Vidroplano
Vidroplano

Norma mais importante do setor é revisada

10/09/2015 - 13h14

Nova versão da ‘NBR 7199’ apresenta, de forma simples e direta, os tipos de vidro para cada aplicação

Considerada a bíblia do setor vidreiro brasileiro, a ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil tem enorme importância, pois é lá que encontramos os requisitos para utilização de vidros na construção civil, seja em fachadas, guarda-corpos, vitrinas, coberturas, etc.

O texto vigente hoje foi publicado em 1989, mas, infelizmente, não tem sido totalmente seguido, causando diversos acidentes com nosso material. Fazemos sempre questão de enfatizar: segurança não é opcional, portanto, a NBR 7199 deve ser sempre consultada para a especificação do vidro de forma a garantir que o usuário da edificação esteja protegido.

Por isso, um dos principais objetivos da comissão de estudo nessa revisão é estabelecer de forma clara e objetiva o tipo de vidro correto para cada caso, consolidando essas informações em uma tabela. Na prática, observamos que o texto vigente traz muitas referências técnicas que o leitor comum não compreende de imediato, estando suscetível a interpretações por parte de especificadores e instaladores.

Conteúdo revitalizado
A revisão de uma norma técnica serve para atualizar seu conteúdo e também para adequar–se às referências internacionais. No caso da NBR 7199, estamos incluindo mais detalhes para facilitar a especificação dos projetos arquitetônicos, com algumas aplicações não abordadas hoje em dia, como pisos e muros de vidro, por exemplo.

Outros pontos importantes da nova versão são os memoriais de cálculo: eles serão alterados devido à evolução desse quesito nos últimos anos. A norma atual aborda apenas o cálculo para vidros apoiados em quatro lados e agora vai abranger apoios em dois e três lados também.

Empenho do setor
O processo de revisão está sendo bastante produtivo, pois todos têm consciência da importância da norma e estão contribuindo muito positivamente para que o resultado final seja abrangente. As sugestões recebidas pela comissão de estudo estão sendo avaliadas e são de grande valia para o desenvolvimento de um texto mais amplo, em sintonia com as mais modernas normas mundiais em termos de cálculos, aplicações e soluções.

A participação do setor é muito importante. Por isso, convido a todos os interessados a participar deste trabalho. Acesse a agenda de reuniões no site da Abravidro e venha fazer parte da comissão de estudo.

Carlos Henrique Mattar, coordenador da comissão de estudo

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters