Vidroplano
Vidroplano

Panorama Abravidro: participe!

27/01/2020 - 12h32

O setor vidreiro já está acostumado: todo começo de ano, a Abravidro começa a preparar uma nova edição do Panorama Abravidro. O documento,publicado anualmente desde 2012, é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional, feito com base nas informações fornecidas pelos processadores de todo o País.

Quem já participou da pesquisa sabe que é um processo rápido, fácil e seguro. O que muita gente talvez não saiba é o quanto é importante para o nosso mercado que todos os processadores contribuam para a sua elaboração.

A seguir, explicaremos um pouco sobre como o estudo contribui para o desenvolvimento da cadeia de vidro brasileira.

 

Fonte de consulta e demandas do setor
Os dados do Panorama são fundamentais para dar dimensão ao mercado vidreiro nacional: os processadores e demais empresas da cadeia podem encontrar todos os números essenciais do setor, usá-los para definir suas ações ao longo do ano e até mesmo para comparar os resultados de sua empresa com o desempenho do mercado: produção em m2, faturamento do setor, produtividade dos trabalhadores e evolução do preço médio dos vidros temperado e laminado são alguns dos dados disponíveis. O documento traz ainda a capacidade nominal produtiva das plantas de float instaladas no País, resultados da balança comercial de vidros e outros dados relevantes.

Além disso, o levantamento permite que a associação entenda quais são os principais problemas do mercado no Brasil e quais as medidas necessárias para resolvê-los. Assim, é possível solicitar medidas que atendam de forma específica nossas empresas junto ao governo federal.

 

Por que participar?
Porque, quanto mais empresas participarem, mais precisos serão os dados presentes no estudo. Em outras palavras, com uma amostragem maior, é possível ter uma visão mais clara da situação do mercado, identificar se ele está em crescimento ou queda, saber quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários e, assim, preparar ações que precisam ser tomadas para superá-las.

 

Confidencialidade
O acesso às informações individuais enviadas pelas empresas para elaboração do Panorama Abravidro é restrito aos pesquisadores e nem mesmo a equipe da Abravidro tem contato com os dados enviados.

Quando sua empresa responde ao questionário, o conteúdo é enviado diretamente aos economistas Sérgio Goldbaum e Euclides Pedrozo, da GPM Consultoria.

Os dois, além de serem profissionais renomados e responsáveis pelas edições anteriores do estudo, já assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra.

Aliás, eles estão à disposição para esclarecer dúvidas dos participantes: basta enviar um e-mail para panoramaabravidro@gmail.com.

Este texto foi originalmente publicado na edição 565 (janeiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters