Vidroplano
Vidroplano

Mirante em Nova York faz uso abundante de vidros e espelhos

22/11/2021 - 10h40

O arranha-céu One Vanderbilt, localizado no coração de Manhattan, Nova York, ganhou em seu topo, no fim de outubro, uma atração que já se tornou uma das mais exuberantes da cidade. O Summit One Vanderbilt é um mirante dos mais elaborados do mundo: além de oferecer espaço para a observação da metrópole e seus arredores, conta ainda com diversas instalações funcionais, incluindo elevador panorâmico, terraço e um espaço criado por um artista multimídia que mexe com os sentidos dos visitantes.

 

vidro-em-obra2

 

Levitação e ascensão
Você se lembra do Sampa Sky, mirante paulistano que foi capa da edição de agosto de O Vidroplano? O Summit de Nova York conta com uma construção semelhante. Chamada Levitation, ela possui dois decks envidraçados que “saltam” da fachada do prédio. Estão a mais de 300 m de altura, bem em cima da Avenida Madison.

Outro ambiente de tirar o fôlego é o Ascent, o maior elevador externo do mundo totalmente feito com nosso material. O acesso a ele se dá por um terraço que se abre para os lados Sul e Oeste do edifício – de onde é possível enxergar até 128 km de distância. Ali também está o café Après servindo quitutes e drinks para combinar com a bela vista.

Tanto o Levitation como o Ascent são feitos de multilaminados com o vidro antirreflexo Clearsight, da AGC.

 

vidro-em-obra3

 

No ar
Isso tudo já transformaria a obra em um novo marco americano. Porém, o melhor ainda nem foi mencionado: a instalação Air, criada pelo renomado artista Kenzo Digital, especialista em desenvolver espaços físicos que misturam tecnologia e arte para oferecer experiências sensoriais.

O conceito da Air está presente já no solo. A entrada para o Summit pelo Grand Central Terminal, um dos principais terminais de ônibus e metrô da cidade, conta com um longo corredor no qual luzes e sons iniciam a imersão do visitante. Após entrar em um elevador todo espelhado, que sobe 91 andares em menos de um minuto, chega-se ao local chamado Transcendence.

 

vidro-em-obra4

 

São dois andares revestidos de laminados espelhados, instalados no chão, teto e colunas. Andar por ali é como flutuar em uma sala infinita: parece que existem múltiplos andares acima e abaixo de você, mas na verdade são apenas os reflexos confundindo nossa sensação espacial. “A Air é como se fosse outra dimensão, onde você descobre que o tempo se rearranja de forma fluida como o que se vê na instalação”, filosofa Kenzo. “Por meio da sobreposição de formas, esse espaço força você a estar focado no momento presente, com calma, consciência e liberdade.”

 

vidro-em-obra5

 

Ao todo, quase 1.000 m² de vidros foram usados nessa parte do Summit. As peças são formadas por uma chapa incolor + interlayer estrutural SentryGlas (da Kuraray) + uma chapa de espelho. “As bases de alumínio que suportam esses conjuntos foram desenvolvidas e produzidas especialmente para o projeto”, explica Wayne Conklin, fundador da Glass Flooring Systems, processadora que forneceu o material para a obra. A instalação foi feita pela Mistral Architectural Metal + Glass.

 

Ficha técnica
Obra: Summit One Vanderbilt
Autor do projeto: escritório de arquitetura Snøhetta
Local: Nova York
Conclusão da obra: outubro de 2021

Vidros usados nos decks de observação e no elevador: insulado de multilaminados com o antirreflexo Clearsight
Fabricante: AGC

Vidros usados na instalação Air: laminados de chapa incolor + interlayer estrutural SentryGlas + chapa de espelho
Processadora: Glass Flooring Systems
Instaladora: Mistral Architectural Metal + Glass
Fabricante do PVB: Kuraray

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters