Vidroplano
Vidroplano

Nossa meta: divulgar as normas vidreiras

16/12/2016 - 18h23

Revisão da ‘NBR 7199’ foi um dos principais assuntos tratados no nosso estande no Senabom 2016

Entre os trabalhos realizados pela Abravidro no sentido de divulgar as normas técnicas e promover a sua aplicação, destaca-se a parceria com as corporações dos bombeiros do Brasil. Afinal, seus oficiais técnicos são os responsáveis pela avaliação de projetos e vistorias para a concessão do Habite-se, documento que autoriza a utilização das construções. Nesse trabalho, além de conscientizar os oficiais a respeito do conteúdo da NBR 7199, explicar os tipos de vidros de segurança e como diferenciá-los, também abordamos os vidros resistentes ao fogo e suas características.

A nova ‘NBR 7199’
Como a revisão da NBR 7199 foi publicada em julho de 2016, era oportuno divulgar a nova versão, destacando as principais mudanças em relação à antiga. Entre elas, vale citar a eliminação de dúvidas de interpretação em relação à indicação dos vidros para cada tipo de aplicação e a inclusão de uma regra básica: agora, todo vidro instalado abaixo de 1,1 m em relação ao piso, seja interno ou externo, em qualquer pavimento, deve ser de segurança.

Uma ação que complementou a divulgação da nova versão da norma foi a entrega de um exemplar dela a todos os comandantes-gerais das corporações. Com isso, buscamos conscientizá-los da necessidade da inclusão do documento nas instruções técnicas dos bombeiros de todo o Brasil.

Estande movimentado
Pela quarta vez consecutiva, a Abravidro montou um estande na feira que acontece simultaneamente ao Seminário Nacional dos Bombeiros (Senabom). Estive presente todos os dias do evento (9 a 11 de novembro), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Representei a Abravidro e apresentei ali o trabalho do ABNT/CB-37.

Mostramos ao vivo o comportamento do laminado durante a quebra, conforme determina a norma. Os visitantes podiam “martelar” o vidro, proporcionando a quebra e demonstrando como os cacos ficam presos à camada intermediária — com isso, o vão fica fechado até a troca por uma nova peça. Outro destaque que chamou a atenção do público: um vídeo que mostrava o comportamento dos vidros para-chamas e corta-fogo. Amostras desses produtos também estavam à disposição dos oficiais.

Contatos com todo o Brasil
Corporações de diversos Estados nos visitaram no estande: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. Além disso, recebemos visitas de profissionais ligados ao combate e prevenção de incêndios, incluindo bombeiros civis e engenheiros.

Magda Frutuoso, secretária-executiva da Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), e Luiz Jorge Pinheiro, consultor da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), também estiveram em nosso estande para receber os oficiais.

Bons resultados
A presença da Abravidro no Senabom foi frutífera. Já é possível elaborar um cronograma de visitação às corporações em 2017. O saldo positivo rendeu uma aparição na televisão: nosso estande foi tema de reportagem do SBT News, que foi ao ar no primeiro dia do evento (assista na versão digital da revista). Na entrevista, comentei a importância da aplicação correta dos vidros de segurança.

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 528 (dezembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters