Vidroplano
Vidroplano

O mais inesquecível de todos

18/12/2015 - 11h25

12º Simpovidro reúne líderes do setor vidreiro e coloca em pauta ações a serem adotadas diante da atual crise econômica

Quem esteve no Hotel Vila Galé Marés (Praia de Guarajuba, BA, de 25 a 29 de novembro) pode confirmar: a 12ª edição do Simpovidro, o maior encontro vidreiro brasileiro, passou longe de uma mera confraternização setorial.Foram dias intensos, recheados de conteúdo para ser aplicado aos negócios muita interação entre os vidreiros de todo o País e momentos de lazer. Dias em que todos tiveram a chance de olhar para si mesmos para rever estratégias e encontrar armas para superar, dentro de cada empresa, a crise vivida pelo País.

Cerimônia de abertura: perspectivas do mercado
Como já é tradição no Simpovidro, a cerimônia de abertura reúne a Abravidro e todos os representantes da indústria de base apresentando suas expectativas e visões de mercado. Antes, no entanto, a trupe circense fez sua primeira apresentação, dando sinais do que viria pela frente. No protocolo, uma surpresa: o Hino Nacional Brasileiro foi entoado de maneira inusitada pela cantora Raíssa Fayet, a 7 m de altura, usando um vestido cênico! Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, alertou em seu discurso para certas atitudes que só trazem prejuízo ao setor. “As dificuldades são de todos e dar continuidade a essa guerra insana, com políticas de preço camicases, inviabiliza a perenidade das nossas empresas”, afirmou, reforçando que “negociações fazem parte, mas não se deve ultrapassar o limite mínimo do custo”. O dirigente disse ainda que o empresário precisará se equilibrar nas contas, fazer malabarismos com o orçamento disponível e mágica nas vendas, assim como o artista circense.

Com a palavra, as usinas vidreiras

Vivix
O presidente da empresa, Paulo Drummond,reconheceu que o setor não deve esperar soluções do governo. “Devemos nos unir para dar rumo aos negócios”, explicou. “Precisamos dizer aos consumidores que nosso produto é barato, bonito e exótico”. Ele afirmou que a Vivix mantém os planos para a construção da segunda planta na Região Sudeste, embora admita que a obra irá aguardar a reação na economia.

UBV
“O profissional do vidro é um otimista. Ele segue buscando soluções e investindo”, afirmou o presidente Sergio Minerbo. Para ele, o Simpovidro expressa a organização do mercado, o qual tem uma cadeia produtiva muito bem-definida. As ações das entidades regionais também foram lembradas, pois ajudam a propagar os produtos e serviços, além de qualificar a mão de obra vidreira.

Saint-Gobain Glass
O gerente-geral Gustavo Luiz de Jesus Siqueira, estreante no Simpovidro, comentou sobre a importância do evento: “É o único capaz de unir todos os elos do setor”. Deixou ainda uma mensagem de esperança, ressaltando algumas ações da empresa, como a reforma de seu galpão. “A crise é o melhor momento para inovar”, concluiu.

Guardian
Eduardo Borri, seu diretor-executivo, lançou mão de uma apresentação visual. “É impossível decolar um avião sem o vento de proa”, disse, ressaltando a habilidade do brasileiro em transformar crises em estímulo para crescer. Defendeu ainda que gestores devem investir em marketing, ter excelência operacional e dedicar atenção aos recursos humanos.

Cebrace
Os dois diretores-executivos, Leopoldo Castiella e Reinaldo Valu, falaram pela Cebrace. O destaque foi o anúncio do investimento em sua sexta linha de produção de vidro float em Caçapava (SP) e o aumento de capacidade da unidade de Barra Velha (SC): de 600 t, passará a produzir 900 t de vidro por dia.

AGC
O CEO Davide Cappellino comentou as dificuldades econômicas do País: “Projetamos uma retomada no crescimento para o futuro, mas não com o mesmo índice do passado”. Para ele, o setor deve apostar em vidros decorativos. Falou ainda que a AGC foi aprovada no quesito serviços de acordo com avaliação feita junto a clientes.

Números do 12º Simpovidro
814 participantes
5 dias de simpósio
6 patrocinadores
19 apoiadores
12 palestras

Apoiadores
• Abrasipa
• Arbax
• Bottero
• Diamanfer
• Eastman
• GlassControl
• GlassParts
• Glasspeças
• Glass South America
• Glass Vetro
• Glaston
• Gusmão Representações
• Keraglass
• Lisec
• ScreenLine
• Sglass
• Stanley
• SystemGlass
• Tecbril
• Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS)(apoio institucional)

Patrocinadores
• AGC
• Cebrace
• Guardian
• Saint-Gobain Glass
• União Brasileira de Vidros (UBV)
• Vivix

O circo como escola
E haveria melhor referência de superação de adversidades do que o circo? A Abravidro buscou inspiração nessa tradição milenar, que, ao longo dos tempos, sempre se reinventa para alcançar novos públicos. Para passar essa mensagem aos profissionais do vidro, a trupe circense da Felchak Produções, de Guarapuava (PR), teve participação especial em todo o evento: fez parte de várias atividades, dentro e fora da grade de palestras, interagindo com o público a todo o momento. Além disso, toda a identidade visual do simpósio fazia referência ao tema. A tenda montada para a Plenária Simpovidro, local destinado às palestras, teve decoração inspirada no circo. Próximo à recepção foi montado o Picadeiro do Vidro, com balcões das empresas apoiadoras apresentando seus lançamentos.

Aplicativo Simpovidro: informações à mão e muita interação!
Sempre inovando, dessa vez a Abravidro lançou uma nova ferramenta para melhorar a experiência dos participantes do simpósio: o Aplicativo Simpovidro, com acesso exclusivo aos inscritos, que podia ser baixado gratuitamente na Google Play ou na Apple Store. Confira algumas das muitas comodidades:
• O app permitiu o envio de mensagens privadas aos participantes, melhorando a interação
e favorecendo os negócios;
• Os usuários recebiam notificações informando sobre o começo das atividades;
• A programação completa e as informações sobre os palestrantes e patrocinadores podiam ser consultadas em português, inglês e espanhol;
• Era possível formatar uma agenda personalizada com os compromissos previstos e incluir anotações pessoais sobre cada momento do evento
Até o fechamento desta edição, cerca de 500 downloads foram feitos!

Conteúdo essencial
O conteúdo desta 12ª edição do simpósio era muito aguardado pelo mercado, por conta do movimentado cenário político e econômico nacional. Pelo visto, as expectativas foram atendidas: na opinião dos mais de 200 participantes que responderam ao questionário de avaliação do evento, ao lado da trupe circense, a grade de palestras foi o ponto forte dessa edição do Simpovidro. A Abravidro, portanto, não poupou esforços para levar ao congresso o melhor time possível de conferencistas:
• Paulo Rabello de Castro, economista: Panorama econômico e postura das empresas para enfrentar a crise
• Clóvis de Barros Filho, professor e jornalista: Fidelidade: condição da confiança
• Dado Schneider, publicitário: Se a CRISE não MUDA, a PALESTRA MUDA
• Paulo Storani, ex-capitão do Bope: Construindo uma tropa de elite
• Eduardo Najjar, consultor especializado em famílias empresárias: Empresa familiar de alta performance
• João Carlos Martins, maestro e pianista: Superação: a música venceu.
Todas as apresentações foram ancoradas pelo jornalista Luciano Pires. O foco era oferecer conteúdo que pudesse fazer a diferença nos negócios das empresas. Veja a cobertura das palestras a partir da página 27.

Encerramento
O encerramento oficial do simpósio aconteceu no sábado. Após a última palestra do dia, subiram ao palco o presidente da Abravidro, Alexandre Pestana, e os vice-presidentes Gilberto Ribeiro, Alfredo dos Anjos Martins e Antonio Skardanas. Pestana fez seu balanço. “Tínhamos dois objetivos: proporcionar condições para que toda a cadeia se socializasse nesse momento de grandes desafios e fazer com que essa edição do Simpovidro se tornasse a mais inesquecível de todos os tempos pela organização e conteúdo”, falou. “Alcançamos essas metas.” Também passaram sua mensagem final: Danilo Gatto (gerente-comercial da Vivix),Sergio Minerbo (presidente da UBV), Juliana Carvalho (consultora de Vendas da Saint-Gobain Glass), Vilcen Soave (diretor-comercial da Guardian), Flávio Vanderlei (gerente-comercial da Cebrace) e Denis Ramboux (diretor-comercial da AGC). À noite, o jantar continuou a emocionar: além da apresentação da trupe Felchak, os participantes foram presenteados com o show da cantora Fafá de Belém. Ela fez todos dançarem ao som de sucessos de sua carreira e músicas de seu novo álbum, Do tamanho certo para o meu sorriso, incluindo ainda clássicos da música sertaneja.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters