Vidroplano
Vidroplano

Mercado retraído preocupa

22/03/2022 - 11h47

O primeiro trimestre do ano está chegando ao fim e o mercado vidreiro acompanha com preocupação o enfraquecimento da demanda por nosso material em 2022. A expectativa de que depois do carnaval a situação poderia melhorar não se verificou. A segunda rodada do novo indicador da Abravidro, o Termômetro, mostrou queda de 15,9% nas vendas (em m²) em fevereiro na comparação com o mês anterior. Pelo andar da carruagem, março não será diferente.

Os números são fundamentais para que possamos entender o momento pelo qual atravessamos, além de servirem de base para a tomada de decisão no dia a dia de nossas empresas. Por isso volto a falar da importância da participação dos processadores na pesquisa para o Panorama Abravidro. O estudo, em sua 11ª edição, é o único panorama econômico do setor vidreiro nacional. Nele estão disponíveis informações como o volume de vidros processados comercializado durante o ano (em m²); a mão de obra empregada na cadeia de processamento; a produtividade média do setor; e uma série de outros dados que, juntos, formam uma fotografia da cadeia. Por isso, participe, respondendo à pesquisa. Quanto mais empresas responderem, melhor a qualidade dos números obtidos. É bom para você, para a sua empresa e para o mercado em que todos nós atuamos.

E já que estamos falando sobre espírito coletivo e o que é bom para o segmento, são preocupantes os estragos que o excedente de matéria-prima está causando. Isso deixa um alerta em relação ao que esperar neste ano que promete muita instabilidade, com economia patinando e eleições no segundo semestre.

Vale lembrar ainda que em abril passa a valer a equiparação das alíquotas de IPI dos vidros planos, medida importante para minimizar os descaminhos do material. As dúvidas sobre a redução de 25% desse mesmo imposto, anunciada pelo governo federal no final de fevereiro, devem ser sanadas até lá, mas o tema gerou bastante debate nos últimos dias. Seguiremos acompanhando o assunto.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Crédito da imagem: Cris Martins

Este texto foi originalmente publicado na edição 591 (março de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters