Vidroplano
Vidroplano

O que são soft skills?

22/07/2021 - 10h58

Escrito por Mário Fernando Mello

As habilidades pessoais baseadas na personalidade têm ganhado mais importância, não só no mundo corporativo, como também na vida cotidiana. São as chamadas soft skills (habilidades suaves, em tradução livre): a capacidade de escutar os outros, de falar sem ser monopolizador, assim como a disposição para aprender são exemplos. Embora não seja fácil medi-las, é possível, sim, desenvolvê-las. Veja uma lista de seis soft skills fundamentais para encarar os desafios da vida.

1- Atitude positiva: ser positivo não significa ser sempre otimista, mas, sim, que entende a realidade e pode enxergar oportunidades de melhoria. E não esqueça: seja genuíno e não force atitudes fora de suas características.

2- Disposição para aprender: nunca ache que já aprendeu tudo que devia ou podia. Os ambientes de trabalho estão em constante mudança e evolução e as empresas valorizam muito quem tem disposição para isso.

3- Trabalhar com escassez: as empresas nem sempre têm recursos para novos investimentos, sejam em máquinas, equipamentos ou funcionários. Então, adaptar-se à realidade é uma habilidade muito útil. Isso não significa abdicar de uma visão de futuro ou de planejamento para crescimento.

4- Ter boa comunicação verbal: saber se comunicar é vital dentro das organizações. Isso inclui o trabalho em equipe e a interação com colegas de trabalho. O grande desafio: achar o equilíbrio e a pertinência das palavras.

5- Ter boa “escutatória”: o escritor Rubem Alves escreveu: “Sempre vejo cursos de oratória e nunca vi cursos de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar, mas ninguém quer aprender a escutar”. No ambiente corporativo, quem não escuta se torna egoísta, com visão limitada.

6- Ser uma pessoa honesta e confiável: todos deveriam ser assim, mas, infelizmente, a realidade é outra. Então, seja coerente, mostre às pessoas que podem confiar em você em relação ao cumprimento de prazos, a não dar ouvidos às fofocas, a ser ético. Seu maior ativo é sua honestidade.

Mário Fernando Mello é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da instituição

Este texto foi originalmente publicado na edição 583 (julho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters