Confira os números do Panorama Abravidro 2024
28/05/2024 - 14h35
O Vidroplano já havia comentado na matéria especial de janeiro, sobre as expectativas das empresas vidreiras para 2024, que o ano passado tinha sido “morno”. Pois agora, com os dados da edição do Panorama Abravidro que acaba de sair do forno, dá para atualizar a análise: 2023 foi um ano gelado para nosso mercado, só um pouquinho melhor que 2022, marcando queda (considerável) no faturamento e queda (pequena) na produção.
Cultura de dados
Desenvolvido pela Abravidro e publicado desde 2012, o Panorama é o único estudo econômico e produtivo do setor vidreiro. Ele fornece informações valiosas para as empresas definirem suas ações ao longo do ano, permitindo ainda a comparação de desempenho com o do restante do mercado – com isso, é possível identificar oportunidades e desafios para tomar decisões estratégicas. Além disso, a pesquisa gera dados que permitem que a Abravidro siga identificando os principais gargalos do segmento e busque soluções para superá-los, fortalecendo a competitividade da indústria de vidros planos.
Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, agradece às empresas respondentes neste ano: “Com o apoio de vocês, a Abravidro segue na construção de uma cultura de dados vidreira, de forma que consigamos monitorar a dinâmica do mercado e usar essas informações para construir um ambiente de negócios melhor para nossas empresas”. A seguir, veja a análise dos principais indicadores do estudo.
Sobre o Panorama Abravidro 2024
- Dados referentes ao exercício de 2023
- Pesquisa realizada pela GPM Consultoria Econômica
- Perfil da amostra: 46 empresas, representando 20% do mercado brasileiro de vidro processado não automotivo
- Período da coleta de dados: janeiro a abril de 2024
PARTICIPAÇÃO POR PRODUTO
- Líder isolado: é a maior participação do temperado na série histórica do Panorama, crescendo quase 1,5% em relação a 2022;
- O produto firma-se, mais do que nunca, como a principal âncora da cadeia de processamento;
- Por outro lado, a participação dos espelhos cai pelo terceiro ano seguido – embora a 2ª posição no ranking não seja ameaçada pelos laminados, os quais também marcaram queda na comparação com 2022.
FATURAMENTO (R$ milhões/ano)
- Segundo ano seguido em que o faturamento do setor cai, o que denota um processo de deflação e acomodação no pós-pandemia;
- O resultado do temperado é um dos mais curiosos: o faturamento teve queda considerável (10,1%), enquanto a produção teve pequena alta (0,5%);
- Com baixa de 15,3%, os espelhos registraram a maior queda de faturamento entre os processados.
PRODUÇÃO (m²)
- A produção caiu pelo segundo ano seguido, mas em ritmo menor em relação a 2022;
- No entanto, voltamos ao patamar da crise de 2016. Desde aquele ano temos andado de lado, com exceção do período da pandemia;
- A queda na produção dos laminados encerrou uma sequência de alta de 30% em quatro anos no consumo desses produtos;
- Vale notar ainda o crescimento dos tampos e dos insulados, embora esses últimos ainda representem bem pouco no consumo geral de vidros.
MÃO DE OBRA EMPREGADA
- O número de empregados voltou a crescer após cair em 2022;
- Apesar da boa notícia, o ritmo do aumento é mais lento do que em anos anteriores.
PRODUTIVIDADE
- A produtividade é calculada por meio da divisão da produção total em m² pelo número de funcionários por mês;
- 2023 teve 149,3 m² processados por funcionário ao mês;
- O indicador está em viés de queda desde 2021. Ano passado, atingiu a pior marca da série histórica;
- Nos últimos dez anos, só houve crescimento na produtividade das empresas em 2015 e 2020.
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