Vidroplano
Vidroplano

A maior Glass South America da história vem aí!

30/11/2023 - 11h35

Na noite de 7 de novembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu diversas personalidades do setor para o evento oficial de lançamento da Glass South America 2024. A feira, organizada pela NürnbergMesse Brasil (NMB), conta com parceria exclusiva da Abravidro e terá uma grande novidade para sua 15ª edição, a ser realizada de 12 a 15 de junho do ano que vem: a estreia da E-squadria Show, mostra voltada para o segmento de esquadrias, com foco nos profissionais especificadores do vidro.

O CEO da NMB, João Paulo Picolo, deu as boas-vindas aos convidados de diversas regiões do Brasil, explicando a atuação da empresa e seu vasto portfólio de feiras pelo mundo. O Business Unit Director da companhia, Alexandre Brown, também subiu ao palco do auditório para comentar a trajetória da Glass desde 1996, ano de estreia da mostra. Depois, foi a vez de o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, discursar: “Temos muita satisfação em ajudar a fazer da Glass essa grande ferramenta para nosso mercado”.

 

O CEO da NMB, João Paulo Picolo; o Business Unit Director da companhia, Alexandre Brown; e o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro: durante o evento, eles apresentaram as novidades da Glass 2024, além de comentarem sobre a cadeia de processamento vidreira

O CEO da NMB, João Paulo Picolo; o Business Unit Director da companhia, Alexandre Brown; e o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro: durante o evento, eles apresentaram as novidades da Glass 2024, além de comentarem sobre a cadeia de processamento vidreira

 

Programação cheia
O já tradicional Vidro em Ação, espaço comandado pela Abravidro, voltará no ano que vem, assim como a Arena de Conteúdo, que pretende reunir profissionais renomados da arquitetura mundial para palestras – cuja curadoria ficará a cargo da plataforma especializada Architecture Hunter.

Em relação às novidades, a edição 2024 da Glass não se limitará à E-squadria Show. Com o intuito de diversificar ainda mais o público-alvo da feira, duas novas mostras farão parte da programação – a Expo Construção Offsite e a Office 2024 by Office Connection. E vale citar também o Projeto Comprador América Latina, no qual a NMB mapeia os principais clientes do segmento vidreiro da região para subsidiar sua vinda à feira.

Troca de ideias
O evento de lançamento incluiu um painel de apresentações mediado pela superintendente da Abravidro, Iara Bentes. A primeira a falar foi a economista Ana Maria Castelo, responsável por traçar um panorama a respeito do momento vivido pelo setor da construção civil. Segundo a coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), o PIB nacional deverá ter alta acima do esperado em 2023, chegando a 2,9%, com queda da inflação e da taxa de juros (Selic).

Para Ana, um dos grandes destaques deste ano é a resiliência do ciclo imobiliário, que terá mais vendas do que em 2022, apesar de menos lançamentos. Programas governamentais como o novo Minha Casa, Minha Vida, aliado ao Programa de Aceleração de Crescimento voltado para a construção, podem fazer com que essa cadeia volte a ter bom desempenho, mesmo com a incerteza da geopolítica mundial e com a indecisão relacionada à reforma tributária. “Não tem como o País crescer sem passar pelo crescimento da construção civil”, finalizou.

Rafael Ribeiro voltou ao palco para analisar números do segmento vidreiro de acordo com o Panorama Abravidro. Por meio dos dados de desempenho do mercado, ele mostrou que a cadeia de processamento tem plenas condições de atender a um maior volume de produção. Ele apresentou também como, do ponto de vista normativo, o setor está bem amparado pelas normas técnicas.

Para fechar o painel, a arquiteta Larissa Abreu analisou a importância da especificação correta no uso de vidros em projetos residenciais de alto padrão. A noite foi encerrada com um coquetel servido aos presentes.

Anote na sua agenda: em junho de 2024, a Glass South America será mais uma vez a casa do setor vidreiro brasileiro!

 

Evento teve painel de apresentações que discutiu economia, arquitetura e o setor vidreiro

Evento teve painel de apresentações que discutiu economia, arquitetura e o setor vidreiro

 

A opinião de quem estará na Glass 2024
Confira o que expositores acharam das novidades da feira.

“Tudo o que vier para colocar mais valor agregado em nossos produtos é enriquecedor – tanto do ponto de vista cultural como do processo e até em prol do consumidor final. A Glass se destaca não só pela quantidade, mas pela qualidade. Quantidade já existe muito no Brasil. Precisamos agora encontrar nichos e defender a competitividade da produção e transformação nacional, contra uma frente chinesa que chega muito forte. A Itália, por exemplo, sobreviveu a isso graças à inovação e ao design.”
Moreno Magon – MM4Glass

“Fiquei muito feliz em ver todo o empenho da NMB em fazer com que arquitetos e engenheiros participem mais de nosso evento, trazendo caixilheiros, profissionais do alumínio e do PVC. Tudo isso trará mais participantes para a Glass, o que será muito bom para todos.”
Yveraldo Gusmão – GR Gusmão

Este texto foi originalmente publicado na edição 611 (novembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Divulgação NMB



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters