Vidroplano
Vidroplano

Os segredos da gestão de pessoas

19/09/2019 - 10h20

Assinado pela FIA Business School

Qual a preocupação com a gestão de pessoas no seu negócio? Não é apenas pagar o salário em dia e esperar que todo o resto aconteça de maneira automática, certo? O modo como os profissionais são tratados faz toda a diferença nos resultados obtidos. Saber gerir o capital humano, aliás, é um dos segredos do sucesso de um empreendimento.

O que é a gestão de pessoas?

É a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para extrair o máximo do potencial de seus alunos. É preciso habilidade e comprometimento para garantir que as boas relações não se percam no meio do caminho.

Levando o assunto para o âmbito empresarial, a área de gestão de pessoas abarca, entre outros serviços, o setor de recursos humanos (RH). Entre suas obrigações e objetivos estão:

– Garantir o bem-estar dos funcionários;
– Criar mecanismos para o atendimento às regras da empresa;
– Estimular o respeito à cultura organizacional;
– Manter a motivação em dia, para que a produtividade não seja abalada.

A gestão nas organizações

Representa o conjunto de habilidades e estratégias que os responsáveis pelo processo precisam ter para gerenciar os colaboradores. Para isso, é preciso:

– Saber lidar com situações de conflito;
– Trabalhar com feedbacks responsivos;
– Melhorar a comunicação interna;
– Fazer com que todos priorizem os objetivos coletivos em vez dos individuais.

Ou seja, estamos falando de uma atividade estratégica que busca melhorar resultados a partir da compreensão de aspectos decisivos, como as particularidades de cada indivíduo e também como essas particularidades contribuem para que os objetivos sejam alcançados.

Desafios

Resumindo: a principal meta dessa gestão é garantir o relacionamento harmônico entre os colaboradores. Um bom gestor deve lançar mão de todas as ferramentas de que dispõe para encontrar esse denominador comum. Em outubro, esta coluna trará mais sobre o assunto, mostrando os cinco elementos básicos que ajudarão as empresas nessa questão.

downloadFIA Business School (fia.com.br)
é uma instituição de ensino com foco em teorias e métodos de administração de empresas, atuando por meio de três linhas de atividade: educação executiva, pesquisa e consultoria.

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters