Loja da Huawei tem fachada moderna de laminados curvos
28/05/2020 - 11h17
A Huawei é uma das principais empresas de telecomunicação da atualidade: em 2019, vendeu cerca de 240 milhões de celulares pelo mundo, superando a poderosa Apple no ranking global das companhias líderes desse mercado. De origem chinesa, a fabricante conta hoje com 19% do mercado global, atrás apenas da Samsung.
E se a Apple tornou-se reconhecida pela beleza de suas lojas envidraçadas espalhadas pelas principais capitais do planeta, a Huawei não deixa a desejar no quesito arquitetônico: inaugurou no final do ano passado uma grandiosa loja no shopping center MixC, localizado na cidade de Shenzhen, onde também está sua sede.
Ficha técnica
Autor do projeto: Saguez & Partners
Local: Shenzhen, China
Conclusão: setembro de 2019
Alto padrão
O MixC é um dos mais luxuosos shopping centers de toda a China. Com cerca de trezentas lojas e mais de mil marcas instaladas ali, transformou-se em um centro internacional de compras de alto padrão. Por isso mesmo, a loja da Huawei precisava atingir um nível de sofisticação enorme — afinal, além de expor produtos, o espaço será dedicado a pesquisas sobre tecnologia e ciência, funcionando como uma mostra permanente a respeito da evolução humana ao longo dos próximos anos. Graças ao vidro, foi possível alcançar esses objetivos.
Por estar na parte do shopping a céu aberto, a obra parece repousar como se fosse uma pedra de diamante lapidada. A amplitude desse espaço externo é convidativa, facilitando a circulação dos clientes e a ligação com demais acessos e ruas ao redor. Nosso material envelopando todo o prédio só aumenta a interação entre os ambientes.
Segurança reforçada
A produção da fachada curva foi um desafio de engenharia. A processadora escolhida, a também chinesa NorthGlass, tem vasta experiência de trabalho com a Huawei — afinal, é a fornecedora oficial de vidros para as diversas lojas da fabricante. Para o projeto de Shenzhen, utilizou-se software 3D para se chegar às medidas e aos raios de curvatura de cada uma delas. Foram utilizadas peças de extra clear — temperadas quimicamente e laminadas — em diversos formatos: plano, curva simples, em L e multicurvada (com mais de um ponto de curvatura), entre outros.
O processamento contou com etapas especiais para garantir a segurança da instalação. Todo o vidro passou três vezes por calcinação, tratamento térmico que promove transformações nas propriedades físicas e químicas do material. A têmpera e a laminação também se destacam, pois foram feitas com as ferragens já instaladas nas peças, o que aumenta a resistência mecânica da estrutura — curiosamente, essa é uma técnica usada em várias lojas da Apple com aplicação estrutural.
Agora, quando viajar para a China após passar a pandemia, acrescente Shenzhen no roteiro e verá o que de mais moderno existe na aplicação de nosso material em obras de grande porte.
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