Vidroplano
Vidroplano

Para todas as áreas

16/06/2015 - 16h00

Amvid-MG, Sincavidro-RJ, Sincomavi-SP e Sindividros-RS apresentam variedade de temas em seus treinamentos

Se o mês de março e o começo de abril forem um indicativo dos planos das entidades regionais associadas à Abravidro para 2015, a capacitação do setor será incessante. Não faltaram cursos para os profissionais vidreiros em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Confira o que foi apresentado nesses eventos.

Das redes sociais e ética aos preços e custos

A 11ª edição do Simpósio Sincomavi foi realizada no dia 11 de março, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. Parte da programação oficial da Feicon Batimat (veja mais sobre a mostra na reportagem da pág. 44), o evento apoiado pela Fame e Reed Exhibitions reuniu quase 450 participantes.

Entre os conteúdos apresentados nas palestras, Samantha Vidal, gerente de Vendas para Micro e Pequenas Empresas do Google, demonstrou as vantagens e oportunidades oferecidas por campanhas online para o aumento de vendas e exposição de uma marca. Em seguida, Daniel Miranda, diretor da Bel Lar Acabamentos de Qualidade, explicou o processo de sua empresa para aumento do relacionamento com os especificadores e os resultados obtidos.

Encerrando o simpósio, o professor, filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella discutiu a ética cínica. Para ele, não basta criticar corruptos e corruptores: é preciso praticar a retidão de conduta todos os dias.

Já em abril, nos dias 8 e 9, o Sincomavi promoveu o curso Formação de Preços e Custos no auditório de sua sede. Edison Feghali, engenheiro agrônomo e executivo do mercado financeiro há mais de 25 anos, apresentou aos alunos noções sobre a cadeia de tributos e falou da relação entre custos, demanda e estoques. Também discutiu a formação de preço de venda e a realização de promoções e vendas agregadas.

Capacitando toda a cadeia do vidro

O Sindividros-RS deu início, este ano, ao programa de capacitação Qualividros — Qualificar para Transformar, buscando alcançar proprietários, gestores e demais profissionais que atuam na cadeia comercial do vidro no Estado. Os cursos do programa, ministrados pelo professor Jorge Ricardo Câmara, estão sendo realizados no Milão Hotel, em Porto Alegre.

O primeiro, Vidros de segurança e aplicações, organizado no dia 18 de março, pautou os principais tipos de vidros e seus sistemas de aplicação. A aula sobre medição e projetos foi realizada no dia seguinte, trazendo conceitos sobre o uso correto de ferramentas, medição de vão, folga e elaboração de projetos.

Em abril, no dia 8, houve aulas sobre técnicas de vendas e orçamentos. Abordaram-se tópicos como marketing pessoal, estratégia de vendas e elaboração de orçamento. Instalação Técnica de Boxe — curso prático muito aguardado pelos alunos — aconteceu no dia 9, incluindo as normas técnicas, modelos de boxe, vedação e tipos de aplicações. Em pesquisa feita pelo Sindividros, a grande maioria dos participantes avaliou tanto a aprendizagem como a satisfação com o conteúdo das aulas como muito boas.

Em maio, o Qualividros terá mais dois cursos nos dias 5 e 6. Os seis treinamentos são patrocinados pela AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix. Outros temas para o programa serão definidos posteriormente.

Noções de empreendedorismo

De 23 a 27 de março, a Amvid realizou a 1ª Semana Começar Bem no Mundo do Vidro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O treinamento, apoiado pela AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix, apresentou aos participantes conceitos de empreendedorismo, focando-se na importância do planejamento dos negócios e das questões administrativas para qualquer atividade no mundo empresarial.

As aulas levaram informações sobre benefícios da legalização de uma empresa e regimes tributários e seus encargos, bem como a importância da identificação do que é o negócio de cada empreendedor. Noções sobre como planejar o negócio — requisito definitivo para alcançar sucesso no empreendimento — e as ferramentas utilizadas para a legalização da empresa também fizeram parte do conteúdo do treinamento. Uma nova turma será formada no segundo semestre em datas a serem definidas.

Nos dias 2 a 20 de março, a entidade mineira também promoveu o Curso de Especialização em Medição e Instalação de Vidros Temperados e Especiais — Nível I: Sistemas de Baixa Complexidade. As aulas foram realizadas na Escola Senai Paulo de Tarso, onde se realizou, nessa mesma data, o Curso de Especialização em Orçamento e Projetos de Vidros Temperados e Especiais. Além das empresas da Semana Começar Bem no Mundo do Vidro, esses treinamentos foram apoiados pela Alclean e Tec-Vidro.

Aprendizado em beneficiamento

A primeira edição do Curso Técnico para Vidros Beneficiados realizado pelo Sincavidro em 2015 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de março. As aulas focaram iniciantes, mas também foram abertas a profissionais já atuantes no setor.

O treinamento apresentou conceitos sobre conduta profissional, novos produtos e tendências, especificações, projeto, medição, molas e ferragens. Além da teoria, o curso contou com aulas práticas sobre os procedimentos e cuidados que devem ser observados na montagem de boxes e janelas.

Fale com eles!

Amvid-MG — www.amvid.com.br

Sincavidro-RJ — www.sincavidro.com.br

Sincomavi-SP — www.sincomavi.org.br

Sindividros-RS — www.sindividrosrs.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters