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Glass South America 2021 tem nova data

15/12/2020 - 10h45

A maior feira vidreira da América Latina tem nova data: 1º a 4 de setembro de 2021, no São Paulo Expo, capital paulista. A mudança veio após a organizadora do evento, a Nürn- bergMesse Brasil, conversar com as empresas expositoras e parceiros da mostra, incluindo a Abravidro, sobre a piora da situação da pandemia no Brasil e as promissoras notícias referentes à vacinação contra a Covid-19.

Esse é o terceiro adiamento: a Glass seria realizada originalmente em junho deste ano; depois, passou para novembro e, na sequência, para março do ano que vem. “A Abravidro avalia a escolha como a medida mais sensata para o momento”, afirma José Domingos Seixas, presidente da Abravidro. “A feira é uma importante plataforma do setor e não podemos colocá-la em risco, diante de tantas incertezas.”

Para entender a situação, O Vidroplano conversou com João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil. Veja como se deu o processo de decisão e a negociação de manter a feira no São Paulo Expo.

Como foi tomada a decisão de outro remanejamento na data da feira?
João Paulo Picolo — Não foi algo fácil, mas acredito que tenha sido uma decisão madura, pautada com muita responsabilidade e junto com o mercado. Nós tivemos algumas reuniões nos dias anteriores ao anúncio e mostramos de forma bem objetiva e clara para nossos parceiros o momento em que vivemos, as dificuldades e os riscos envolvidos de se manter uma feira em março. Existe uma expectativa muito grande para que nós façamos um evento belíssimo, como sempre fizemos, e prezamos muito pela qualidade e segurança de todos os envolvidos – tanto dos nossos expositores, nossos clientes diretos, como do mercado de uma forma geral, incluindo parceiros e visitantes. Essa é uma movimentação difícil de ser feita, porque envolve uma série de aspectos e situações paralelas. Porém, conseguimos uma vitória importante que é essa opção em setembro. Acho que o adiamento veio para beneficiar o mercado de forma geral.

Como os expositores receberam a notícia?
JP — Foi unânime, todos concordaram com essa movimentação para setembro. Eu confesso que não me surpreendeu, porque temos uma relação muito forte com a indústria, são anos e anos organizando a Glass South America. E faz parte do DNA da NürnbergMesse Brasil: toda e qualquer decisão é tomada em conjunto. Afinal, nós somos parceiros de negócios, não é uma relação mais simples entre fornecedores. E todos sabem que o momento é sensível. Dar mais tempo para que as coisas se acalmem mostra a sabedoria dos envolvidos.

A feira mantém sua realização no São Paulo Expo, local que hoje pode ser considerado um dos principais centros de exposições do País. Como foi a negociação para a Glass continuar lá?
JP — Não foi fácil, eu confesso. Por ser um dos principais espaços para exposições no Brasil, quem sabe até de toda a América Latina, há uma briga constante por datas, disponibilidades. E a situação atual só piorou isso porque teve muita empresa querendo mudar seus eventos de um semestre para o outro, de um ano para o outro, mas a gente conseguiu com muita força e habilidade. Hoje, a NürnbergMesse Brasil é um dos principais clientes da GL Events, grupo francês que administra o São Paulo Expo. Então, pela relação que temos, conseguimos juntos encontrar essa solução.

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Você acredita que em setembro já viveremos uma situação de pós-pandemia? Ou ainda serão necessários cuidados em relação à saúde e segurança dos participantes?
JP — Os indicadores são positivos. A vacinação no Reino Unido começa agora em dezembro, as autoridades já estão dizendo que no início do ano isso começa aqui no Brasil também. Por isso, sentimos que setembro é um período positivo para um evento do porte da Glass ser realizado com segurança. Somos uma empresa séria, parte de uma multinacional alemã com muita história no País — aqui já há mais de 10 anos — e pautamos nossas decisões com responsabilidade. Acredito que será tranquilo fazer o evento, pois setembro está distante e tem bastante coisa acontecendo. Para evitar qualquer tipo de desconforto, fomos atrás de cuidados ainda maiores para a realização da feira, no caso o Hospital Israelita Albert Einstein, que nos ajudou a criar protocolos de saúde que serão aplicados em nossos eventos.

A feira é bienal e essa tradição foi quebrada agora, por conta da pandemia. Até 2018, era realizada em anos pares. A partir de agora, seguirá um novo padrão, sendo montada em anos ímpares?
JP — Sim. Na verdade, antes mesmo da pandemia, já existia um estudo feito junto ao mercado para mudar o ciclo do evento para anos ímpares. Isso se deve basicamente ao calendário mundial: encontros importantes como a Glasstec, na Alemanha, acontecem tradicionalmente em anos pares. A atual situação ajudou indiretamente a mudança. Pontualmente, em 2021, a gente faz a Glass em setembro, mas em 2023 ela volta para março, que é um período do ano importante para o setor de construção.

Como a NürnbergMesse Brasil acredita que estará o mercado em setembro?
JP — Novamente, os dados são positivos. Além da economia, a gente acredita que haverá uma recuperação interessante gerada pelas reformas administrativa e tributária, ambas sendo discutidas pelo governo. Mas, mais do que isso, as pessoas ficaram bastante tempo em suas casas, restritas em relação aos contatos físicos com clientes, parceiros, fornecedores. Todo mundo não aguenta mais ficar dentro de seus ambientes. Momentos nos quais você poderá se encontrar fisicamente com as pessoas vão ganhar ainda mais força. Esse será o pano de fundo da próxima Glass. Estou confiante em relação a fazermos uma edição muito forte, por tudo que viemos enfrentando, e acho que pode até bater recordes de visitação e de geração de negócios.

Recentemente, vocês iniciaram a série de lives Conexão Glass. A iniciativa ia até março, data anterior da feira. Agora o cronograma de conteúdo vai seguir até setembro?
JP — Sim, está nos planos. É uma plataforma importante para manter o setor atualizado. Gostamos da iniciativa, todos estão elogiando muito. E isso será mantido.

Gostaria de deixar algum recado final para o setor?
JP — Estamos juntos, cada vez mais fortes. A gente se verá de 1º a 4 de setembro em um evento recheado de inovações e soluções para atender todos do mercado. Estamos trabalhando arduamente para preparar para todos um evento belíssimo, um sucesso como sempre foi.

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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