Vidroplano
Vidroplano

Organizadores da Glass South America realizam webinar

19/11/2020 - 11h12

A NürnbergMesse Brasil, organizadora da maior feira vidreira da América Latina, a Glass South America, realizou, no dia 29 de outubro, o primeiro webinar da Conexão Glass, série de lives mensais que ocorrerá até a realização presencial da mostra, de 24 a 27 de março de 2021, em São Paulo. Vários conteúdos a serem explorados na montagem do ano que vem serão abordados nos webinars. Além disso, anúncios e novidades também serão apresentados a cada edição online. O tema de estreia foi Casas inteligentes e conectadas: oportunidade de negócios para o setor.

Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, mediou o evento, com apoio de Paula Bosqueiro, coordenadora de Marketing da empresa.

Casas automatizadas
Os convidados da primeira transmissão foram José Roberto Muratori, presidente da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), e Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro.

A automação residencial, explicou Muratori, consiste em um processo que, usando diferentes tecnologias e soluções eletrônicas, possibilita ao usuário usufruir o máximo de qualidade de vida na sua habitação – essas soluções incluem o acesso à Internet, controles de iluminação, eficiência energética, acesso, alarmes, sistemas de câmaras, sensores etc. Trata-se de um segmento muito amplo, abrangendo também escolas, escritórios, redes de lojas e clínicas, entre outros. Além disso, apesar de ainda ser novo, o mercado voltado para residências apresenta grande tendência de expansão, com projeções de crescimento de 22,7% ao ano.

De acordo com Muratori, é da competência do profissional de automação saber interligar os equipamentos de uma casa inteligente atendendo o perfil de cada usuário. E o que isso tem a ver com o vidro? Muita coisa: nosso material pode ser integrado a esse setor, como no uso de vidros inteligentes que permitam um melhor aproveitamento da iluminação natural. “Todo projeto é, por natureza, multidisciplinar. Muitas vezes, a resposta para um problema de automação vem da área do vidraceiro, ou do arquiteto. Dessa forma, é muito importante nesses projetos que haja integração entre os profissionais envolvidos”, afirmou o presidente da Aureside.

 

glass-2

 

Oportunidades
Gabriel Batista observou que, embora a automação residencial possa não parecer diretamente ligada ao trabalho do vidraceiro, a edição 2017 do congresso Glass Performance Days (GPD), na Finlândia, apontou a automação dos componentes mecânicos dos envidraçamentos, com acionamento por sensores e tecnologia mobile, como um dos principais objetivos para a atuação do setor vidreiro mundial. Segundo ele, essa demanda já vem sendo pensada e trabalhada pelo segmento há muito tempo.

“O vidraceiro, como um profissional muito inteligente, vem adaptando soluções e tecnologias destinadas a outros mercados nas suas próprias instalações”, destacou Batista. Para ele, esse segmento é um oásis de oportunidades – mas, para que sejam aproveitadas por todas as partes, é essencial que os projetistas não procurem os vidraceiros apenas no final da obra, “como acontece frequentemente hoje”.

O diretor do Grupo Setor Vidreiro falou ainda sobre como a pandemia tornou as janelas uma das principais formas de contato com o exterior, fazendo o consumidor enxergar de forma atrativa, por exemplo, divisórias transparentes que reduzem a sensação de espaço apertado.

Novidades para a Glass 2021
Os convidados do webinar também falaram sobre o que estão preparando para a edição presencial da feira. Batista estará novamente no Vidro em Ação, espaço organizado pela Abravidro. Já a Aureside, além de celebrar no evento seus 20 anos de existência, completados em 2020, realizará o Congresso Habitar, evento que trará palestras com especialistas sobre edificações eficientes e sustentáveis (com inscrições gratuitas para os visitantes da Glass South America). Além disso, montará o Lar Inteligente Experience, uma casa com diversos sistemas de automação interativos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 575 (novembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters