Vidroplano
Vidroplano

Glass 2022 traz oportunidades para vidraceiros

27/06/2022 - 11h46

Que a Glass South America é a maior feira vidreira da América Latina não é novidade para o leitor de O Vidroplano. O evento, que será realizado de 29 de junho a 2 de julho no centro de eventos São Paulo Expo, promete reunir profissionais e empresas nacionais e estrangeiras de todos os elos da cadeia vidreira. E isso inclui os vidraceiros!

Visitar a feira pode trazer várias vantagens – diretas e indiretas – para o seu negócio. Por isso, é essencial que você se planeje para aproveitar todas essas oportunidades. Nas páginas a seguir, trazemos algumas dicas e orientações para ajudar sua visita a ser bastante produtiva. Boa leitura – e… nos vemos na Glass 2022!

Otimizando seu tempo
O primeiro passo para poder aproveitar a feira é se credenciar. O processo de inscrição é gratuito e bem rápido de fazer: basta entrar no link www.glassexpo.com.br/credenciamento e preencher o formulário com as informações solicitadas.

Já se inscreveu? Então, agora vale a pena se planejar para aproveitar ao máximo tudo que o evento tem a oferecer. Afinal, o São Paulo Expo receberá mais de 100 empresas nacionais e internacionais expondo seus produtos e serviços, além de várias atividades especiais – isso sem falar nos milhares de visitantes que podem se tornar parceiros ou clientes da sua vidraçaria. “A Glass é um evento em que não podemos perder tempo, pois são muitas novidades para ver e cada minuto é precioso”, alerta Ricardo Câmara, diretor e instrutor da Central do Vidraceiro e Serralheiro.

Como otimizar sua visita? Câmara lista algumas dicas:

– Faça seu credenciamento online antes da data do evento;

– Acesse a relação de todos os expositores no site oficial da Glass South America e anote as empresas que considera as mais importantes para o seu negócio, incluindo o número do estande delas;

– Lembre-se de sair cedo de casa ou do hotel em que estará hospedado: São Paulo é uma cidade em que sempre há risco de trânsito pesado, e é ideal evitar chegar atrasado para aproveitar o dia do começo ao fim;

– Falando em aproveitar o dia, procure chegar ao São Paulo Expo antes do horário para evitar a fila na entrada – afinal, a quantidade de visitantes do evento é muito grande.

Assim, já nos primeiros dias você deve conseguir visitar as principais empresas do seu planejamento e conversar com os representantes delas. Depois de fazer tudo isso, já pode deixar a correria do lado; vale a pena, inclusive, reservar pelo menos dois dias para andar pelos corredores da Glass e conferir o restante da feira com calma e tranquilidade.

Por que participar?
“A Glass South América tem como objetivo trazer o máximo em termos de conhecimento, atualizações e, principalmente, as tendências de mercado. Portanto, para qualquer vidraceiro, participar desse evento significa estar um passo à frente e preparado para ofertar produtos de maior valor percebido”, explica Câmara. A Glass só acontece a cada dois anos – e, devido à pandemia da Covid-19, foram quatro anos sem a realização da feira. Então, não permita que essa oportunidade passe.

O que você vai encontrar na feira?
Basicamente, tudo de que sua vidraçaria precisa. A começar, é claro, pelos vidros: fabricantes apresentarão novidades em seus estandes, cada uma trazendo uma série de benefícios em aspectos como desempenho, tecnologia, conforto e segurança.

Mas nosso material é apenas um dos muitos produtos que você verá pelos estandes das empresas expositoras. Também será possível encontrar lançamentos de ferramentas manuais e automatizadas, soluções para o manuseio, instalação e manutenção dos vidros, além de kits de ferragens e acessórios que podem trazer mais segurança e facilidade na realização das atividades pela sua equipe.

E não pense que a administração da sua vidraçaria não está contemplada na feira: alguns dos expositores atuam no desenvolvimento de softwares para gestão do trabalho, fluxo de caixa, acompanhamento do andamento dos processos e outras necessidades, proporcionando assim ganho de tempo, agilidade, organização e excelência no atendimento.

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

 

Fechando novos negócios
Como dito no começo da reportagem, a Glass South America reúne todos os elos da cadeia vidreira. Isso significa que ela funciona também como um grande espaço de networking: lá você encontrará vários potenciais fornecedores, clientes e parceiros comerciais, sejam entre os expositores, sejam entre os outros visitantes da feira. Dessa forma, será possível fechar novos negócios durante o evento – e também depois dele.

Por isso, é essencial estar preparado para essas oportunidades. Vale a pena preparar e levar cartões da sua vidraçaria que informem o endereço, telefone de contato e também o site e as redes sociais dela. Não se esqueça também de pegar os contatos das empresas, é claro.

Boa parte dos seus negócios na Glass pode envolver os lançamentos apresentados nos estandes. “Muitas vezes, o cliente pode precisar de um produto novo e diferenciado, e é nesse momento que o vidraceiro precisa estar preparado para ofertar o que há de mais moderno e inovador e, dessa maneira, se diferenciar em relação à concorrência”, alerta Câmara.

Assim, o bate-papo com os expositores pode ser bastante produtivo para aprender mais sobre as novas soluções, avaliar aquelas que melhor se encaixam nas atividades que sua equipe já realiza ou que tem planos de realizar e negociar o fornecimento delas para a sua empresa. Para poder conhecer todas elas, o diretor e instrutor da Central do Vidraceiro e Serralheiro recomenda evitar conversar mais do que o necessário: afinal, cada minuto pode ser uma oportunidade para novos e grandes negócios.

Celular: aliado indispensável
Outra dica valiosa é que os vidraceiros levem o celular e carregador – portátil, se possível, pois pode demorar muito tempo para se encontrar uma tomada e mais tempo até a recarga estar completa.

Essa recomendação é muito importante: na Glass, o seu celular tem várias utilidades. Afinal, é nele que você salvará novos contatos e usará para ligar para algum conhecido caso esteja procurando-o no evento. Mas o seu aparelho tem outra finalidade essencial: a de registrar tudo que a feira mostra. “Não vão faltar oportunidades para tirar boas fotos e gravar vídeos de momentos importantes para fazer postagens nas suas redes sociais e divulgar as novidades para seus clientes e seguidores – além de gerar engajamento, isso mostra a eles que sua empresa está atualizada com o que o mercado oferece”, aponta Ricardo Câmara.

Por isso, é preciso estar atento à bateria para não perder os conteúdos registrados. E não se esqueça de deixar bastante espaço livre na memória do celular: quando voltar para sua casa ou hotel ao final de cada dia da Glass, passe todo o conteúdo para um notebook, pen drive ou outro dispositivo.

Atenção às regras gerais:
– A Glass South America é restrita a profissionais do setor – por isso, não será permitida a entrada de crianças. Para jovens de 16 a 18 anos, a entrada será permitida mediante assinatura do formulário de consentimento por pais ou responsáveis na entrada do evento;

– Por se tratar de um evento de negócios, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas, camiseta regata e/ou chinelos;

– Ao participar da Glass, visitantes e expositores estão cientes e concordam que fotografias e filmagens, feitas durante o evento, poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção e divulgação da feira;

– As determinações atualizadas pela organização do evento em relação aos protocolos de saúde, incluindo informações sobre o uso de máscaras e obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19, podem ser conferidas no campo “FAQ” do site oficial.

Veja o desempenho do vidro na prática!
Além dos estandes das empresas expositoras, um espaço que vale muito a pena visitar é o Vidro em Ação. Ele é uma iniciativa da Abravidro e NürnbergMesse Brasil, em parceria com o Laboratório Falcão Bauer da Qualidade e a Central do Vidraceiro e Serralheiro.

Ricardo Câmara, que estará à frente da atração na Glass 2022, convida todos os vidraceiros a visitar o espaço: “O Vidro em Ação tem como principal objetivo levar o máximo de informações sobre as normas técnicas para os visitantes da Glass. Todo esse conhecimento que será apresentado no Vidro em Ação permite que sua equipe eleve o padrão de trabalho, reduza erros e necessidades de retrabalhos, além de lhe ajudar a especificar os vidros para as obras com mais confiança, aumentar seu potencial de negociação e – o mais importante – tudo isso torna o seu trabalho mais seguro e valorizado”.

Este ano, o Vidro em Ação terá quatro sessões temáticas diárias e um de seus destaques será a apresentação com dicas sobre envidraçamento de sacada (veja parte desse conteúdo clicando aqui). Também serão reproduzidos alguns ensaios aplicáveis ao vidro temperado (como o de classificação de segurança, fragmentação e choque térmico) e ao vidro laminado, além do de resistência a impacto em guarda-corpos.

A iniciativa tem apoio da ABNT, AGC, Agmaq, AL Indústria, Cebrace, Divinal Vidros, Eastman, GlassecViracon, Guardian, Tec-Vidro, Tempermax e Vidro Certo.

foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 594 (junho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da imagem de abertura: Cris Martins e Vinicius Buarque



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters