sistema de checagem da qualidade do temperado — com ele, era possível medir a anisotropia existente em peças do material.

 

goldnewsO novo puxador de barra chata (foto) da Gold News está disponível para eixos de 30, 60 e 100 cm. Lançado este ano, ele é fabricado com aço inox e, segundo a empresa, seu formato é valorizado pelas tendências do mercado. Uma outra novidade é a mola hidráulica de piso G8200.

 

gusmãoA GR Gusmão reuniu soluções de parte das empresas estrangeiras representadas pelo grupo, já que algumas delas tiveram espaço próprio. Alguns dos destaques: a tecnologia para impressão digital da espanhola Tecglass, as ventosas para movimentação da argentina Rial e as ferramentas (como cortadores manuais e alicates) da alemã Bohle.

 

guardianO Guardian Evolution, novo espelho desenvolvido pela Guardian do Brasil em parceria com seu centro de tecnologia em Michigan, EUA, foi usado para compor uma “cabine infinita” (foto) em que os visitantes podiam entrar e tirar fotos. O produto apresenta maior resistência a riscos e oxidação do que os espelhos convencionais. Teve até arte no estande da usina: ilustradores desenhavam, no começo de cada dia de feira, em um grande painel de DecoCristal branco.

 

helaA novidade da Hela foi a fechadura 3532 Mini (foto). Todos os seus componentes são fabricados pela empresa, trazendo miolo de zamac e capa de polímero. Outro produto destacado foi o bate e fecha HE1570, de polímero.

 

helantec-suragus1As alemãs Helantec e Suragus trouxeram ao Brasil soluções para a análise de qualidade de nosso material. A primeira desenvolve injetores de gás para insulados (foto), além de sistemas que conferem se o insulamento foi feito adequadamente. A segunda produz sensores para checagem das características dos revestimentos (coating) de vidros como o low-e.

 

heliosEspecialista na fabricação de lâmpadas com radiação infravermelho usadas em fornos, a empresa italiana Helios Italquartz pôs à mostra sua linha de produtos indicados para aplicação em laminação, curvatura, secagem de serigrafia e secagem de pintura em espelhos.

 

hsenvidraçamentosA HS Envidraçamento apresentou o sistema Hautomatics com fechamento automático para varandas (foto). É possível pedir uma série de opcionais para seu funcionamento, como sensores de vento, de temperatura e de presença, controle remoto, no-break (prolonga o uso em caso de queda de energia) ou mesmo seu acionamento via tablet ou smartphone.

 

hyspexA janela Normatic Temper (foto) foi o carro-chefe da Hyspex na Glass 2018. Feita de alumínio e oferecida a custo mais acessível, ela tem roldanas em seu perfil inferior para suportar o peso dos vidros e atende integralmente a NBR 10821 — Esquadrias para edificações. A empresa também fez um pré-lançamento da linha de esquadrias Pratic 20, cuja linha completa será mostrada na feira de esquadrias Fesqua.

 

ideiaglassAproveitando a comemoração de seus dez anos de existência, a Ideia Glass tornou o Kit Certo mais versátil (foto). Agora o sistema possibilita várias montagens para seu boxe de banheiro, incluindo modelos de canto ou com vidros curvos. Já na linha Elegance, todos os modelos ganharam roldanas de piso para um deslizamento mais suave do vidro — no caso do Elegance Black Star, elas são até customizadas com a mesma aparência dos outros componentes.

 

indoorA linhas de filmes para laminação (foto) da Indoor Glass Evolution incluem PVB (automotivo e estrutural) e EVA (que pode ser utilizado em vidros inteligentes, aqueles que alternam entre transparente e translúcido com aplicação de corrente elétrica). Ambos estão disponíveis nas cores branco, jateado e preto.

 

inoxparO lançamento da Inox-Par foi seu parafuso desenvolvido especialmente para a fixação de ferragens de vidro (foto), de aço inox. Também chamaram atenção em seu estande os parafusos para a fixação de painéis solares.

 

intermacQuem passava pelo espaço da italiana Intermac era convidado a visitar seu showroom, localizado próximo ao São Paulo Expo, para ver demonstrações de maquinários como a mesa de corte Genius e o CNC vertical Vertmax. Mas quem esteve apenas no pavilhão de exposições não perdeu nada: tudo era transmitido ao vivo por um grande telão no estande.

 

ipolímerosO kit 8 (foto) é um dos produtos mais recentes da Ipolímeros: ele é uma adaptação do kit 1 (sistema mais vendido da empresa, usado em vidro-alvenaria) para o fechamento de portas e janelas em sistemas vidro-vidro. Para isso, inclui as dobradiças, fechadura e puxadores de polímero.

 

italotecO lançamento da Italotec, a Carregadora para Mesa de Corte (foto), consegue trabalhar com chapas de 3,6 x 2,4 m (sejam elas float ou até mesmo vidro impresso). O produto ainda pode ser financiado pelo BNDES, facilitando sua aquisição por empresas de menor porte. Outra novidade: a ventosa V4B4, que funciona somente a bateria e dispensa eletricidade.

 

jsglassA chinesa Singip estava no Brasil pela primeira vez. Representada em nosso país pela JS Glass, apresentou uma linha de lapidação (foto) que incluía braço giratório para manipulação do vidro. A empresa também oferece bilaterais, biseladoras, jateadoras e lavadoras.

 

keraglassO Supervision Intelligent (foto), da Keraglass, é um sistema de controle de produção que usa conceitos da Indústria 4.0 para gerir processos do beneficiamento, incluindo questões como manutenção das máquinas e consumo de energia e insumos. Um equipamento inusitado também chamou a atenção em seu estande: a RCK Machine, limpadora automática dos rolos do forno de têmpera.

 

kingdistribuidoraA King Distribuidora mostrou em seu estande um sistema deslizante de envidraçamento para sacadas (foto). Nele não há componentes de rolamento, os vidros deslizam nos próprios trilhos e seus perfis, mais robustos, dispensam usinagem.

 

landykitsA Landy Kits exibiu seus componentes para envidraçamento de sacadas (foto), todos — inclusive o rolamento — de aço inox 304, testados e aprovados pelo Falcão Bauer. Ainda para esse tipo de instalação, a empresa apresentou um novo acabamento plástico: além da função estética, ele aumenta a estanquidade e resistência do sistema ao vento, com uma aba que se sobrepõe entre os perfis.

 

lglEmbora sem novidades, a LGL Ferragens apresentou vários produtos de seu catálogo. Segundo a empresa, o mais procurado é o Kit 1 para portas pivotantes (foto), de zamac e com acabamento cromado, fosco ou com pintura eletrostática preta, branca ou bronze.

 

lisecA Lisec apresentou a furadeira M-RX (foto), equipamento que é sucesso em países emergentes. De fácil operação, ela fura e fresa e possui preço competitivo em relação a soluções semelhantes no mercado. Foram divulgadas também as máquinas da linha base para produção manual de insulados, voltadas para empresas pequenas, que estão entrando nesse mercado.

 

lopesmáquinasA Lopes Máquinas representa no Brasil a chinesa de maquinários Deway. No estande, estava a nova versão da lapidadora copo da fabricante oriental, o modelo DZM9 (foto), para nove rebolos. Com controle por sistema PLC, o item pode ser instalado em uma linha de até quatro lapidadoras e três robôs de rotação.

 

ludufixEmbora não seja aplicada diretamente em vidro, a barra de apoio de segurança (foto) da Ludufix é uma opção interessante para vidraceiros dispostos a oferecer alternativas de acessibilidade para boxes de banheiro. Ela é de aço inox e, segundo a empresa, atende as determinações da NBR 9050 — Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters