ABNT - banner topo

Empresas familiares são tema de apresentação de Eduardo Najjar

Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Empresas familiares são tema de apresentação de Eduardo Najjar

“Existe um estigma errado no Brasil sobre as empresas familiares: ‘fui contratado, será que o filho do patrão vai gostar de mim?’. Este conceito não é correto, pois nos Estados Unidos e Europa são fatia importante da economia.” Foi assim que Eduardo Najjar, consultor especialista em sucessão em empresas familiares, abriu sua palestra.

A apresentação, cujo tema era Empresa familiar de alta performance, veio a calhar, visto que muitas empresas vidreiras são familiares. E o que não faltou foram boas dicas para essas companhias.

“Um empresa familiar deve evoluir a cada nova geração que assumi-la”, avisou aos sucessores, lembrando também que as emoções não devem se sobrepor à gestão racional. Outra dica, que o palestrante classificou como sendo de ouro: “não contrate quem você não poderá demitir”, disse, fazendo alusão a pessoas que, no caso de uma demissão, podem levar os problemas para o âmbito familiar.

Continue a leitura após a publicidade

A palestra seguiu, cheia de conselhos valiosos para a gestão e sucessão de companhias tocadas por uma única família. “Um dos grandes desafios de uma companhia familiar é ter velocidade na tomada de decisões e também formar novos líderes”, apontou, ressaltando a importância da criação de equipes profissionais, de alto desempenho.

A cobertura completa do 12º Simpovidro você confere na edição de dezembro da revista O Vidroplano.