Vidroplano
Vidroplano

Miami dentro do escritório

21/03/2019 - 09h44

As margens do rio Miami — localizado na metrópole famosa por ser destino de inúmeros turistas brasileiros — são espaços bastante valorizados: reúnem diversos arranha-céus, empreendimentos imobiliários caros e hotéis de luxo. Pois foi nesse local que a construtora GLF resolveu construir sua nova sede. A opção por utilizar vidro nas fachadas levou em conta a riqueza encontrada ao redor: nosso material ofereceu uma estética sofisticada e ainda permitiu a integração dos escritórios à bela vista do entorno, além de oferecer resistência aos ventos poderosos que frequentemente atingem a região.

Ficha técnica

Autora do projeto: Oppenheim Architecture

Local: Miami, Estados Unidos

Conclusão: segundo semestre de 2017

Peças de montar

O projeto consiste em um complexo multidisciplinar que inclui estúdios de trabalho, salas de conferência e lounges. Um dos focos do escritório Oppenheim Architecture era criar espaços comuns abertos, interligando os diferentes blocos, os quais poderiam ser aproveitados pelos usuários a qualquer momento.

Chad Oppenheim GLF Headquarters

E o termo “bloco” não é usado à toa: o prédio parece ser feito por grandes contêineres retangulares encaixados uns em cima dos outros. O efeito tridimensional causado, já que os quatro andares são assimétricos, confere um espírito arrojado e moderno ao empreendimento.

Beleza reforçada

Chad Oppenheim GLF Headquarters

A combinação entre vidro, aço e concreto das fachadas é responsável por um aspecto clean, dialogando com a estética das demais construções da região. Nosso material destaca-se por levar todo esse ambiente externo para dentro dos escritórios, permitindo aos funcionários da GLF estar em contato direto com luz solar a todo o momento.

Chad Oppenheim GLF Headquarters

No entanto, o vidro tem outra função bastante relevante. A Flórida, Estado americano em que Miami se localiza, é rota de tempestades de grande proporção — em outubro de 2018, por exemplo, o furação Michael trouxe à cidade ventos de até 250 km/h. Para oferecer a segurança necessária aos usuários e à estrutura como um todo, foram instaladas peças laminadas robustas, com 15 mm de espessura e 3,6 m de altura, resistentes a impactos e também a furacões.

Chad Oppenheim GLF Headquarters

Especificação técnica

Vidros usados nas fachadas: laminados 15 mm, resistentes a impactos e a furacões

Especificador: Glasstech

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters