Vidroplano
Vidroplano

Itália recebe 21ª Vitrum

17/10/2019 - 10h45

Realizada na comuna de Rho, nos arredores de Milão, Itália, a 21ª Vitrum reuniu empresas e visitantes do mundo todo interessados em trocar ideias sobre tecnologias e produtos do setor — e também fazer negócios. A convite da organização do evento, Iara Bentes, editora de O Vidroplano e superintendente da Abravidro, esteve na mostra para trazer o que de mais relevante se viu por lá.

Números positivos
Na coletiva de imprensa que abriu a feira, o presidente da Vitrum, Dino Zandonella Necca, revelou que, em relação à última edição, ocorreu um aumento de 9% no número total de expositores. Houve também um crescimento de 21% na presença de empresas de fora da Itália e na área ocupada pelos estandes (11%). O número oficial de visitantes não foi informado pela organização até o fechamento desta edição.

Satisfação
Mesmo com movimento fraco em alguns momentos, foi possível fazer negócios. Algumas empresas com atuação no Brasil concretizaram boas vendas, até mesmo para brasileiros. E a presença de nossos compatriotas no pavilhão de exposições, como é tradição, pôde ser atestada: representantes de pelo menos seis processadoras nacionais e de usinas estiveram por lá. Com espaço institucional na feira, a Abravidro divulgou a revista O Vidroplano e suas diversas ações e campanhas.

Ano do vidro
Durante a mostra, houve uma reunião da Community of Glass Associations — CGA (Comunidade de Associações Vidreiras), da qual a Abravidro faz parte, representando o Brasil. A proposta da criação do Ano Internacional do Vidro esteve em pauta: a ideia é fazer um pleito junto a embaixadores na Organização das Nações Unidas (ONU) para que 2022 ganhe esse título. Dessa forma, naquele ano, poderão ser realizadas ao redor do mundo programações para a promoção da indústria vidreira. Iniciou-se ainda a discussão para se criar um programa internacional de reconhecimento voltado a vidraceiros experientes.

Eventos simultâneos
Seminários (como o What’s Hot in Glass Processing, sobre tecnologias de beneficiamento) fizeram parte da programação. Esta incluiu uma mostra especial em homenagem ao “vidro de Murano”. Esse tradicional material, produzido na ilha de Murano, na cidade de Veneza, desde o século 13, tornou-se um marco do artesanato e decoração ao longo do tempo, tendo sido exportado para todo o mundo. No espaço destinado a essa mostra, artistas e designers renomados internacionalmente expuseram criações diversas, como brincos, colares, vasos, taças, copos, pratos e telas multicoloridas com o objetivo de reforçar a versatilidade no uso desse tipo de vidro.

A seguir, confira as novidades mostradas este ano por algumas empresas com atuação no Brasil. A data para a próxima Vitrum já está confirmada, anote na sua agenda: de 5 a 8 de outubro de 2021.

Novidade da Bavelloni, a lavadora horizontal HW Series é encontrada em diferentes tamanhos e configurações, contando com solução integrada para a secagem do vidro. Outro destaque é a introdução da Bavelloni Tools, marca de ferramentas oriunda da compra de uma divisão da Glaston nessa área.

bavelloni

A lapidadora bilateral Flex Edger, de tamanho compacto, da Bottero, trabalha em laminados e é configurável a ponto de o cliente definir a ordem dos rebolos, a pressão deles sobre as peças e quantos milímetros serão removidos das bordas, além de fazer polimento. Vale citar ainda a presença da máquina de corte 363 BCS.

bottero

Apesar de não levar equipamentos para essa edição da Vitrum, a Bovone chamou atenção do público para eles de outra forma: grandes telões de LED colocados no estande da empresa mostraram seus robôs para movimentação de vidro e outras máquinas para processamento.

bovone

A Dip-Tech destacou seu novo software, que tem extenso catálogo de padronizações para a impressão digital do vidro, podendo ser conectado diretamente ao site do processador. Foi divulgada também a linha de impressoras Nera-V Plus, para vidros automotivos, que possui catálogo de padrões de retículas e banda negra.

dip-tech

A italiana Fenzi teve como foco em seu estande a Tecglass, empresa espanhola voltada para impressão digital em vidro. Um showroom, reproduzindo uma cozinha e outros ambientes, mostrou diferentes aplicações, inclusive algumas imitando texturas de bancadas de mármore, de armários de madeira e até de um forno com comida assando dentro.

fenzi

Duas novidades da Forel. A linha High Tech produz insulados de grandes dimensões, evitando ondulações e desníveis entre as lâminas do sistema. O Sorting System é um sistema para classificação e ordenação automática das peças em estoque — usa código de barras para mapear todos os processos pelos quais o vidro passa.

forel

O Forbot, otimizador para a entrada de vidros no forno de têmpera, produzido pela Forvet, classifica as peças por tamanho. Dessa forma, ajuda a garantir o melhor aproveitamento desse processo.

forvet

A Vitrum 2019 marcou a primeira feira em que a Glaston dividiu seu espaço com a alemã Bystronic, adquirida pela multinacional finlandesa este ano. Ali foi apresentado o aplicativo gratuito Glaston Siru, para dispositivos Android e iOS: ele conta os pedaços do vidro temperado gerados após os testes de fragmentação.

glaston

A IMMMES divulgou seus sistemas de tratamento de água, indicados para processadoras. Segundo a empresa, os equipamentos geram economia de água, reutilizada por meio de circuito fechado, e também de energia elétrica, já que uma única bomba pressurizada abastece toda a produção.

immes

Vários lançamentos na Intermac: o robô de movimentação ROS; a mesa de corte para monolíticos e laminados Genius Comby Plus R-A37; e os softwares IC (corte) e Sophia (que monitora os processos das máquinas em tempo real). A Diamut, fabricante de ferramentas do grupo, reforçou a intenção de estar próxima a clientes ao redor do mundo, com produção em países como Brasil e Estados Unidos.

intermac

O Vision 900, forno de têmpera equipado com um pré-câmara de convecção, produzido pela italiana Keraglass, trabalha com vidros com espessuras de 2,8 a 19 mm e até mesmo peças low-e. A impressora digital iPlotter, indicada para linha branca e automotiva, garante uma produção flexível e extremamente rápida para trabalhos em série. Conta com sistema hidráulico exclusivo que mantém a tinta em circulação e uma bateria de filtros para eliminação das impurezas e bolhas de ar.

keraglass

O estande da Macotec foi dedicado aos seus equipamentos compactos — uma mesa de corte para laminados e outra para monolíticos, esta com carregador automático. Além disso, pela proximidade de sua fábrica com o pavilhão de exposições, os clientes podiam visitar a empresa para conhecer as soluções de maior porte para armazenamento, movimentação e corte.

macotec

A Prodim exibiu o Proliner, seu já conhecido aparelho e bastante requisitado por clientes. Utilizado na medição, ele permite digitalização de moldes para o trabalho com vidros. O produto era demonstrado aos visitantes em uma área simulando uma escada.

prodim

A espanhola Pujol, especialista na fabricação de maquinários para laminação, apresentou seu novo forno durante a Vitrum 2019. O equipamento se diferencia por trabalhar com PVB e EVA simultaneamente, em diferentes gavetas. Assim, garante aos clientes maior produtividade e versatilidade no sistema produtivo.

pujol

A Schiatti Angelo, que comemora cinquenta anos de atuação no mercado vidreiro em 2019, expôs a lapidadora FPS 20RS, para chapas com espessuras de 3 a 30 mm. A empresa revelou que já tem cerca de 1.500 equipamentos operando na América Latina, sendo mais de 1.200 deles em nosso país.

schiattiangelo

Em um estande fechado com diversas aplicações de vidros com impressão digital, a fabricante espanhola de tintas Torrecid revelou texturas de mármore preto e branco e até mesmo peças de nosso material com ouro e bronze. A multinacional está presente no Brasil desde a década de 1990, com fábricas em Santa Catarina e São Paulo.

torrecid

O principal destaque da Triulzi era sua lavadora para vidros curvos Surf2000. Segundo a empresa, é o único equipamento disponível no mercado para esse tipo de peças. A máquina pode ser usada para lavar vidros com curvatura de até 45 graus.

triulzi

As mesas de corte RUBI 300 e LAM 300 foram divulgadas pela Turomas. A primeira, para monolítico, tem modelos para vidro com dimensões tradicionais ou jumbo. A segunda, para laminados, é compacta, ideal para espessuras de até 10+10 mm e pode cortar peças compostas por low-e.

turomas

Este texto foi originalmente publicado na edição 562 (outubro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters