Vidroplano
Vidroplano

Mandamentos para o vidraceiro

18/04/2018 - 11h24

Todo mês, esta seção seleciona um assunto específico do dia a dia dos vidraceiros para tratar em detalhes. Mas, de vez em quando, vale a pena repassar os princípios básicos e essenciais para a hora de instalar os vidros. Falar sobre cuidados gerais para esse trabalho pode parecer redundante. Mas será que todos os profissionais os conhecem mesmo?

O Vidroplano conversou com especialistas do setor para reforçar os principais pontos aos quais se deve estar atento. Confira e anote!

 

vp_transporteSaindo da vidraçaria
Antes de seguir para o local da obra, a acomodação correta dos vidros é necessária para evitar quebras, arranhões ou manchas. Por isso, tenha atenção:

– Em primeiro lugar, o veículo precisa ser apropriado para o transporte de vidros e ter um cavalete com proteção adequada para não riscar a superfície do material;
– Coloque materiais de proteção (como papelão ou plástico bolha) nas bordas e cantos de cada peça, e também entre as faces delas, impedindo o contato direto;
– Nunca misture diferentes tipos de vidro na hora de amarrá-los, pois cada um tem uma resistência mecânica diferente;
– Em dias de chuva, caso a carroceria do veículo seja aberta, cubra a carga com uma lona para protegê-la da água. Isso impedirá o surgimento de manchas de irisação ou, no caso de laminados, a delaminação das peças.

Ao amarrar os vidros
Este ano, a Resolução Nº 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, estabelecendo novas regras para o transporte de cargas. Uma das principais mudanças: os materiais transportados não podem mais ser amarrados com cordas — no caso dos vidros, isso só pode ser feito com cintas têxteis (as cordas ainda podem ser usadas para amarrar lonas sobre a carga).

Além de a desobediência a essa determinação deixar o motorista e o proprietário do veículo sujeitos a multas e outras punições, também pode ser prejudicial para os próprios produtos: “Quando os vidros são amarrados com cordas no cavalete, há risco tanto de os nós se soltarem como de as cordas não suportarem o peso”, observa Sérgio Reino Júnior, professor do curso de vidraceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

vp_isolamentoVisitante, mantenha distância!
Chegando à obra, o primeiro passo é isolar a área de trabalho. Cirilo Paes, técnico de Aplicação de Produtos da Glasspeças, explica que isso é importante para evitar acidentes e também para que o profissional possa utilizar suas ferramentas com segurança. “No caso de um trabalho em altura, por exemplo, a queda de uma ferramenta ou até mesmo a quebra de um vidro podem atingir quem estiver embaixo.” Portanto, analise o local, o trabalho a ser executado e os riscos oferecidos para isolar o ambiente da melhor forma.

 

 

Trabalho em equipe
Na hora de descarregar e levar o vidro de um lugar para outro, o recomendável é que pelo menos duas pessoas carreguem cada peça. O professor Sérgio, do Senai, indica outros cuidados:

– Nunca carregue as peças ou empilhe-as na horizontal (ou seja, com uma face do vidro voltada para cima e a outra, para baixo);
– Não bata (especialmente os cantos) nas paredes, móveis e outras superfícies;
– Ao apoiar a carga, coloque alguma proteção entre ela e a parede, para evitar arranhões;
– Tenha certeza de que a estrutura em que os vidros estão armazenados é capaz de suportar o peso.

EPIs: nunca saia sem eles!
Ainda é comum ver vidraceiros sem equipamentos de proteção individual (EPIs). Nem deveria ser necessário citar isso, mas eles precisam ser usados, pois é uma questão de segurança do profissional. Dependendo do trabalho, itens específicos podem ser necessários (para ações em altura, deve-se usar cinto de segurança prendendo a pessoa à estrutura da obra). Em linhas gerais, os equipamentos a seguir são indispensáveis para qualquer instalação:
– Luvas anticorte (em ambas as mãos);
– Mangotes anticorte (em ambos os braços);
– Óculos de segurança;
– Botas de segurança (com biqueira de aço);
– Capacete;
– Protetor auricular.

Cleaning Service WorkerRemoção da sujeira
Daniel Estrela de Oliveira, sócio-proprietário da Vidraçaria Global, de Águas Claras (DF), comenta que é ideal limpar os vidros antes e depois de instalá-los. No primeiro momento, para verificar se houve algum dano sofrido pela peça. No segundo, para retirar pó, fuligem e resíduos dos intercalários. Para esse trabalho, um pano macio, água e sabão neutro são a solução ideal. “A limpeza depende do tipo de vidro instalado. Por exemplo, jamais se deve usar álcool nas bordas de espelhos ou laminados”, alerta Daniel.

 

 

Cuidados adicionais
Cirilo Paes lista outros conselhos:

– Deixe a movimentação de cargas pesadas ou altas por conta de empresa especializada;
– Sempre avalie o risco de quedas para trabalhos em altura;
– Nunca faça trabalhos próximos a redes elétricas sem que o desligamento seja solicitado ao órgão responsável;
– Evite trabalhar em telhados em dias chuvosos, pois você pode escorregar e cair;
– Verifique se a luminosidade no local é suficiente;
– Não trabalhe embaixo de outra obra sendo executada.

 

Close-up, hand with a screwdriver tightens the fixing screw of the window limiter.Tudo em ordem?
“Logo após a instalação, faça o teste de manuseio dos vidros e veja se não há nada de anormal no sistema”, aconselha Thiago Boa Sorte, sócio-proprietário da vidraçaria CBS Vidros, de São Paulo. Verifique:

– Se a fixação de todos os componentes está apertada adequadamente;
– Se as ferragens ou acessórios não têm nenhuma deformação após a aplicação do vidro;
– Se as portas ou janelas estão fechando e abrindo corretamente;
– Se não houve nenhum deslocamento da posição do vidro no sistema após o término do serviço.

Vidros instalados, missão cumprida… certo?
Errado. Agora é a hora de orientar o cliente sobre como usar o sistema com segurança. “Para nós, que fazemos a instalação, o funcionamento parece simples, mas para o cliente é de extrema importância saber como se comporta cada aplicação do conjunto”, explica Boa Sorte. Tomando como exemplo uma instalação de boxe, é importante explicar que não se deve abri-lo ou fechá-lo com força e que é preciso evitar batidas nas folhas de vidro.

Também é o momento de orientar o consumidor sobre a necessidade da manutenção preventiva.

Este texto foi originalmente publicado na edição 544 (abril de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters