Vidroplano
Vidroplano

Normas que vão além do papel

16/06/2015 - 16h06

Abravidro investe em atividades que ajudam na divulgação do acervo normativo do setor à sociedade

Além de ser sede do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável por elaborar e atualizar o acervo normativo do setor, a Abravidro também trabalha na disseminação das normas. Sem a divulgação dos documentos para a sociedade, o trabalho do CB-37 não seria eficaz. Afinal, é por meio da conscientização da importância do cumprimento das normas que se contribui para a evolução dos processos de fabricação e a aplicação correta do vidro. Conheça algumas ações de divulgação implementadas pela Abravidro.

Curso do Vidraceiro

Organizado em São Paulo, pela Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo (Tatuapé), em conjunto com a Abravidro, o Curso do Vidraceiro visa à capacitação da mão de obra vidreira. São turmas de aulas à noite (curso trimestral) e aos sábados (curso semestral). As palestras realizadas por mim e pelo gerente-técnico Silvio Ricardo Bueno de Carvalho apresentam as vantagens de se seguir as normas no dia a dia de uma vidraçaria. O foco está naquelas sobre projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil e nas de guarda-corpos para edificação (respectivamente, NBR 7.199 e NBR 14.718). Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança (NBR 14.207) também possuem destaque, principalmente após a criação do Manual de utilização, limpeza e manutenção de boxes de banheiro. Produtos especifícos como temperados (NBR 14.698), laminados (NBR 14.697) e espelhos (NBR 15.198) são outros assuntos abordados. Em março, falei a duas turmas.

Convênios com universidades

Levar conhecimento a alunos de arquitetura e engenharia é parte importante dessa iniciativa, já que, em breve, serão eles os responsáveis pela especificação do vidro na construção civil. Fechamos parcerias com instituições de renome, como Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu, para a realização de palestras em cursos de extensão em graduação e pós-graduação. Além de detalhar os trabalhos da entidade, são explicados o processo produtivo de nosso material, os tipos de vidro e suas normas, suas diferentes aplicações e seu comportamento em diversas situações. No dia 30 de março, visitei a Mackenzie para falar aos alunos do curso de pós-graduação Construção Civil — Excelência Construtiva e Anomalias, parte da disciplina de Elementos de Fechamento, Acabamento e Vedação.

Parcerias com entidades regionais

Treinamentos realizados por entidades regionais filiadas à Abravidro possuem um espaço dedicado às normas técnicas. Isso se dá, claro, pela questão cada vez mais relevante ao setor: a qualificação profissional. Levar esse tipo de informação a eventos ajuda a difundir o papel da normalização para variados tipos de público, como universitários (parceria com universidades), vidraceiros (parceria com Senai) e processadores da região. Adivipar-PR, Amvid-MG, Ascevi-SC e Sindividros-ES e Abravid, por exemplo, são algumas das entidades que já contaram com palestras da Abravidro.

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro)

Fale com eles!

Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br

ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters